Discussão:Palmarés oficial de clubes portugueses de futebol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Taça FPF e Taças Toyota[editar código-fonte]

A Taça FPF não é considerada oficial e as Taça Toyota (e não Taças Intercontinentais como erradamente lhes chamam) ganhas pelo FC Porto (e pelos outros clubes) não eram organizadas pela UEFA ou pela FIFA, por isso não eram competições oficiais.

Errado. A Taça Intercontinental era organizada pela UEFA e CONMEBOL. André do desporto (discussão) 19h09min de 12 de setembro de 2013 (UTC)[responder]
Mas tu lês o que eu escrevo? As que o FC Porto disputou eram organizadas pela Toyota daí a prova se chamar nessa altura Taça Toyota e não Taça Intercontinental. As que o SL Benfica disputou é que eram organizadas pela UEFA e CONMEBOL e se chamavam Taças Intercontinentais.
A Wikipédia não é nenhum FAQ, pergunta à FIFA ou UEFA ou a qualquer outra organização/associação/site por que é considerada oficial. André do desporto (discussão) 19h24min de 12 de setembro de 2013 (UTC)[responder]
A Wikipédia não é um FAQ? Pois, até porque duvido que muita gente tenha discutido este assunto! LOL O que tem piada é que a própria Wikipédia no artigo da Taça Intercontinental me dá razão. Eu fui ver ao site da FIFA e ela não considera a Taça Latina, a Taça das Cidades com Feiras, a Taça Ibérica, a Taça Mitropa e a Taça Intertoto antes de ser organizada pela UEFA como competições oficiais porque não foram organizadas por ela ou por uma das suas confederações mas considera uma prova organizada por japoneses (!) como oficial assim como a única edição da Taça das Taças (a primeira) que não foi organizada pela UEFA e que foi vencida pela Fiorentina devido a lóbi da Federação Italiana de Futebol (segundo a própria Wikipédia)... Enfim, coerências da FIFA... Por que não adicionas a Taça Ribeiro dos Reis a esta lista, visto que a adicionaste à do artigo dos títulos nacionais dos clubes portugueses de futebol? Se é para dizer coisas erradas ao menos sê coerente.

Taça Ribeiro dos Reis[editar código-fonte]

Por que falam na Taça Ribeiro dos Reis nesta página (https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_t%C3%ADtulos_nacionais_de_clubes_portugueses_de_futebol) se depois não a adicionam a esta lista?

Adicionei a Taça Ribeiro dos Reis.

Taças Toyota e títulos que aparecem na página do palmarés do Benfica e que não constam aqui[editar código-fonte]

O Porto ganhou duas Taças Toyota e não duas Taças Intercontinentais e como tal não contam como competições oficiais. Enquanto que as primeiras não foram organizadas pela FIFA ou por uma das suas confederações (critério que a mesma utiliza para considerar determinada competição como oficial) as segundas foram organizadas pela UEFA/CONMEBOL e por isso já contam. As Taças Mitropa, Taças Latinas (que juntamente com as Taças Mitropa estiveram na génese da Taça dos Clubes Campeões Europeus) e Taças das Cidades com Feiras (que estiveram na génese da Taça UEFA) não contam para a FIFA porque não foram organizadas pela UEFA, tal como as Taças Toyota não foram organizadas pela FIFA ou por uma das suas confederações.

Tens razão quando dizes que o Porto ganhou duas Taças Toyotas e não duas Taças Intercontinentais e que as primeiras eram organizadas pela Toyota e as segundas pela UEFA/CONMEBOL mas no entanto, sabe-se lá porquê, a FIFA conta com elas como competições oficias e não conta com as Taças Latinas (organizadas pelas Federações de Portugal, Espanha, França e Itália) e as Taças Ibéricas (organizadas pelas Federações de Portugal e de Espanha), o que é inacreditável. Já a primeira edição da Taça das Taças ganha pela Fiorentina foi organizada pelo Comité da Taça Mitropa e não pela UEFA e foi reconhecida como oficial dois anos mais tarde (1963) depois de a Federação Italiana ter feito lóbi sobre a UEFA, o que também é incrível.

Por que razão a maior parte dos títulos que aparecem nesta página (http://www.slbenfica.pt/Futebol/palmares.aspx) não aparecem nesta lista se fazem parte do palmarés do Benfica?

Penso que essa lista inclui títulos não oficiais.

Taça Império[editar código-fonte]

Por que razão a Taça Império que foi organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (ver aqui: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=A_Ta%C3%A7a_Imp%C3%A9rio) não é referida mas no entanto as competições mencionadas (suponho que o critério para considerar um título como oficial seja o facto de as competições ganhas terem sido organizadas pela Liga ou pela Federação) já são?

