Discussão:Roberto Leal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O cantor Reoberto Leal foi o cantor que mais divulgou Portugal no Brasil. Poderia receber uma biografia mais ampla. Hinkel 20:28, 21 Nov 2004 (UTC)

artigo muito pobre para quem foi o maior divulgador da cultura portuguesa no Brasil, atualmente.
É pena que Roberto Leal seja o maior divulgador da cultura portuguesa. Roberto Leal não é representativo da cultura portuguesa. A maioria dos portugueses urbanos com menos de 40 anos não se revê em Roberto Leal. --JoaoMiranda 21:13, 21 Nov 2004 (UTC)
Não importa a idade. Se fosse assim Pedro Alvares Cabral seria um desconhecido. Pena que voce não considere representativo o referido cantor, que talvez não seja do seu gosto musical, o que não lhe retira como um dos maiores divulgadores da cultura portuguesa no Brasil. Voce provalmente não é portugues ou desconhece a divulgação da cultura portuguesa no Brasil. Este projeto não foi criado somente para quem tem menos de 40 anos. Pense antes de dizer bobagens. Meu tempo é precioso para perder tempo respondendo idéias de alguem que não conhece cambios interculturais. Tenho certeza que a tua opinião é isolada, não é da maioria dos portugueses e brasileiros. Hinkel 21:39, 21 Nov 2004 (UTC)
Eu não dei uma opinião. Constatei um facto que dificilmente será desmentido por qualquer português culto: Roberto Leal não é considerado em Portugal como um artista representativo da cultura portuguesa. Se ele é visto no Brasil como representativo da cultura portuguesa isso é muito mau. Só serve para reforçar a imagem deturpada que os brasileiros têm de Portugal que se reflecte nas anedotas do Manuel da padaria. --JoaoMiranda 22:19, 21 Nov 2004 (UTC)
Este é um preconceito cultural. Roberto Leal não tem nada a haver com piada de portugues de padaria. Provalmente no seu pais Roberto Leal não seja considerado como cult. Entretanto, queiras ou não, no bom sentido, depois de Pedro Álvares Cabral, é o portugues mais conhecido no Brasil. Portanto, respeite-o. A pouco enviei uma mensagem para o Manuel Anastacio dizendo que não aceito qualquer tipo de discriminação cultural, tal como voce está a colocar. Se voce fosse culto respeitaria cultura popular, que é tão e quanto importante a cultura de elite que voce tenta propagar. Esta wiki não está sendo projetadas apenas para elites culturais ( da qual voce acha que participa ), mas para todas as manifestações culturais. Na minha opinião, talvez não seja do amigo cult, a manifestação cultural de um povo é a sua alma. Hinkel 22:42, 21 Nov 2004 (UTC)


Caro Hinkel,
Na Wikipedia respeita-se o princípio da imparcialidade. Ninguém está a defender que Roberto Leal não deve ter um artigo ou que a cultura popular não deve estar representada. Mas factos são factos. Roberto Leal não representa correctamente a cultura portuguesa, nem a erudita, nem a popular. Roberto Leal deve ter o seu artigo como todos os artistas com o mínimo de impacto, mas ele não pode ser considerado representativo. --JoaoMiranda 23:10, 21 Nov 2004 (UTC)

Não discuto os méritos artísticos do trabalho de Roberto Leal. Como estou além dos quarenta, lembro-me de que fez, de facto, muito sucesso no Brasil dos anos 70. Gostando-se ou não dele, tinha-se de cantar, a sério ou por piada, "ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita". Vendeu milhares de discos, fazia sucesso nos programas de auditório e - cá entre nós - era muito simpático.

Minhas preferências, no que respeita à música portuguesa, estão, é certo, muito mais para Madredeus... E, para sempre, Amália Rodrigues! Mas respeito muito qualquer pessoa pelo seu trabalho. E Leal é um verdadeiro trabalhador. Colocá-lo no topo das referências portuguesas no Brasil, porém, é mais que um exagero: é um erro.

