Discussão:Revisionismo histórico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O revisionismo histórico " é um estudo investigativo da história, que pretende promover a reinterpretação da história segundo a coerência cientifica dos fatos e não o ponto de vista das nações vencedoras . De uso acadêmico e legítimo essa investigação, se vale de todos os meios tecnológicos que tenta prover de fundamentos científicos os mitos e incoerências da história. Seu uso acadêmico quando se ocupa a reinterpretar alguns trechos históricos, devido ao surgimento de novos dados, ou novas análises mais precisas ou com o cruzamento de dados já conhecidos, podem e são usados como arma política e como todos os fatos históricos nas bibliotecas estão submissos a censura prévia do estado, é comum as nações vencedoras não incentivar estas pesquisas porque a propria compilação dos fatos com utilização do método científico podem ser contrários aos interesses dela. Dessa forma, muitas vezes é preferivel deixar que as pessoas acreditem num paradoxo (ex; Arquimedes que construiu uma grande lente para incendiar a esquadra romana) do que admitir outra explicação que de significado a ação, Muitas vezes o revisionismo é acusado indevidamente de manipular a História quando na verdade são os interesses politicos que manipulam esses estudos. O revisionismo que é a investigação cientifica da história pode ser subdividos em várias seções e em paralelo com a propria hitória. (Depois termino) Wilson Simão (discussão) 01h56min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

E cadê suas fontes? Giro720 (discussão) 02h32min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

Olá Giro, voce ainda não me explicou porque esse artigo esta tão vazio, e agora fontes? Posso citar por exemplo a propria wikipedia inglesa ou francesa que tratam de diversos tipos de revisionismo e não somente o polemico que andou confinado sem vandalismos e motivos o que já pode ser usado como outra fonte. abraços. Wilson Simão (discussão) 03h00min de 28 de Novembro de 2007 (UTC) -revisão com algumas citações, depois termino- O revisionismo histórico é o estudo e reinterpretação da história. Segundo, o criador do positivismo Auguste Conte, ahistória é uma disciplina fundamentalmente ambígua portanto passível de várias interpretações. Embora seja de interesse acadêmico e legítimo, essas pesquisas por usar ferramentas além da censura, são muito limitadas nas univesidades de origem, por envolver interesses políticos que nem sempre estão dispostos a testemunhar contra si próprios. Por isso, seu uso acadêmico fica restrito a reinterpretação de trechos históricos devido ao surgimento de novos dados, ou novas análises mais precisas ou eventualmente de dados já conhecidos que não foram considerados. Portanto, seu uso pejorativo é aplicado, quando essa correção pode ser usada como arma, para fins políticos. Desse modo, com ou sem a utilização do método científico e revisão por pares, o revisionismo em muitas nações é considerado prática ilegal e pseudocientífica (veja, por exemplo, o negacionismo).

Revisão atual.

O revisionismo histórico é o estudo e reinterpretação da história. Segundo, o criador do positivismo Auguste Conte, ahistória é uma disciplina fundamentalmente ambígua portanto passível de várias interpretações. Embora seja de interesse acadêmico e legítimo, essas pesquisas por usar ferramentas além da censura, são muito limitadas nas universidades de origem, por envolver interesses políticos que nem sempre estão dispostos a testemunhar contra si próprios, desse modo criou-se uma doutrina em torno do assunto que torna impraticável o bom uso dessa disciplina e apenas alguns poucos paises consideram o revisionismo histórico um estudo serio. (ver ao lado) Por isso, seu uso acadêmico fica restrito dentro das universidades a reinterpretação de trechos históricos devido ao surgimento de novos dados, ou novas análises mais precisas ou eventualmente de dados já conhecidos que não foram considerados enquanto que autonomamente, quando esses resultados são publicações de colaboradores independentes, são considerados oriundos de práticas pseudocientifica, mesmo que a investigação seja retirado de fatos constantes nos arquivos secretos, muito comuns nas nações que atravessaram golpes militares. Desse modo, com ou sem a utilização do método científico e revisão por pares, o revisionismo em muitas nações é considerado prática ilegal e pseudocientífica veja, o exemplo, da expressão negacionismo) cunhada para diminuir a seriedade do estudo. Portanto, esse uso pejorativo é aplicado, quando essa correção histórica, pode ser usada para fins políticos o que inevitavelmente sempre será uma boa arma.