Adicionei a Taça Império.
Entretanto removeram-na. Enfim...

Taça Império e Taça Ribeiro dos Reis[editar código-fonte]

A Taça Império e a Taça Ribeiro dos Reis forma organizadas pela Federação (tal como algumas das competições aqui mencionadas) e no entanto não são mencionadas nesta lista nem pela comunicação social.

A FPF não considera esses títulos oficiais mas sim oficiosos, tal como as duas primeiras supertaças foram provas oficiosas.

Que grande confusão[editar código-fonte]

Em que é que ficamos? O site do Benfica diz que o clube é o mais titulado do país e faz a diferença entre títulos e troféus para além de falar em competições que não são mencionadas aqui.comentário não assinado de 85.245.78.151 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Edviges, André do desporto querem opinar? Vanthorn® 15h43min de 19 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Olá Vanthorn. Não há confusão nenhuma. Isso é apenas conversa de adeptos que querem ser melhores que os outros.. ;) A minha opinião (e não só minha obviamente) é que a Taça Latina, a Taça de Honra de Lisboa e a Taça Ibérica (como referido no site do Benfica.. logo muito e bastante suspeito) são competições não-oficiais, ou competições de pré-época (não reconhecidas pela UEFA). A taça Latina possivelmente não terá clubes escandinavos! Assim como a dita taça ibérica não terá clubes ingleses... Logo a UEFA não as reconhece nem tão pouco é a organizadora. A UEFA só reconhece as competições que ela organiza e que cada federação organiza internamente e profissionalmente. Essas outras taças são convites não-oficiais entre clubes. Se fossemos a juntar todas essas taças seriam às centenas as vitórias lol. O Sporting acho que ganhou a Taça Guadiana também!! lol Vamos ver a página oficial da Liga Portuguesa de Futebol que conta os troféus oficiais portugueses e internacionais: o Benfica conta com 74 títulos oficiais, o FC Porto conta também com 74 oficiais e o Sporting tem 45 oficiais no total. acho que não há enganos nenhuns, basta somar. E é simples. A Lista de títulos oficiais de clubes portugueses de futebol está correctíssima. Pode-se usar estas ligações como referencias. Cumprimentos.--Edviges (discussão) 16h08min de 19 de maio de 2015 (UTC)[responder]
Mas nesse caso as Taças Toyota que o Porto ganhou (a quem chamam erradamente Taças Intercontinentais) também não deviam contar visto que não foram organizadas pela UEFA mas sim pela Toyota como o nome indica (já as verdadeiras Intercontinentais foram organizadas pela UEFA e CONMEBOL) e se elas contam por que razão as Taças Latinas, Taças Ibéricas, Taças Mitropa, Taças das Cidades com Feiras, etc., não contam também? Não é por não ter clubes de determinadas regiões ou de determinados países que faz com que uma competição não seja oficial. Nesse caso a Champions também não seria oficial porque não há equipas de alguns países presentes. Por que razão no site da Liga aparecem determinadas competições e outras não? É por terem sido organizadas pela UEFA (com excepção da Taça Toyota), Liga e Federação? Nesse caso por que não contam com as Taças Ribeiro dos Reis e Taça Império que também forma organizadas pela Federação? Além disso o site que eu indiquei faz uma diferença entre títulos e troféus. Mesmo se esta lista estivesse correctíssima a lista dos títulos nacionais de clubes portugueses de futebol não estaria visto que conta com competições que não aparecem aqui sendo que esta é a soma dos títulos nacionais com os títulos internacionais. Além disso se a UEFA conta com as competições organizadas pelas Federações e Ligas por que razão não conta com a Taça Latina e Taça Ibérica, competições organizadas pelas Federações de Portugal, Espanha, França e Itália e de Portugal e Espanha, respectivamente? Na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus os clubes seleccionados não foram necessariamente os campeões nacionais mas sim os que na opinião do L'Équipe eram os mais representativos e prestigiados clubes da Europa. Foi por isto que o Sporting foi escolhido em vez do Benfica que era o campeão nacional. Será que isto devia fazer com que a competição deixasse de ser considerada oficial? Além disso a primeira edição da Taça das Taças não foi organizada pela UEFA mas devido ao facto de a Federação italiana ter feito lóbi sobre a mesma esta acabou por a reconhecer como oficial.comentário não assinado de 85.245.78.151 (discussão • contrib) Vanthorn® 16h59min de 19 de maio de 2015 (UTC)[responder]
Não é verdade. Essas equipas desses países estão presentes mas costumam ser eliminadas nas pré-eliminatórias ou no play-off (parece que para a maior parte das pessoas só se chama Liga dos Campeões a partir da fase de grupos mas tal não é verdade). Na Taça dos Clubes Campeões Europeus é que não participavam.
Eu não percebo do assunto mas gostaria de saber se esta lista como está se apresenta correcta. Vanthorn® 16h17min de 19 de maio de 2015 (UTC) Também devem-se evitar fontes primárias e utilizar sempre fontes secundárias fiáveis. Vanthorn® 16h23min de 19 de maio de 2015 (UTC)[responder]
As taças Intercontinentais eram organizadas pela UEFA e pela CONMEBOL.. De 1980 a 2004, a competição passou a ter um jogo único com o patrocínio da Toyota, que oferecia um outro troféu ao vencedor, a Toyota Cup. O vencedor recebia portanto a Taça Intercontinental e a Taça Toyota. Chegou a ter esse nome, Taça Toyota, por causa dos acordos comerciais entre a UEFA a CONMEBOL e a empresa. A fase final da Champions não tem todos os países presentes, obviamente, mas sim nas fases iniciais... Se quer incluir todas essas taças e tacinhas e etc... indiferente, terá é de retirar a palavra “oficiais” do titulo. A lista tal como está, está correctíssima. De resto idem o que escrevi em cima. Acabei a discussão por aqui. Isto está a cair nas clubites...--Edviges (discussão) 09h24min de 20 de maio de 2015 (UTC)[responder]
Nesse caso por que é que na própria Wikipédia é dito que a Taça Intercontinental passou a ser organizada pela Federação japonesa (e não pela Toyota como eu disse) com o nome Taça Toyota e ainda por cima mostram uma fonte da UEFA que prova isso mesmo? lol Se era organizada pela Federação japonesa e não pela Toyota por que raio mudou de nome para Taça Toyota? Mas se fores por aí a Taça dos Campeões Europeus e outras competições, mesmo contando com as fases preliminares, não chegaram a ter equipas de todos os países. Eu não quero incluir. O que eu quero saber é qual o critério para a FIFA/UEFA e o site da Liga contarem com determinadas competições e outras não. Qual é o sentido de a Taça Toyota, que aparentemente foi organizada pela Federação japonesa, contar e a Taça Latina (organizada pelas Federações de Portugal, Espanha, Itália e Espanha) e a Taça Ibérica (organizada pelas Federações de Portugal e Espanha) não contar? Está a cair por culpa tua que curiosamente não respondes ao que eu escrevi e não tens argumentos... Já agora, por que será que o site da Liga separa a Taça UEFA da Liga Europa ganhas pelo Porto mas já junta a Taça dos Campeões Europeus e a Champions que o mesmo clube ganhou? Além disso, por que raio o Porto está em primeiro e o Benfica em segundo quando deviam estar os dois em primeiro visto que têm o mesmo número de títulos (segundo essa lista)? E o Benfica devia aparecer primeiro que o Porto apesar de deverem estar ambos em primeiro lugar visto que ganhou um título mais recentemente que o mesmo.comentário não assinado de 85.245.78.151 (discussão • contrib) Vanthorn® 15h53min de 20 de maio de 2015 (UTC)[responder]
Faz todas essas perguntas às entidades competentes. Apenas entrei na discussão e já estou a ser insultado. ‘Clubites’.. gezz Fui...--Edviges (discussão) 08h34min de 21 de maio de 2015 (UTC)[responder]
Por acaso foste tu que começaste com os insultos e isso das clubites é apenas uma desculpa de quem não tem argumentos. Pergunta tu também às entidades competentes.