Talvez o autor da página estivesse apenas a brincar. A questão resume-se, então a deixar - ou não - "passar esta linda brincadeira" - como diz outro "vira" cantado por Leal.--Pascal70 01:49, 17 Dez 2004 (UTC)

Olá,

Concordo com todos. Roberto Leal é de fato o português mais conhecido no Brasil. Embora ele não seja um cantor de todo mal (concordo com o Pascal quando diz que ele é até simpático), é uma pena que ele seja a mais alta referência que o povo brasileiro tem de um país como Portugal - terra que, se não se bastasse por si só a riqueza, a beleza e a complexidade de sua cultura, ainda é a própria gênese da nossa nação.

Enfim, lamentável. De novo, nada contra o trabalhador Roberto Leal, ou a sua divertida cantoria (o sotaque português é sempre divertido para ouvidos não-acostumados).

Mas creio que talvez ele mesmo deva achar triste que sua figura seja a maior referência cultural portuguesa por aqui: é sinal de que nosso intercâmbio cultural ainda é insuficiente (pelo menos fora da wikipedia, hehe).

De qualquer modo, sei que essa informação é pitoresca e surpreendente aos portugueses. Mas não creio que seja ofensiva (pelo não a eles, e sim - talvez - aos brasileiros). É o mesmo que saber que a maior referência da cultura brasileira em Portugal são as novelas (lamentável), ou pior ainda, o Alexandre Frota.

Abraços, Andre v 20:50, 21 Dez 2004 (UTC)

Encerrando minha intromissão[editar código-fonte]

Lamentável ou não, é fato, tal como os próprios articulista da biografia colocaram. A referência mundial do Brasil são jogadores de futebol e/ou artistas de novela. Culpa de quem? Talvez 1/200.000.000 seja minha,sem deferências especiais por tal cantor, artista de novela ou jogador de futebol. Perguntem a qualquer europeu, asiatico, africano, americano de norte a sul, de cultura mediana, o que lhe primeiro vem a cabeça relativo ao Brasil. Vou adivinhar: Buenos Aires como capital, pobreza, turismo sexual, descompromisso com Direitos Humanos, assaltos e assasinatos de turistas, etc, e graças a Deus, futebol e novelas ( por enquanto ). Somos um País jovem, com inegável liderança no Continente Sulamericano, rumo ao futuro. Estamos por outro lado aprendendo a exportar imagens das nossas belezas naturais, a hospitalidade da esmagadora maioria do seu povo, a grandeza do seu esporte ( tenis, volei, natação, futebol e outros ) e, ainda, a cultura riquíssima resultante da miscegenação de todos os povos citados. Através de uma eleição democrática, utilizando um sistema eletrônico sem igual no mundo, elegemos o nosso Presidente da República, e recentemenete os nossos representantes municipais. Com uma democracia consolidada, as demais ressalvas são uma questão de tempo. O fórum das minhas considerações talvez não devessem ser aqui, entretanto, me meti a bobo querendo diferenciar cultura de instrução. Me ferrei. Um abraço para quem teve a paciência de ler até aqui. Com isso encerro por definitivo a minha discussão sobre o referido cantor. Hinkel
Grande Hinkel, vc está sendo muito duro consigo mesmo. Suas considerações foram razoáveis, talvez apenas um pouco exaltadas demais,... :-) Acho que todos acreditamos no Brasil, e no seu papel presente e futuro - apesar de tudo, temos bem mais qualidades que problemas.
Mas já que estamos aqui: parabéns pela sua ampla contribuição em temas químicos. Soube que vc é especialista em Química Orgânica... será que poderia nos ensinar algo sobre o xileno e tolueno? Abraços, Andre v 01:36, 22 Dez 2004 (UTC)
"Vou adivinhar: Buenos Aires como capital, pobreza, turismo sexual, descompromisso com Direitos Humanos, assaltos e assasinatos de turistas, etc, e graças a Deus, futebol e novelas". Nao, meu caro Hinkel; essa é a imagem que os proprios brasileiros fazem da imagem que os estrangeiros fazem deles. Faço doutorado na França, já há 3 anos, e o que primeiro vem a mente de um francês em relaçao ao Brasil é a descontraçao, a praia, as mulheres bonitas; depois vem o futebol -e a copa de 98, certamente. E somente depois que vem pobreza, violencia. Saldo final: extremamente positivo. Por isso, talvez, sejam os Brasileiro um dos poucos estrangeiros bem tratados, e que despertam curiosidades nos franceses. 'E uma pena que seja o brasileiro o povo que cultiva a pior imagem de si proprio. Assim fica ainda mais dificil de se consertar. Cesar Moura


