Discussão:João, o Evangelista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como pode João ter morrido com 94 anos no ano 103 DC????!!!!! Essa é só mais uma das incoerencias que apontam para uma conclusão: o João Evangelista não era o mesmo João que seguiu a Jesus. by CARLOSBAND.

=====================[editar código-fonte]

Há grandes controvérsias sobre se João, apóstolo de Cristo tenha sido realmente o autor do Evangelho que leva o seu nome, bem a autoria das cartas do livro do Apocalipse. O mais provável é que os autores tenham sido membros da comunidade fundada por ele, algo semelhante acontece com os demais Evangelhos. Quanto a ser considerado o "discipulo amado" me parece ser incorreto, pois não seria condizente com a humildade com que se carecteriza todo aquele que pretende levar adiante a mensagem de Jesus Cristo, portanto quer me parecer que o termo "discípulo amado" seria uma forma de indicar o ideal de discípulo, ou seja, aquele que está sempre com Jesus, o que chega primeiro, o que mais rapidamente acredita e põe em prática os ensinamentos recebidos.

--189.93.154.180 (discussão) 22h21min de 17 de agosto de 2009 (UTC)J. C. Carneiro - 17/08/2009 19:20[responder]


o João Evangelista a que se refere a página sobre A-dos-Negros[1] não é São Joao Evangelista mas o Pf. João Evangelista, ainda vivo, professor na escola de arte e design nas Caldas da Rainha.

F. Gomes


Porque motivo esta página se chama São João o Envangelista?

Alguem vai procurar numa enciclopédia por São João Envangelista?

Não seria melhor São João.

Menos tendencioso ainda seria João, discípulo ou João Apóstolo.

Alguem discorda? --Rikadu 16:47, 8 Maio 2006 (UTC)

É só checar o histórico para ver porque está assim: "São João Evangelista movido para São João Evangelista de Minas Gerais: São João Evangelista sem mais nada, refere-se naturalmente ao Santo." O primeiro artigo foi feito em relação à cidade, e para não perder a entrada, ficou como sendo o apóstolo.


Aproveito para perguntar de onde vêem estas informações: "Depois da morte e martírio de Tiago, João casou-se com a viúva do seu irmão. Uma das suas netas, que muito o amava, tomou conta dele nos últimos vinte anos da sua vida." "Ele orientou o seu colaborador, Natan, na redacção do chamado “evangelho segundo João”, em Éfeso, quando tinha noventa e nove anos de idade. " Não estão na Bíblia. Rafael, o Galvão 18:50, 4 Junho 2006 (UTC)

Tenho todo o gosto em fornecer as fontes... mas note que nem tudo está na bíblia, existem inumeros relatos históricos e da época, que conferem a descrição bíblica. Basta pocurar.

Ainda esta semana vou colocar no artigo as fontes... Cumprimentos...

Rikadus D C E 13:58, 5 Junho 2006 (UTC)

Alehsch (discussão) 19h23min de 1 de novembro de 2014 (UTC) No texto está escrito : "João ... tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do seu chamado por Jesus." Qual a procedência? Como confirmar essa informação? Alehsch (discussão) 19h23min de 1 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Texto suprimido[editar código-fonte]

Suprimi a passagem que segue para facilitar, no texto, a visão da controvérsia sobre a morte do biografado:

Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe Segue-me.

Pelagio 02h41min de 7 de Julho de 2007 (UTC)

Túmulo vazio[editar código-fonte]

Onde tiraste esta informação de que Constantino encontrou o túmulo de João vazio?

Título deste verbete e de outros correlatos[editar código-fonte]

Olá, colegas. Me chamou a atenção, a variação de formatos dos títulos deste verbete (João, o Evangelista) e outros como João, o Apóstolo, Marcos, o Evangelista, Lucas, o Evangelista, em comparação com Filipe (apóstolo), Matias (apóstolo) e Mateus (evangelista). Há alguma razão para a diferença de formatos ? Se não, o correto não seria padronizar todos para "Nome + (identificação entre parêntesis)", como recomendado em Wikipédia:Convenção de nomenclatura/Nomes próprios#Homonímia e seguindo a recomendação Citação: Não escreva mais de uma palavra entre parêntesis, procure uma solução que torne a diferenciação o mais simples e óbvia. ? Chamo à discussão os colegas que mais editaram neste e nos outros verbetes citados e que estão ativos: @Jbribeiro1, Renato de Carvalho Ferreira, JMagalhães, Joseolgon, Dantadd e Stego:
--PauloMSimoes (discussão) 21h55min de 17 de setembro de 2021 (UTC)[responder]