taça da FPF[editar código-fonte]

A Taça da Federação Portuguesa de Futebol apenas foi realizada uma vez. Não deve ter sido boa ideia. Não sei se isso pode ser considerado oficial e estar representada nesta lista. Apenas o SC Braga a ganhou e não está na lista da FPF como titulo oficial - aqui o Braga apenas ganhou três títulos oficiais ao contrário dos 4 descritos na lista. Cumprimentos.--Edviges (discussão) 11h14min de 2 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Esse não é o site da Federação mas sim o da Liga e acho estranho essa competição não aparecer lá quando foi organizada pela Federação mas a Taça de Portugal e a Supertaça já aparecerem quando foram também organizadas pela Federação. LOL Até os campeonatos da 2ª Divisão aparecem! Nesse caso deveríamos ter que reformular isto tudo (vão haver vários clubes que passam a liderar a tabela graças ao facto de terem vencido competições de divisões inferiores)! LOL
Tem razão. A competição está listada segundo os critérios do Zerozero, que o consideram oficial. Porém, o sítio da Liga Portuguesa é naturalmente mais credível, e portanto é justificável a remoção desta competição. André do desporto (discussão) 15h42min de 4 de junho de 2015 (UTC)[responder]
LOL Utilizavam o palmarés do Zerozero em vez do do site da Liga? LOL Até os campeonatos da 2ª Divisão aparecem! Nesse caso deveríamos ter que reformular isto tudo (vão haver vários clubes que passam a liderar a tabela graças ao facto de terem vencido competições de divisões inferiores)! LOL Por que é que nalguns casos utilizam referências com o site da Liga, no caso do Boavista utilizam uma com o próprio site e noutros não citam referências? Se não referem aqui a Taça FPF e as Taças Ribeiro dos Reis por que razão referem-nas aqui?
Já removi o conteúdo não oficial na outra página. André do desporto (discussão) 20h53min de 7 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Taça Latina[editar código-fonte]

