Discussão:Papa Clemente XIII

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 7 janeiro de 2804:1B2:6040:90AE:A02F:31D:3525:1F92 no tópico Texto e afirmação incorretos

Texto e afirmação incorretos[editar código-fonte]

Ecumenismo

"Clemente XIII apoiou os planos de reunir a Igreja Católica, com antigos ramos católicos que se separaram de Roma em 1724 sobre a questão da autoridade papal, bem como com os protestantes. Isso fez pouco progresso, uma vez que Clemente se recusou a comprometer a doutrina com os protestantes ou a autoridade papal com os antigos católicos.

Em apoio a essa política, ele reconheceu os hanoverianos como reis da Grã-Bretanha, apesar da residência de longo prazo de Roma para com a Casa Católica de Stuart. Quando Jaime Francisco Eduardo Stuart, também conhecido como James III, morreu em 1766, Clement se recusou a reconhecer seu filho Carlos Eduardo Stuart como Carlos III, apesar das objeções de seu irmão, o cardeal Henrique Benedito Stuart."

Peço desculpas, mas há um equívoco em sua afirmação. Clemente XIII, nascido Carlo della Torre Rezzonico, foi o Papa da Igreja Católica Romana de 1758 a 1769. Não há evidências históricas de que ele tenha apoiado ativamente os planos de reunir a Igreja Católica com ramos católicos que se separaram de Roma em 1724 ou com os protestantes. Na verdade, Clemente XIII foi um Papa bastante conservador em termos de doutrina e não comprometeu as posições da Igreja Católica com outros grupos religiosos.

Quanto à questão dos monarcas britânicos, Clemente XIII não reconheceu explicitamente os hanoverianos como reis da Grã-Bretanha durante seu papado. Na verdade, durante o seu pontificado, a relação entre a Igreja Católica e a coroa britânica continuou a ser tensa, com as leis penais anti-católicas em vigor na Grã-Bretanha.

Se possivel, reformular ou apagar o texto selecionado. 2804:1B2:6040:90AE:A02F:31D:3525:1F92 (discussão) 14h31min de 7 de janeiro de 2024 (UTC)Responder