Discussão:Poligamia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mas bigamia e poligamia não são conceito um pouco diferentes? Cada um não deveria ter seu próprio artigo e depois serem linkados?

O conceito é o mesmo. Bigamia é uma forma de poligamia limitada a 2 consortes.
Este artigo contém opiniões/informações muito longe do ponto de vista neutro que deveria ser adotado. Os autores parecem ter pontos de vista extremamente contra a poligamia, e o artigo contém trechos discriminatórios e ofensivos.

Pologamia é o termo mais correcto pois é hiperónimo e significa matrimónio com mais de uma pessoa.

Existe poligamia dentro dos templos mórmons? Embora a poligamia fora extinta há muito tempo dentro da igreja SUD, existem atualmente selamentos matrimoniais entre vivos e mortos, com pessoas vivas representando as já falecidas. Por exemplo, se um homem fica viúvo, ele pode casar-se ou selar-se no templo mórmon com outra esposa viva, ficando comprometido num futuro (reino celestial para os mórmons) com as duas esposas. Assim sucessivamente, podendo acumular várias esposas, tornando-se um polígamo no reino celestial mórmon.--Vladi.pescador (discussão) 11h03min de 21 de abril de 2009 (UTC)vladi.pescador--Vladi.pescador (discussão) 11h03min de 21 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Acho que seria interessante que alguém, com mais tempo do que eu, complementasse a parte sobre "poligamia na Bíblia" (ali quando fala-se de Jacó e suas esposas) de que, apesar de certo costume entre os judeus, no VT, de possuirem mais de uma mulher (citar Salomão e suas 700 esposas mais 300 concumbinas seria interessante), após a vinda de Cristo tal prática passou a praticamente ser abolida da Igreja, uma vez que ficou mais claro aos cristãos de que, apesar de que poligamia nunca ter sido considerada crime (pecado) por Deus (ao menos nunca li isto no VT e nem no NT), não era esta a Sua vontade principal; antes, o desejo de Deus para os cristãos é o de um homem para uma mulher e, sendo esta a vontade perfeita de Deus, e sendo que todo cristão, a princípio, deveria seguir a Sua vontade, a poligamia foi praticamente abolida na tradiçião cristã, mantendo-se apenas nos casos onde uma família poligâmica se convertia, não tendo que o homem mandar embora as suas esposas ficando apenas uma delas. Evidenciar isto nas regras de Paulo na carta a Tito sobre como deveria ser a vida dos diáconos e presbíteros que, como exemplo na igreja, não poderiam ser poligâmicos.


Momergil (discussão) 13h45min de 7 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Os mórmons foram polígamos[editar código-fonte]

Até 1890 os mórmons dos EUA praticavam a poligamia. Devido a uma lei federal aboliram tal prática. --Vladi.pescador (discussão) 00h23min de 9 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]