Quantas vezes é preciso dizer que a Taça Latina não é considerada oficial, dito pela FIFA? André do desporto (discussão) 13h13min de 13 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Pois a FIFA apenas reconhece as provas por si organizadas, por isso não reconhece a Taça Latina, mas também não reconhece, por exemplo, a Taça Intercontinental (para a FIFA o primeiro campeão mundial foi o Corinthians em 2000). A Taça Latina é reconhecida pela IFFHS como se pode ver aqui [1], órgão máximo da história e estatística do futebol e entidade reconhecida pela FIFA. De qualquer modo nunca se apaga uma edição de milhares de bytes (mais de metade do centeúdo do artigo), incluindo dezenas de novas referências, só porque se discorda de uma única competição. Isso não é conflito editorial, é pretexto para a prática de vandalismo! Por favor não volte a fazer o mesmo senão terei de pedir a proteção do artigo e o seu bloqueio. Gonçalo Veiga (discussão) 12h11min de 13 de junho de 2015 (UTC)[responder]

De facto, a IFFHS é uma organização reconhecida pela FIFA, mas as duas entidades afirmam o contrário daquilo que se está a falar. Por um lado, a FIFA despreza completamente a Taça Latina, por outro, é a IFFHS quem a considerada como oficial (este conflito resulta do facto de não estarem completamente afiliados). Então em que é que ficamos? Acho que devíamos optar pela opção da FIFA, esse sim, o órgão máximo do futebol mundial, estatuto evidentemente acima do de "órgão máximo da história e estatística do futebol". Aliás, o argumento que se opõe ao reconhecimento da Taça assenta no facto de as leis do jogo em vigor na altura não terem sido aplicadas pela competição, como pode ver aqui. E sim, a FIFA reconhece a Taça Intercontinental como a competição que elegia o campeão mundial de futebol. André do desporto (discussão) 13h40min de 13 de junho de 2015 (UTC)[responder]

É simples: a IFFHS é a entidade oficial reconhecida pela FIFA para organizar a história e estatística do futebol mundial. Se ela considera oficial a Taça Latina uma enciclopédia não pode ignorar isso. De qualquer forma pode fazer-se referência no artigo à discordância existente (dizendo numa nota que a Taça Latina é não-oficial para a FIFA e oficial para a IFFHS). Gonçalo Veiga (discussão) 13h42min de 13 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Penso que esta discussão sobre os diversos títulos/troféus deveria ser centralizada, para que de uma vez por todas se acabe com estas discussões e se chegue a um consenso. E não deveria ser necessário relembrar para se deixarem as clubisses de lado, pois estas discussões só existem porque consoante o resultado, um clube fica mais acima ou mais abaixo, como se isso realmente importasse alguma coisa... A Taça Latina é um troféu internacional, no entanto como refere o artigo, organizado pelas federações nacionais e não organizado/chancelado/reconhecido por uma confederação ou pela FIFA, à semelhança da Taça Ibérica por exemplo ou a Taça Mitropa (até mais importante na Europa que a Taça Latina, e aquela que verdadeiramente inspirou a TCCE (aconselho leitura de "Noites Europeias")), e como tal não deve ser contabilizada como oficial, opinião partilhada por Gonçalo Veiga aqui.Rpo.castro (discussão) 17h51min de 14 de junho de 2015 (UTC)[responder]
Clara contradição por parte do Gonçalo Veiga, que numa discussão diz que a Taça Latina deve ser considerada oficial pois é reconhecida pela IFFHS, e noutra diz que as competições de âmbito regional (sendo a Taça Latina uma delas, pois apenas participavam Portugal, França, Espanha e Itália) não devem ser contabilizadas. André do desporto (discussão) 18h36min de 14 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Não existe qualquer contradição: os títulos regionais/distritais organizados pelas Associações Distritais apesar de oficiais não podem ser contabilizados em Lista de títulos nacionais de clubes portugueses de futebol (como o nome indica títulos nacionais não são regionais/distritais). Se a validade das posições da IFFHS dependesse das posições da FIFA então a IFFHS não serviria para nada, e a IFFHS é só o órgão oficial a nível mundial sobre toda a história e estatística do futebol, agindo com independência face a FIFA, UEFA, CONMEBOL, etc. Todos os títulos reconhecidos pela IFFHS são pois oficiais. O que há a fazer e já foi feito no artigo é uma nota acerca da divergência entre IFFHS e FIFA, pois uma enciclopédia não pode tomar parte por nenhuma das duas instituições. Gonçalo Veiga (discussão) 20h12min de 14 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Só mais dois argumentos de facto:

