Discussão:Sandy/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informações desnecessárias no artigo[editar código-fonte]

Todos concordam que é desnecessária a informação de que a cantora venceu enquetes feitas no site MioAmor? A credibilidade de tal enquete termina a partir do momento em que o clipe da canção Escolho Você foi eleito o Melhor do Ano de 2014 sendo que o clipe foi lançado em 2013 (G1, outubro de 2013) Rodriguesnetoh (discussão) 16h32min de 7 de abril de 2015 (UTC)

Mais uma observação... Em Vida pessoal é realmente pertinente a informação de que a cantora mudou de residência ? Acredito que nessa parte do artigo deve-se destacar relacionamentos, casamento, maternidade. Afinal de contas, Wikipédia não é site de fofocas ou coisa do tipo.

Por isso removí essa parte. Alguém quer opinar ? Rodriguesnetoh (discussão) 01h48min de 21 de abril de 2015 (UTC)

@Rodriguesnetoh: Sobre a inserção de conteúdo da vida pessoal, eu Concordo contigo. Totalmente desnecessário incluir informação por mudança de residência, até porque um artista pode mudar de casa várias vezes durante a vida (o que desatualizaria o conteúdo do verbete). No entanto, incluir informações sobre o primeiro beijo e a primeira vez que a Sandy teve relação sexual em sua vida é algo relevante (eu tenho essa fonte da Revista IstoÉ de 2003, uma entrevista com a cantora no qual ela falou destes assuntos). Aproveite o link e inclua na seção 'Vida pessoal'. WikiFer msg 19h22min de 21 de abril de 2015 (UTC)

@Rodriguesnetoh: Então, você pretende incluir novas informações sobre a vida pessoal da Sandy, com o link que eu lhe propus? Eu posso incluir a informação no artigo, se você quiser. São informações relevantes para a vida pessoal dela. WikiFer msg 21h53min de 25 de abril de 2015 (UTC)

@Wikifer: Sim, vou! Obrigado. --Rodriguesnetoh (discussão) 18h28min de 29 de abril de 2015 (UTC)

Desfiz uma edição que citava o merchandising que Sandy está fazendo para a pomada Desitin (contra assaduras em bebês). Sinceramente, qual a utilidade dessa informação para o artigo de uma cantora ? Concordam? --179.159.149.180 (discussão) 00h27min de 14 de julho de 2015 (UTC)

@179.159.149.180: Vemos que ela faz propaganda para a pomada Desitin, exercendo somente um trabalho profissional. Não tem relevância nenhuma incluir este merchandising, exceto se fosse algo notável na carreira dela, o que não é o caso. WikiFer msg 22h21min de 15 de julho de 2015 (UTC)

Exatamente. O comercial para a Devassa por exemplo, teve uma mega repercussão, logo, faz sentido citá-lo. --179.159.149.180 (discussão) 22h58min de 15 de julho de 2015 (UTC)

@Rodriguesnetoh: Você não vai responder nada a respeito das justificativas dos editores na EAD que eu criei? Este artigo está precisando de ajustes e adequações ao livro de estilo para que possa receber apoio da comunidade. WikiFer msg 18h40min de 22 de agosto de 2015 (UTC)

Estou estudando um pouco o livro de estilo pra melhorar o artigo. Tudo o que foi dito, também vou tentar melhorar adicionando referências, etc. Como uma grande parte do texto é meu, não tenho uma visão de fora pra saber exatamente como e onde devo modificar. --Rodriguesnetoh (discussão) 19h30min de 22 de agosto de 2015 (UTC)

Para quem está indicando a extensão vocal da cantora como "Soprano" saibam que está errado! A Sandy é sim um soprano, mas não um soprano puro. Sandy é um soprano-soubrette, então fiquem cientes de que ela deve ser caracterizada como "soubrette". Vinnie1501 (discussão) 13h00min de 28 de março de 2016 (UTC)

Não existe "Soprano puro". Existe a classificação vocal e seus vários tipos e sub tipos. Está especificado somente como Soprano por que a Sandy não é cantora lírica, ela é cantora de música popular. E como ela mesma disse,[1] a voz dela se encaixa no sub tipo Soprano Leggero, que é um tipo de Soprano Coloratura. Ou seja, Sandy não é Soubrette, e nem existem referências que comprovem isso. --Rodriguesnetoh (discussão) 16h40min de 28 de março de 2016 (UTC)

Eu sou formado em música e posso lhe garantir que ela é Soubrette! Não interessa se ela é cantora lírica ou não. Ellie Goulding é uma cantora popular e é Soubrette! E existe "Soprano Puro" sim! Existe apenas o Soprano, e em seguida vem as sub-classificações, na qual se encaixa o Soubrette. Vinnie1501 (discussão) 18h09min de 28 de março de 2016 (UTC)

