Discussão:Risorgimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ex-artigo destacado Risorgimento é um artigo anteriormente destacado. Por favor veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Justificando alterações[editar código-fonte]

Pessoal, sei que este é o artigo em destaque da semana, mas resolvi meter minha colher em duas coisinhas: creio que havia dois errinhos de ortographia (Grão-Ducado em vez de Gran Ducado e um acento grave sobrando) e um link (para o artigo Guelfo) que eu julguei que estava muito comprido. Não sei se há uma política consensual a respeito, mas acredito que por questões de estilo deve-se ser mais criterioso ao decidir que partes de um artigo linkar (especificamente, preferi algo como "os políticos medievais que pretendiam isso isso e aquilo" a "os políticos medievais que pretendiam isso isso e aquilo"). Amorim Parga 02:52, 11 Agosto 2005 (UTC)

Erros[editar código-fonte]

  • Retirei parte da Legenda em: "Península Itálica após o Congresso de Viena (1814-1815). Este congresso dividiu a Itália em sete regiões..." O Congresso de Viena foi mais complexo que "dividir a Itália em sete regiões". E o texto citava apenas quatro...
  • Outras legendas estavam muito grandes com links irrelevantes ao contexto do artigo, como: "primogênito", "político", "genovês", etc.

Pedrassani (discussão) 02h10min de 15 de Setembro de 2008 (UTC)

A língua não era um elemento aglutinador[editar código-fonte]

Quando foi concluída a reunificação da Itália, apenas cerca de 2% dos italianos realmente falavam o idioma de Dante. Foi só com o ensino da língua no sistema educacional e, em alguns casos, com a supressão ativa dos idiomas locais é que o italiano como é conhecido hoje tornou-se uma língua falada em todo o país.