  • Na época 1949-50 a Taça de Portugal foi cancelada devido à realização da Taça Latina no Estádio Nacional (Jamor). Alguém compreende que uma prova oficial fosse cancelada devido à organização de uma prova não-oficial?
  • Na época 1952-53 o Sporting desiste da participação na Taça de Portugal para melhor preparar a participação na Taça Latina. Alguém compreende que um clube desistisse de uma prova oficial para melhor preparar a participação numa prova não-oficial? Gonçalo Veiga (discussão) 20h36min de 14 de junho de 2015 (UTC)[responder]
Curioso é que quando se colocou esta dúvida, a FIFA foi a única a pronunciar-se acerca da oficialidade da competição. André do desporto (discussão) 09h03min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]
A FIFA não reconhece. Onde é que a IFFHS reconhece a Taça Latina? Essa referência deve ser acrescentada no artigo. A única referência que vejo, foi a contabilização feita para eleger o clube do século, sendo que antes da TCCE não exisitiam competições europeias oficiais e foram contabilizados os torneios mais importantes e abrangentes. Obviamente que na altura eram troféus prestigiantes. Como eram os campeonatos regionais antes da Primeira Liga. Por os clubes terem passado a desprezar os regionais, estes passaram a não oficiais? Isto é caso de clubite aguda. Se uma federação pode criar Troféus Internacionais Oficiais, quaisquer taças promovidas por uma federação menor, passa a ter o mesmo valor que uma Liga dos Campeões. Inclua-se então a Taça Ibérica. E por exemplo no fustal, que se incluam também as Taças Latinas e as Taça Ibéricas (estas já não são oficiais por beneficiarem outro clube...)Rpo.castro (discussão) 10h04min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Na fonte está dito que a IFFHS reconhece e contabiliza os campeões da Taça Latina, Taça Mitropa e da Taça das Feiras a par dos campeões da Taça dos Campeões, Taça das Taças, Taça UEFA e Supertaça Europeia. Está claro o reconhecimento da Taça Latina pela IFFHS, pelo que esta é oficial pelo menos para esta entidade.

Os campeonatos regionais são oficiais, não foram é organizados pela FPF mas pelas Associações Distritais (AF Lisboa, AF Porto, etc.) e nunca poderiam caber no artigo Lista de títulos nacionais de clubes portugueses de futebol, pois têm carácter distrital e não nacional. Num hipotético artigo Lista de títulos portugueses de clubes portugueses de futebol já caberiam os campeonatos regionais e as Taças de Honra, pois são oficiais. Gonçalo Veiga (discussão) 14h46min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Falando de futsal, então o Futsal European Clubs Championship disputado de 1984-2001 não conta para nada só porque na época 2000-01 a UEFA decidiu organizar a UEFA Futsal Cup que substituiu aquela competição?! Então se a UEFA nunca organizasse a UEFA Futsal Cup nunca haveria campeões europeus de futsal?! Por favor, o futsal na Europa não nasceu em 2000-01 por decreto da UEFA. Não é o facto da UEFA ter assumido a organização de uma prova que invalida os anteriores campeões. Todos os vencedores do Futsal European Clubs Championship e da UEFA Futsal Cup são campeões europeus de futsal. Gonçalo Veiga (discussão) 14h46min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Reverti para a anterior edição (apoiada por mim e pelo Rpo.castro), com pequenas alterações (que citem a Taça Latina!). Espero que este novo modelo (mais aberto) não cause conflitos! André do desporto (discussão) 15h56min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Apagou também a secção sobre história e inúmeras referências sobre todos os clubes. Isso está errado e não é nenhum conflito editorial, é vandalizar um artigo... E lamento mas o nome do artigo é Lista de títulos oficiais de clubes portugueses de futebol e não Lista de títulos reconhecidos pela FIFA de clubes portugueses de futebol Eu tenho uma fonte em que a IFFHS contabiliza e portanto reconhece a Taça Latina entre as competições europeias (tal como a Taça Mitropa e a Taça das Feiras que também não são reconhecidas pela FIFA). Quem achar que a IFFHS afinal não reconhece a Taça Latina tem de apresentar uma outra fonte da IFFHS nesse sentido. Até lá peço que não apaguem informação com fontes. Gonçalo Veiga (discussão) 19h59min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

