Discussão:Salve-se Quem Puder (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tempo de duração[editar código-fonte]

O tempo de duração deve respeitar a íntegra do globoplay, independente se na Wikipédia é seguido outro padrão. Atualmente as novelas da faixa das sete não duram mais que 45 minutos. Ntanklas (discussão) 16h36min de 24 de janeiro de 2020 (UTC)

No elenco das participações, faltam Marcelo Melo Jr, Francisco Cuoco e Lilia Cabral como eles mesmos

Novas Mudanças no Elenco[editar código-fonte]

Sabrina Petragalia, vai deixar a trama, devido a gravidez, Marianna Armelini, vai ganhar uma persongem gemea chamada Marlene.

https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/fefito/2020/06/23/mariana-armellini-tera-mais-uma-personagem-e-sera-gemeas-em-novela-das-sete.amp.htm

Links em datas, em desacordo com as regras[editar código-fonte]

Chamando o colega João Justiceiro para discutir esta alteração de versão estável 61679165], sem poluir o histórico do artigo. O fato de Wikipédia:LIDATAS estar no LDE desde 2011, que é claro ao exemplificar apenas os links em datas em biografias e sem mais inclusões de exemplos, só prova que o formato é estável e consensual, assim como o formato sem links é estável no verbete há anos. A regra existe justamente para evitar o WP:EXAGERO de links em datas. Linkar datas em períodos de exibição de novelas ou em qualquer outro período trivial, não relacionado a eventos históricos, não adiciona absolutamente nada à compreensão do tema. O usual é não linkar, seguindo o que está previsto na template Citação: Data em que o primeiro episódio do programa foi transmitido pela primeira vez (sem ligações internas). Ou vamos agora colocar link em tudo quanto é data de períodos de exibição ou de outros períodos triviais? Isso não agrega nada ao texto, nem ajuda a compreendê-lo.--PauloMSimoes (discussão) 22h00min de 21 de julho de 2021 (UTC)

Como eu já falei no resumo do artigo, o exemplo utilizado em WP:LIDATAS é genérico, não apenas para o que está sendo citado (uma vez que a política também não é). O que estou fazendo é inserir links na infocaixa, por se tratarem de datas que tem relevância prática para a obra (início e término), como versa a política. Isso não vale por exemplo, para outras datas que venham a ser mencionadas no corpo do artigo, porque aí sim seria considerado WP:EXAGERO, e também WP:AZULICE. Já o que está na documentação da infocaixa é sugestivo, não uma política fixa como o Livro de Estilo, que se sobrepõe a ela. João Justiceiro (disccont) 22h50min de 21 de julho de 2021 (UTC)
Veja João: a data de qualquer evento precisa estar inserida em um contexto histórico relevante, cuja citação do datelink ajude a compreender o assunto. Por exemplo, se a explosão de um navio de guerra ocorreu em uma data particularmente relevante em que ocorreram outros eventos relacionados, o datelink deve ser inserido. O que as datas 27 de janeiro, 28 de março, 17 de maio e 17 de julho (mesmo relacionadas aos anos de 2020 e 2021) têm de relevante e relacionado ao tema, para serem citadas? Wikipédia:LIDATAS menciona que Citação: Só devem ser criadas ligações internas para datas e anos se isso for realmente necessário para a compreensão do texto ou se se tratarem de datas importantes para o tema. Mesmo que se considere "genérico" o exemplo citado, pela sua ótica todo o resto em tudo que é data deve ser linkado. Sua justificativa de que "se tratam de datas que tem relevância prática para a obra (início e término)" é vaga e opinativa. E o fato dos links estarem no texto ou na infocaixa não faz diferença. É tudo datelink sem praticidade, apenas para o leitor "linkar" sem qualquer informação adicional. Não concordo também com a sua justifica que "o que está na documentação da infocaixa é sugestivo, não uma política fixa como o Livro de Estilo, que se sobrepõe a ela". Recomendações aceitas pela comunidade têm seu valor também. Além do mais, o próprio Livro de Estilo determina que (e aqui estou sendo repetitivo) "links para datas e anos devem ser colocados quando for realmente necessário para a compreensão do texto ou importantes para o tema". Até que você me prove o contrário, considero aquelas datas irrelevantes para o tema, em um contexto histórico.--PauloMSimoes (discussão) 00h54min de 22 de julho de 2021 (UTC)
Eu citei um exemplo que é valido para um tema (televisão), você citou outro exemplo que é válido pra outro tema (guerras). Cada qual tem o seu contexto e relevância histórica na área que é particular, simples assim. Eu por opção, prefiro não ficar repetindo aquilo que já falei, só espero que você entenda meu ponto, que é válido, e interprete a política da maneira correta. O que está no LE é que foi debatido pela comunidade, o que está na infocaixa, não. Eu sigo obrigatoriamente o primeiro, e posso assimilar opcionalmente o segundo. João Justiceiro (disccont) 03h09min de 22 de julho de 2021 (UTC)
Eu também não gosto de repetir meus argumentos, que julgo pertinentes. O exemplo que dei foi claro. O link na data só se justifica quando há eventos relevantes que justifiquem o link, caso contrário, passa-se a linkar datas a torto e a direito. Como não estou convencido da necessidade de linkar as datas de início e fim de telenovelas, aguardo a opinião de outros editores, para que um consenso determine a alteração ou não dessa versão estável.--PauloMSimoes (discussão) 03h39min de 22 de julho de 2021 (UTC)