Quando eu tinha 10 anos, em 1974, gostava muito de Roberto Leal, que fazia sucesso em rádios brasileiras, especialmente com duas canções muito representativas de Portugal: "Uma Casa Portuguesa" e "O Malhão", ambas do repertório de Amália Rodrigues. A primeira tinha um arranjo um pouco mais pop, com uma guitarra típica da Jovem Guarda (movimento musical brasileiro, liderado por Roberto Carlos). Já a sua primeira versão de "O Malhão" era bem folclórica mesmo, com arranjos muito portugueses. Eu já gostava muito dessa música, mesmo não sendo capaz de entendê-la como um elemento de cultura como agora. Continuo respeitando muito o trabalho de Roberto Leal, que ajudou, sim, a divulgar a cultura portuguesa no Brasil. Claro que, mesmo sendo um músico de qualidade, ele se propõe a fazer um trabalho mais comercial. E, se não fosse assim, não teria atingido o grande público, privando os brasileiros de conhecerem um pouquinho de Portugal, ainda que um Portugal tipo exportação, como o é o Brasil do futebol e do samba. No Brasil, mesmo tendo entrado em trilhas sonoras de telenovelas, o grande Madredeus é apreciado por uns poucos. E Amália Rodrigues, apesar de ser uma lenda, muito conhecida pelos brasileiros no passado, vai ficando cada vez menos conhecida das novas gerações. Vicente da Câmara, um gigante do fado, sequer existe no Brasil. Infelizmente, o Brasil influencia mais Portugal do que o contrário. E o que exportamos para Portugal também não é o que temos de melhor. Mas é a lei da vida: quantidade não se coaduna com qualidade. Mas Roberto Leal merece todo respeito. Acabo de adquirir um DVD dele, "Roberto Leal & Amigos: De Jorge Amado a Pessoa", gravado ao vivo no Cassino Estoril, em 26 de janeiro de 2004, do qual participam alguns cantores brasileiros, como Martinho da Vila, Joanna e Daniel. Mas o que mais me emocionou no disco foi a participação de Vitorino, o grande músico alentejano, que eu conhecia de um maravilhoso CD que tenho dele. Roberto Leal cobre Vitorino de elogios, pede que o público o aplauda de pé, como um dos grandes defensores das raízes portuguesas, e anuncia que estarão juntos em 17 cidades brasileiras (não sei se esse projeto se concretizou). Isso mostra o respeito que Roberto Leal tem pelo verdadeiro Portugal. E, conseqüentemente, o respeito que devemos ter por ele como um bom divulgador da cultura portuguesa. (José Maria e Silva, brasileiro, Goiânia, Goiás, Brasil, silvajm@uol.com.br. 21/11/2005)