A fonta da IFFHS diz que foram contabilizados essas competições para a eleição do clube do século! Apenas para essa lista emitida naquele momento. Faz questão de frisar que para o ranking mensal da IFFHS são contabilizadas outras competições, não fala em reconhecer ou deixar de reconhecer. Então se a FIFA/UEFA não inventaram futebol, temos de contabilizar campeões europeus desde final século XIX quando se jogava futebol de forma organizada em Inglaterra. Mas como antes já se praticava futebol, temos de ir inventar campeões a europeus a essa altura. Querem contabilizar a Taça Latina? Façam uma com competições oficiais a sério, e outras que o são quando dão jeito.Rpo.castro (discussão) 18h29min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Fiz a reposição da história e referências indevidamente apagadas e coloquei a nota de rodapé de forma mais visível. Acho que agora fica claro que a Taça Latina só é reconhecida pela IFFHS e não pela FIFA. Gonçalo Veiga (discussão) 21h07min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Quanto à Taça Império ganha pelo Sporting parece ter sido organizada pela FPF e não pelo Governo tanto que era suposto a prova continuar a ser disputada anualmente nas épocas seguintes a 1944, mas não consigo encontrar fonte idónea (blogs sportinguistas não contam) sobre isso. Quando conseguir adicionarei a conquista em Lista de títulos nacionais de clubes portugueses de futebol. Gonçalo Veiga (discussão) 21h10min de 15 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Retiro o que disse, o Rpo.castro tem razão, a contabilização da Taça Latina foi feita apenas para eleger o clube do século, não foi para anunciar o clube com mais títulos. Reverti as edições (mantendo o texto), pois não chegámos a um consenso e portanto devemos manter a edição anterior, apoiada por dois editores. André do desporto (discussão) 10h18min de 16 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Prove isso com uma fonte. Gonçalo Veiga (discussão) 13h07min de 16 de junho de 2015 (UTC)[responder]

É o mesmo texto que incluiste como fonte em que supostamente a IFFHS reconhece a Taça Latina, mas na verdade não diz nada disso.Rpo.castro (discussão) 13h18min de 16 de junho de 2015 (UTC)[responder]

A fonte é clara [2], para a IFFHS a Taça Latina é tão oficial como as outras competições, por isso contabilizou-a ao lado das outras provas europeias. Gonçalo Veiga (discussão) 13h57min de 16 de junho de 2015 (UTC)[responder]

A fonte não é clara e não fala nada sobre o reconhecimento da competição... André do desporto (discussão) 15h22min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Ó André por favor, então listar e valorar duas provas (Taça Latina e Taça Mitropa) juntamente com todas as restantes (Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça das Taças Taça das Cidades com Feira, etc.) não é o reconhecimento de que para a IFFHS a Taça Latina e a Taça Mitropa são competições oficiais ao nível das demais listadas então não sei o que será reconhecimento. Então por esse princípio já agora apresente uma fonte em que a FIFA de forma expressa e oficial negue o reconhecimento à Taça Latina e Taça Mitropa, já que notícias de um jornal a dizer que contactou secretarias da FIFA isso não é uma fonte da FIFA. Gonçalo Veiga (discussão) 15h35min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Existe uma disputa de conteúdo que tem vindo a decorrer desde o início do mês. A página foi protegida na versão estável anterior, de 5 de maio de 2015, conforme ditam as regras de proteção. Aparentemente, o que está em disputa é se a "Taça Latina" constitui ou não uma competição oficial para ser incluída nesta lista. Por favor, cheguem a um consenso sobre esta questão com base em fontes fidedignas. Quintal 14h53min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

É impossível atingir um consenso com um usuário que apenas edita em benefício do seu clube, e limita-se a dizer que o conteúdo "possui fontes que comprovam o que é dito", quando simplesmente não é verdade! André do desporto (discussão) 15h22min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Eu estou sempre disponível para tentar atingir o consenso. Peço apenas boa-fé a todos. Gonçalo Veiga (discussão) 15h27min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Boa-fé é o que não me falta. Apenas reverto as suas edições porque o conteúdo que colocou não está devidamente referenciado (sim, está referenciado, eu sei, mas está incorretamente). André do desporto (discussão) 15h28min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Sim mas já deve ter percebido que não vai conseguir reverter para sempre, portanto mais vale chegar a um consenso sobre como incluir a Taça Latina no artigo. Tem de ser incluída de forma consensual a todos. Gonçalo Veiga (discussão) 15h38min de 18 de junho de 2015 (UTC)[responder]

