Discussão:Sérgio Fleury/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É uma tremenda injustiça colocar o nome do Dr. Sérgio Fleury entre os "bandidos do Brasil", pois é cediço que o mesmo não foi sequer condenado. Antes, trabalhou arduamente na persecução penal, prendendo criminosos. Se fora acusado de tortura (crime que só passou a ser tipificado no ano de 1997)e assassinatos, lembremos que, mesmo se os processos pudessem ter resultado em condenações, no mesmo ano que faleceu, 1979, o Presidente da república ernesto Geisel sancionou a Lei de Anistia (ampla, geral e irrestrita). Espero, portanto, que o nome do Dr. Fleury seja retirado dessa categoria, reservando-a para os verdadeiros criminosos do País.


Se a Categoria:Anos de chumbo não deve existir, isso merece uma discussão. Descategorizar os artigos previamente não me parece adequado. -- Clara C. 07h02min de 12 de Agosto de 2007 (UTC)

Ok, recolocada até futura discussão sobre o nome da categoria. Dantadd 15h00min de 12 de Agosto de 2007 (UTC)

Retratar Sergio Paranhos Fleury como "bandido" a meu ver fere o principio da imparcialidade, uma vez que "bandido" é todo aquele contrário a lei e a ordem nacional ou ainda julgado e condenado pela justiça, o que não aconteceu com o Fleury.

Não houve mocinhos e bandidos durante o regime militar. Houve o conflito de duas diferentes ideologias e os excessos cometidos de ambos os lados. Quem sofreu foram as vítimas de atentados terroristas e torturas que nada tinham haver com as ideologias da época. Portanto,sustento que pode-se até reeditar esta página, mas com verdadeira imparcialidade e não deixá-la como estava anteriormente. Totalmente parcial.

Meu nome é Victor Carreto e acho muito errado o conceito que fazem do Doutor Fleury, ele foi um herói para o brasil, homens como ele não existem mais, ele era patriota, ele lutou por seu pais, ato esse que levou sua vida, acho que deveriamos reconhecer seus atos pela patria na luta contra o terrorismo comunista, tenho orgulho de ser brasileiro por saber que no meu pais pisou homens como ele, pretendo ser Delegado e um dia seguir seus passos pois ele e um exemplo a ser seguido.

Vocês estão brincando, né? Por mais militaristas, anti-comunistas e etc que vocês sejam, o "Dr." Fleury assassinou a torto e a direito até quem nada tinha a ver com a luta armada. Lembremos que ele não só torturou e executou militantes de esquerda (terroristas, se vocês preferirem) mas era o líder do Esquadrão da Morte. A não ser que vocês considerem a tortura e execução de favelados como algo digno ele deveria ser considerado como herói. Nem vou dizer que tipo de heróis são esses porque me chamariam de parcial...

Não há como fugir de uma verdade histórica, e historicamente o cidadão chamado Sérgio Fernando Paranhos Fleury sempre será lembrado como o pior exemplo da mais negra página da história brasileira. Omitir os fatos tenebrosos realizados por essa nefasta figura nacional é apagar da memória tudo de ruim que representou as forças policiais brasileiras nos chamados Anos de Chumbo.

Não é necessário aqui chamar o falecido delegado de "bandido", isto logicamente foge dos princípios da Wikipedia. Porém, omitir os fatos históricos significa banalizar os mesmos. Significa jogar no lixo a extensa pesquisa bibliográfica que resultou no brilhante livro "Autópsia do Medo", de Percival de Souza, que revela de uma vez por todas todo o lado obscuro deste aclamado (por poucos) "herói nacional".

Considero, portanto, a atual biografia de Sérgio Fleury bastante omissa e por isso mesmo ignorante quanto aos fatos históricos e tristemente conhecidos envolvendo este falecido senhor. --Ointernacional (discussão) 19h41min de 26 de agosto de 2009 (UTC)

Aos senhores que defendem Sérgio Paranhos Fleury, me desculpe a ousadia, mas acho que falta cde onhecimento histórico "in loco" os fazem defender tal sujeito. Acho também que o título de bandido é muito brando, pois concordo que bandido já tenha sido julgado e condenado pela justiça. Acho que o título mais adequado seria talvez terrorista ou algum outro concedido a Hitler como genocida. Sergio Paranhos Fleury não precisa de julgamento pela justiça, pois a história já o fez. Coloco essa posição como conhecedor da região e de descentendes de pessoas que ele matou e torturou na região de Brotas e Macaúbas. Isso não está em livros e sim em depoimentos que podem ser facilmente obtidos com os moradores da região. Apenas para contribuir um pouco segue o trecho de um: "Em Brotas de Macaubas o medo tinha nome e sobrenome: Sérgio Paranhos Fleury. Invadiu a casa do Sr. José Barreto. Torturou barbaramente, assassinou diante dele a seu filho Otoniel Campos Barreto, de 20 anos... ...Este foi o batismo de sangue de Buriti Cristalino. A população foi retirada de suas casas com socos, pontápés, coronhadas, conduzida ao coreto da praça e obrigada a assistir tudo isso, calada. Quem se manifestase era torturado ali, na frente de crianças, vizinhos, familiares. Assassinaram, bateram, humilharam, contrangeram cidadãos honestos, trabalhadores e inocentes. Torturaram crianças e matarm animis para que o terror fosse maior e mais profundo..." Portanto meus caros chamar a esse senhor de herói conscientemente é o mesmo que idolatrar a Hitler como um neo-nazista. Assistam ao filme Lamarca, acho que deve esclarecer um pouco mais. --198.24.5.13 (discussão) 16h34min de 16 de setembro de 2009 (UTC)Carlos Eduardo Zibordi, 16/09/2009


Assistam o filme "Batismo de Sangue" e verão como o Dr. Fleury tirou informações dos dominicanos.

