Discussão:Princípio contábil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ver definições de Patrimônio, Bem, Direito, Obrigações, Ativo e Passivo.

Importa saber antes de fazer asneira[editar código-fonte]

Eu nem vou discutir parvoíces, como a que foi feita pelo usuário Vilarinho, pois a verdade é que a rédito e custo são as definições actualmente usadas e não despesa e receita. Isto tanto em Português como em Brasileiro.

Em Portugal também se usava a definição de despesa e receita, só que essas definições foram abandonas por não preencher os critérios de reconhecimento. Se calhar o caso mais evidente é o do Custo que é muito diferente de despesa. Custo pode ser por exemplo Capex. Custo é um investimento. Despesa não. Despesa é uma despesa e é afundada como despesa.

A falência da Enron, por exemplo, deu-se devido a fraude de a gestão contabilizar despesas como custos. Portanto, aquilo que devia ser afundado como despesa, estava a ser tomado como custo de investimento.

Eu acho que quando um usuário não percebe nada do assunto, deve-se abster de fazer este tipo de reversões. Pois não só apagou os links, como corrigiu uma coisa certa para erro.

A alteração por acaso não foi feita por mim mas sim por outro usuário. Mas só não fui eu, apenas porque não reparei, senão eu teria feito isso também. Neste momento não corrijo novamente, para não me indispor com ninguém, pois o mais certo era esse usuário vir chatear.

A diferença entre rédito e receitas:

Quando se produz um bem podemos afirmar que temos um activo (se quisermos), sendo que isso representa a geração de valor. Tal implica que seja possível quantificar, mesurar e tranacionar (criterio de reconhecimento de rédito - ver P. 50 para frente do SNC)

Já quando vendemos adquirimos o direito a receber por essa venda. Tal direito a receber representa um rédito .

A lei brasileira (6.404/76 e posteriores) não fala em rédito mas em receitas operacionais e receitas não operacionais. O conceito é conhecido no âmbito da Ciência Contábil, mas na prática poucos sabem. Alguns até confundem rédito com crédito, o que não tem nada a ver. --Arthemius x (discussão) 13h10min de 6 de março de 2009 (UTC)

gostaria de saber como eu faço para saber o autor deste documento

2020- Tudo deve ser modificado a pagina esta completamente defasada[editar código-fonte]

A ultima edição na pagina aconteceu a quase 10 anos, quando a lei 11.638 era recente e a harmonização das normas contábeis ainda estava no inicio, tudo deve ser modificado tendo como parâmetro os CPCs e as IFRSs