"Sim mas já deve ter percebido que não vai conseguir reverter para sempre, portanto mais vale chegar a um consenso sobre como incluir" Ou seja, se o resultado do consenso não for incluir, Gonçalo irá continuando a editar para sempre até que todos se cansem. Isto sim é boa fé! Dá para discutir algo com pessoas assim?Rpo.castro (discussão) 15h50min de 19 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Novas provas a incluir[editar código-fonte]

Além da Taça Latina, acho que faltam na tabela a Taça Ribeiro dos Reis e a Taça Federação Portuguesa de Futebol, competições oficiais organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. Gonçalo Veiga (discussão) 01h52min de 7 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Voltando ao seu argumento, onde está a fonte que diz que todas as competições organizadas pela Federação são, por definição, oficiais? André do desporto (discussão) 19h07min de 7 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Há inúmeras fontes, pois essa é a definição básica do carácter oficial de uma competição de futebol em Portugal: ser organizada pela Federação, por uma das Associações suas filiadas ou pela Liga, que também é sua filiada. Mas indico apenas uma fonte: "História do Futebol Português", Vol. 1, de Ricardo Serrado e Pedro Serra, edição especial no Centenário da FPF. Gonçalo Veiga (discussão) 21h19min de 7 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Talvez o André tenha confundido o que é afinal uma prova ser considerada oficial. O CNS (campeonato nacional de séniores) e todas as provas distritais (campeonatos distritais, taças e supertaças distritais) são provas oficiais de futebol sénior. E até as provas do futebol de formação são provas oficiais se forem organizadas pela Federação, ex. campeonato nacional de juniores, juvenis, etc. São tudo provas oficiais! Não confundir provas oficiais (todas as provas organizadas pela Federação, Liga ou Associações de Futebol) com provas da 1ª categoria (onde só se incluem as provas em que participem equipas principais dos clubes da I Liga). Gonçalo Veiga (discussão) 21h31min de 7 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Também a Taça Império (conquistada pelo Sporting na sua única edição em 1943-44 aquando da inauguração do estádio Nacional) deve ser incluída neste artigo pois é oficial, tendo sido instituída pela Federação para ser disputada anualmente pelo campeão e pelo vencedor da Taça de Portugal (sendo assim antecessora da Supertaça), tendo contudo sido cancelada. A Taça Império é oficial, o mesmo não sucedendo com a Taça Estádio, troféu exclusivo da inauguração da Estádio Nacional e não instituído pela Federação mas antes oferecido pelo Governo. Fonte: "História do Futebol Português", Vol. 1, Ricardo Serrado e Pedro Serra, edição especial no Centenário da FPF. Gonçalo Veiga (discussão) 06h17min de 14 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Ninguém fala nessas competições apesar de algumas terem sido organizadas pela Federação portuguesa e por outras federações. O próprio site da UEFA disse que o Benfica ao vencer a Taça da Liga ultrapassou o Porto em troféus, o que só prova que a Taça FPF, a Taça Império, a Taça Ribeiro dos Reis, a Taça Latina e a Taça Ibérica não são contabilizadas (tanto pela UEFA, FIFA, site da Liga e comunicação social). O Porto quando venceu a Taça Toyota recebeu 2 troféus: a Taça Intercontinental e a Taça Toyota.comentário não assinado de 85.243.159.116 (discussão • contrib) (data/hora não informada)
É preciso dizer mais alguma coisa? André do desporto (discussão) 13h54min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Isso digo eu.comentário não assinado de 85.243.159.95 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Títulos não referidos[editar código-fonte]

Se indicam o site da Liga como referência por que não falam nos títulos de divisões inferiores ganhos pelos clubes referidos no mesmo?comentário não assinado de 85.243.159.116 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Taça Toyota não devia ser considerada oficial[editar código-fonte]

Se a Taça Toyota ganha pelo Porto duas vezes (e ainda por outros clubes) que a comunicação social portuguesa e os adeptos do futebol português em geral confundem com a Taça Intercontinental (que foi disputada por 2 vezes pelo Benfica e que era organizada pela UEFA e CONMEBOL) foi organizada pela Federação Japonesa (como diz a página portuguesa da Taça Intercontinental da própria Wikipédia citando o site da própria UEFA) como é que é considerada oficial se não foi organizada pela UEFA? E neste caso por que é que a Taça Latina que foi organizada pelas Federações de Portugal, Espanha, França e Itália, a Taça Ibérica que foi organizada pelas Federações de Portugal e Espanha e as Taças Império, FPF e Ribeiro dos Reis que foram organizadas pela Federação de Portugal não são consideradas oficiais?comentário não assinado de 85.243.159.95 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Só uma pergunta, existe um motivo para a Taça Ribeiro do Reis estar junto com as competições não oficiais? Pelo o que eu vi, ele foi um torneio organizado pela confederação Portuguesa