== musicas ==Interessante a discussão acerca de Roberto Leal. Primeiramente, é preciso separar os fatos das opiniões. Incontestável é a popularidade e o prestígio de Roberto Leal no Brasil, mas principalmente o carinho que conquistou de toda a população. Será por pura simpatia ? Ou será que os brasileiros viram nele a sinceridade dos puros, de alguém que ama a sua Pátria acima de tudo e fala da sua aldeia, da sua terra com tanto carinho, que acabou por conquistar a todos ? Creio que, mais do que através da sua música, o discurso do Roberto Leal é que o transformou no verdadeiro Embaixador de Portugal no Brasil. Foi através das suas palavras apaixonadas que o Brasil passou a se interessar mais por Portugal.Foi através da sua alegria contagiante que os brasileiros descobriram que afinal o português não é o eterno lamentador vestido de negro a cantar o fado, mas que possui uma música de raiz alegre e mais ao gosto do nosso trópico. Foi através da sua imagem irreverente e loura, que metia guitarras elétricas distorcidas na famosa "Uma Casa Portuguesa", que nós brasileiros descobrimos que nem só de fado vive a música Portuguesa. Assim, ninguém pode ignorar o trabalho de um homem que mudou o curso da música portuguesa num país de quase 200 milhões de habitantes, e que em 500 anos de história apenas conhecia Amália e Francisco José. Mas, diante desta discussão, também me ponho a pensar no porquê de o português negar e não aceitar uma parte do seu leque musical e ter tanta birra com os cantores populares. A música em Portugal parece um concurso com um único podium, com parâmetros muito estreitos e ondenão são válidos outros gostos que não o de uma certa "elite" ou intelectualidade. Tudo o que é popular não presta, à partida. Neste sentido, louvo o espírito americano que tem podium para todos os estilos e vertentes. O Country não é melhor nem pior que o Jazz. A música Sertaneja não é melhor nem pior que a MPB. Tudo tem o seu bom e o seu mau autor e intérprete, não há estilos ruins, há músicas boas e ruins, interpretações melhores e outras piores. Talvez, fora do contexto, algum estrangeiro achasse o nosso Chico Buarque ruim, porque lhe falta uma grande interpretação. Nem mesmo Roberto Carlos tem uma grande voz. Há cantores no Brasil com vozes mais sonantes do que eles. Mas, como analisar uma obra ou um autor/ intérprete fora do seu contexto histórico, fora do seu discurso global, fora da sua função pública como porta-voz de uma teoria, uma corrente, um pensamento, uma postura ? Talvez Roberto Leal seja analisado em Portugal completamente fora desse contexto, que o português desconhece, e talvez por isto a diferença tão gritante de opinião a seu respeito. Creio que o Brasil conhece Roberto Leal por inteiro, talvez por ter vivido mais tempo no Brasil do que em sua prórpia terra. Um viva às pessoas de mente aberta. Aos que rejeitam o pré-conceito. Aos que sabem analisar a mensagem por detrás das notas, ao que vê o Chico autor antes de lhe criticar a voz, ao que consegue perceber que Portugal foi vítima de piadas, no Brasil, durante 500 anos e talvez, após o Roberto Leal, isto sim, é que começou a ser melhor compreendido. Talvez o português nunca vá aceitar esta realidade: o Roberto não é o motivo da piada, está, por outro lado, ajudando , com o seu amor imenso, a desfazer a piada em torno do seu país. Obrigada pelo tempo que me dispensaram . Lucinha

EM DEFESA DE ROBERTO LEAL[editar código-fonte]