Entretanto, falta de conhecimento histórico é não perceber que só os nazistas foram julgados e condenados por crimes de guerra... Os "coitadinhos" do passado têm hoje ricas indenizações do governo... e olhe a sua volta, que beleza de democracia - o mundo vai acabar!

Arbitrariedades e violências[editar código-fonte]

É inegável que as Forças Armadas, com as quais colaborou Fleury, praticaram arbitrariedades e violências, dentre as quais as prisões sem mandado judicial e os interrogatórios com auxílio da tortura. Assim, conseguiram sufocar a ação desse pequeno grupo que se lançou à luta armada e que lutava isoladamente, sem o apoio do povo brasileiro. Penso que apurar esses fatos é de grande importância, porque, além de propiciar a punição dos verdadeiros culpados, evita-se a proliferação de histórias imaginárias ou o exagero de outras verdadeiras, tão ao gosto dos prosélitos do comunismo. Essa, por exemplo, de Brotas de Macaúbas: onde esta a correspondente referência? Fatima Rodrigues (discussão) 21h06min de 1 de agosto de 2010 (UTC)

A direitona invadiu a Wikipedia[editar código-fonte]

Pelo visto um bando de facistóides adora moldar, a seu gosto, a história aqui na Wikipedia. Acham aceitável usar a denominação "terrorista" para aqueles que lutaram contra uma ditadura assassina. Não vou modificar porque noto que aqui desacreditam grande parte das modificações feitas por pessoas não cadastradas. Espero uma correção do artigo. --201.3.139.142 (discussão) 00h33min de 9 de maio de 2011 (UTC)

Ja´foi tudo retirado e expressões mudadas, foi colocado há pouco tempo por um IP viuva de pijamas da Casa da Morte, só pode. "Terrorista" é juízo de valor, aqui não entra. Vou colocar nos meus vigiados. Por sinal, o texto deste verbete é horroroso, vou tentar melhorá-lo outra hora. MachoCarioca oi 14h22min de 27 de maio de 2013 (UTC)



Entendi. Então vocês virem aqui e adulterarem toda a biografia de um patriota que prestou um serviço ao Brasil, porque o partido ideológico que vocês pertencem dependem de caluniar (o que é crime!) aqueles que lutaram pelo país e não para a destruição da pátria é ser "direitona"? O que são vocês então, os que estão corrompendo um site livre enciclopédico, pra favorecer a opinião dos terroristas?

Em 1964 não houve Golpe militar, o que houve foi um contragolpe, pois nesta mesma época os comunistas planejavam o verdadeiro golpe, que não acabaria nos anos 1985, com certeza durariam até os dias de hoje. Seríamos um país ainda mais miserável do que já somos. Não houve ditadura Militar para os cidadãos de bem, somente para aqueles que causavam a desordem e anarquia, com suas mentes "livres"! Baltazarwiki (discussão) 17h10min de 6 de setembro de 2021 (UTC)

Ridicularização[editar código-fonte]

É RIDÍCULO VER QUE SÉRGIO FLEURY ESTEJA NA SESSÃO "CRIMINOSOS NOTÓRIOS" DO ARTIGO: "Criminalidade no Brasil no século XX". Estamos falando de um ex-delegado do DOPS, que era o único órgão do Estado relativamente capacitado na década de 60 e 70 contra atentados terroristas e formação de grupos guerrilheiros (como a ALN, VPR, VAR-P, MR-8, etc). O Brasil não possuía nenhuma organização para desmantelar tais grupos... usa-se a palavra "tortura" para todo tipo de força necessária para obtenção de informações de subversivos que praticaram centenas de assaltos e assassinatos. Os guerrilheiros tinham um pacto para não entregar seus grupos, uma espécie de Omérta da Mafia, onde os mesmos se revelassem podiam ser justiçados, como muitos foram. Muitos se suicidavam para não serem justiçados (como o caso de Geraldo Ferreira Damasceno as 23h do dia 29 de maio de 1970, "justiçado" por integrantes da DVP, que era uma dissidência da VAR-P --- tais fatos estão atestados nos arquivos do CIE). Portanto, reafirmo que a inclusão do ex-delegado, junto de Fernandinho Beira-Mar, Rogério Lemgruber (fundador do Comando Vermelho), Pedrinho Matador, Picadinho, é descabida de razão. Portanto, sugiro que a Wikipedia deixe esse artigo com o "status" de tendencioso ou que faltam fontes, pois foram usadas 4 fontes, sendo três da revista Veja e uma da revista Época. Nenhuma destas sendo fonte de informação primária e pelo contrário, sempre utilizaram-se da Desinformação como método de notícia. comentário não assinado de Occ777 (discussão • contrib) (data/hora não informada)