Taça Ibérica[editar código-fonte]

Se a Taça Ibérica for considerava válida para esta lista (tenho dúvidas, poderá passar a ter um carácter mais formal como desejado pelo presidente da Liga mas até ao momento não vejo difeernça para um torneio internacional de pré-época como o do Guadiana só para dar exemplo) então devem ser listados todos os vencedores e não apenas 1 deles.Rpo.castro (discussão) 13h51min de 13 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]

@Rpo.castro: A Taça Ibérica teve apenas uma edição oficial, formalmente organizada pelas Federações de ambos os países e tendo o troféu sido disponibilizado pela FPF (na prática foi um troféu igual à supertaça portuguesa com uma inscrição "taça ibérica"). Era para ser uma taça anual como a Taça Ibérica de rugby, mas não teve continuidade. As outras edições foram jogos particulares e já não foram organizadas pelas Federações. E até havia mais competições oficiais, como a Taça de Honra mas que por não ser de nível nacional não cabe nesta lista. Dux Æ 22h45min de 13 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]
@Dux Praxis: Nem o artigo da taça nem este referem isso (e respectivas fontes que o suportem). Fazendo um pouco de pesquisa, a de 2019 foi organizada pelas Ligas de Portugal e Espanha (portanto oficial), a de 2005 foi também reconhecida pelas respectivas federações exemplo, e a de 1983 será também oficial (apesar de para já ter encontrado apenas fontes não confiáveis, que na maioria confirmam também o caracter oficial da edição de 2005). Portanto por essa lógica há que listar esse 3 vencedores, após correção da informação dos artigos.Rpo.castro (discussão) 23h51min de 13 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]
@Rpo.castro: Quanto à edição de 2005 os clubes até podem ter pedido mas nunca vi qualquer referência à aceitação das federações para serem elas a organizarem novamente a taça ibérica. Pelo contrário as fontes disponíveis indicam que se tratou de um convite do Betis que o V. Setúbal aceitou. Nem fazia muito sentido, a taça ibérica era para ser uma taça entre campeões nacionais, não entre vencedores de taças nacionais. Quanto às edições organizadas ou patrocinadas pelas Ligas aí nem se coloca a questão porque as Ligas apenas podem organizar jogos oficiais no âmbito das competições que lhe tenham sido delegadas pelas Federações, quaisquer outros jogos que organizem serão sempre particulares. Pela informação disponível a única edição oficial é mesmo a de 1983 porque foi a única formalmente organizada pelas duas Federações. Dux Æ 02h33min de 14 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]
Limito-me à informação (e fontes) disponíveis nos artigos da wikipédia. Além disso o que a Taça Ibérica era suposto ser ou não é muito discutível assim como considerar a edição de 2019 não oficial. De qualquer forma volto a salientar, tudo o que está descrito nesta página de discussão deve ser comprovado e incluindo nos respectivos artigos ou a informação poderá ser contestada.Rpo.castro (discussão) 10h09min de 14 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]
Segundo os artigos 27º e 28º do regime jurídico das federações desportivas as ligas profissionais organizam competições por delegação da respectiva federação e têm de celebrar um contrato entre ambas para regular essa delegação. Segundo o artigo 3º do contrato entre FPF e LPFP as competições que a Liga pode oficialmente organizar são: I Liga, II Liga e Taça da Liga. Quaisquer outros jogos organizados ou patrocinados não são oficiais. Quanto à edição de 1983 organizada pela FPF há muitas referências disponíveis, desde o Relatório de Atividades e Contas da FPF de 1983–84, fotos do 2.º jogo com a entrega do troféu pelo então Presidente da FPF Antero da Silva Resende, e até temos no Commons fotos do próprio troféu onde se pode ver que é um troféu idêntico ao antigo troféu da supertaça com a inscrição "Campeão Ibérico 1983". Dux Æ 20h19min de 14 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]

Taça Intercontinental[editar código-fonte]

A FIFA já reconheceu oficialmente as 2 Taças Intercontinentais conquistadas pelo F. C. do Porto em 1987 e 2004. Desta forma a FIFA reconhece que o F. C. do Porto foi Campeão Mundial de clubes nesses dois anos, ao contrário do que é referido neste artigo. A Toyota era o sponsor oficial da prova.

FIFA oficializa títulos mundiais dos dragões (dn.pt) 2001:818:DBEB:C200:749F:79A1:A80D:B5B0 (discussão) 11h14min de 15 de fevereiro de 2023 (UTC)[responder]

A Taça Intercontinental já consta da tabela. Dux Æ 13h14min de 22 de fevereiro de 2023 (UTC)[responder]