Não costumo ligar a comentários e opiniões que não condizem com as minhas e raramente perco tempo a desmentir, corrigir ou contestar tais comentários. Neste caso, porque verifico que a pessoa que se pretende atingir e apoucar, não merece, deixo a minha opinião. Devemos respeitar todas as opiniões e comentários acerca do grande cantor de música popular portuguesa e brasileira, Roberto Leal, embora cada um seja suficientemente idóneo para poder classificar essas opiniões e comentários. Por outro lado, o comentário de cada um, é da sua inteira responsabilidade e não representa mais do que o pensamento dessa pessoa. Falar em nome dos portugueses sobre Roberto Leal, é um descarado abuso e um atrevimento que demonstra enorme petulância e falta de respeito por parte de quem faz esses comentários. Roberto Leal tem valor, tem mesmo muito valor e merece o respeito de todos quantos se consideram portugueses. Sim, porque há muita gente que gosta de meter a foice em seara alheia que nem sequer é ou se sente português. Roberto Leal é um grande exemplo para todos os verdadeiros patriotas. Patriota, não é só o militar que luta e morre, se necessário, pela sua Pátria. Patriota, é todo o português que no desempenho das suas funções, qualquer função, engrandece e dá a conhecer o nome de Portugal. Roberto Leal, fez isso como ninguém, ao longo de mais de quarenta anos. De origem humilde, poderia ter esquecido o seu País e a sua terra natal, a exemplo de tantos outros, logo que ganhou fama e começou a ganhar muito dinheiro, mas o trasmontano de Vale da Porca, nunca omitiu as suas origens e até fazia questão de agradecer, com muita frequência, ao Santo Ambrósio, padroeiro da sua terra natal, as graças que lhe concedia e mandou erigir-lhe um bonito Santuário. Roberto Leal, fez tudo isto através da música e das letras patrióticas das suas canções. Letras que falam de Portugal, das suas terras e dos costumes das suas gentes. Canções bonitas e melodiosas, bem ao jeito da sua extraordinária voz. Canções que fazem vibrar os corações dos verdadeiros portugueses, sem sombra de qualquer dúvida, porque a venda dos seus discos atingiu recordes nunca antes alcançados por qualquer outro cantor português. Por outro lado, Roberto Leal, o tal António Joaquim Fernandes de Vale da Porca, tem desempenhado, desde há quarenta e tal anos, a função de figura pública e embaixador da música popular portuguesa no Brasil e no estrangeiro, de forma brilhante e exemplar. É uma pessoa com uma óptima formação ética e moral, um profissional de corpo inteiro, arquétipo de uma multidão de jovens, considerado e respeitado nas duas nações irmãs. É um Homem que nunca se deixou arrastar pelas polémicas, embora fosse muitas vezes provocado por aqueles que não suportam o sucesso dos outros e respeitou sempre os seus colegas de profissão. No seu percurso de vida não lhe conhecemos episódios que possam manchar a sua brilhante carreira e hoje, tal como há quarenta anos, continua sendo uma pessoa simples, agradecida e popular, de quem o povo continua a gostar. Consequentemente, ao contrário do que li nos comentários, Roberto Leal é merecedor da consideração e do respeito que o povo português e brasileiro lhe dispensa e se esse povo o elegeu como referência da cultura e da música popular portuguesa, quem se julgam essas vozes que se levantam, para contrariar o gosto e a vontade de um povo? Aceito que não se simpatize com toda a gente, que se goste mais de uns do que de outros mas não aceito que pelo facto de não se gostar, não sejamos capazes de ser imparciais e justos. Roberto Leal não merece essa maldade, mesmo daqueles que não gostam dele. Que mais se pode dizer em abono de Roberto Leal? Sinceramente, acho que muito mais mas para contradizer alguns comentários despropositados e com intuito de apoucar o popular cantor, creio que chega. Só quem nasceu em berço de ouro e não teve que trabalhar no duro para conseguir vencer na vida, é que é capaz de tão levianamente se referir ao grande cantor e Homem patriota dos sete costados, ROBERTO LEAL.

Edições e correções[editar código-fonte]

Editei o artigo retirando o tópico Televisão. O Roberto Leal em questão é um ator argentino, e a série em questão é espanhola da Galicia; enfim, o biografado jamais participou de tal produção.

Estou pensando seriamente em editar este artigo, mas não sei por onde começar. Tanta imparcialidade, ausência de fontes e dados inconcretos. Se eu partir do princípio de eliminar todas as passagens sem fontes o artigo se resumirá a um esboço. Vou começar a buscar fontes fiáveis e independentes e logo após reformular todo o artigo.

Só não eliminei conteúdo devido ao artigo ser um dos primeiros após o início da expansão da Wikipédia. Existe um tópico por nome 'Comentários' que traz uma passagem inteiramente copiada de um artigo jornalístico. O que pude fazer foi inseri-lo como citação e citar a fonte.

Enfim, vou buscar inspiração e paciência. O trabalho vai ser árduo. Karol Arimateyah (discussão) 03h28min de 1 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Quero pedir para que incluam o aniversário de ROBERTO LEAL na lista de aniversariantes do dia 27 de novembro. Sou radialista e busco sempre nas fontes de informação do Wikipédia. Roberto Leal não consta em sua data de nascimento. Obrigada! comentário não assinado de 189.47.218.72 (discussão • contrib) 13h21min de 27 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Olá. Já foi feito.