Então faça o favor de procurar uma referência que comprove que ela é um Soubrette. Caso contrário, é achismo, e Wikipédia não trabalha com achismo. Além do mais, você tá querendo saber mais que a própria Sandy, já que ela mesma disse que é um Soprano Leggero e tem mais de 25 anos de carreira nas costas. Ela óbviamente conhece a própria voz e sabe o que tá dizendo (ela já estudou canto lírico). --Rodriguesnetoh (discussão) 18h18min de 28 de março de 2016 (UTC)

Referências

Trabalhos como atriz[editar código-fonte]

Acho melhor manter no corpo do artigo apenas os principais trabalhos dela como atriz (papéis de destaque na televisão e cinema). As participações pequenas em novelas, seriados, e etc. é melhor que fiquem somente na seção "Filmografia", assim o artigo fica mais limpo. --Rodriguesnetoh (discussão) 14h46min de 25 de janeiro de 2017 (UTC)

Olá! Adicionei uma ligação para Álbuns de Sandy & Junior via {{VT}}, mas, embora correto, ficou esteticamente feio porque ficaram duas linhas de ligações. Haveria algum problema se fosse colocado dentro de {{Principal}}, resultando em "Ver artigos principais: Discografia de Sandy, Videografia de Sandy e Álbuns de Sandy & Junior"? Oxe (discussão) 18h01min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)

@Oxe: Será que não seria melhor escrever uma linha na seção explicando que a carreira da cantora começou quando fazia dupla com o irmão, e então fazer a ligação, deixando apenas o {{Principal}} para a discografia solo dela? Miq, o Coelho olar 18h14min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)
@Coelhoscoelho: Eu penso que não porque a carreira enquanto dupla com o irmão faz parte da produção artística da vida dela. Concordo em não listar os trabalhos um a um assim como são os da carreira solo, mas os álbuns da dupla devem ser apontados na seção discografia da cantora. Oxe (discussão) 18h27min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)
@Oxe: Então, não deixariam de ser apontados, só ficaria esteticamente melhor. Miq, o Coelho olar 18h30min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)
@Coelhoscoelho: Não entendi. Os álbuns de Sandy & Junior precisam estar indicados explicitamente na seção discografia, mesmo que já tenham sido citados anteriormente e que seja apenas um link para a discografia completa. Eu até penso que os álbuns de estúdio da dupla deveriam ser todos citados, porém entendo a opção de dar ênfase aos álbuns da carreira solo da Sandy. Eu só achei que não ficaram legais duas linhas ali, uma para {{Principal}} e outra para {{VT}}; penso que apenas {{Principal}} com ligações para a discografia e a videografia dela mais a discografia da dupla seria suficiente. Enfim, reforçando meu argumento, os álbuns de Sandy & Junior também fazem parte da discografia da Sandy e devem ser citados de alguma forma na seção discografia. Oxe (discussão) 19h14min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)
@Oxe: Oi. Eu entendi o que quer fazer. Só dei uma sugerstão. Acredito que colocar as três ligações em {{Principal}} seja uma opção também. Agora quanto aos álbuns da dupla, acredito que, como já há artigo sobre a dupla, apenas a ligação para a discografia seja suficiente. Miq, o Coelho olar 21h36min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)

Guerra de edições[editar código-fonte]

Convido aqui os usuários LeoFaria e Rodriguesnetoh a se chegarem a um consenso sobre o artigo, a fim de não comprometer novamente a sua estabilidade quando o tempo de proteção acabar. O artigo é destacado e, conforme o critério de WP:AD?, deve ser estável, não devendo ser objeto de disputas de conteúdo. Havia protegida a página somente a nível de autorrevisor, porém como o Leo Faria pertence a este grupo de usuários a página foi protegida a nível de administrador por três dias, a fim de que o referido usuário não venha "impor" suas edições no artigo. Marquinhos Diz-me aí! 19h52min de 29 de maio de 2017 (UTC)

A atual versão do artigo contém erros (que não existiam antes), e não estou impondo nada. Inclusive disse o motivo de ter feito essas edições e o autorrevisor voltou a desfazê-las. O texto anterior já estava bom e foi com ele que o artigo foi destacado, eu não vejo motivo nenhum pra ficar do jeito que está agora. Isso sim é uma edição desnecessária. --Rodriguesnetoh (discussão) 23h03min de 29 de maio de 2017 (UTC)

Evitando a GE sendo proativo[editar código-fonte]

Atualmente tenho 872 páginas vigiadas, e estranhei quando fui alertado que o artigo destacado Sandy, teve 4 edições seguidas no espaço de apenas 10 minutos, edições não patrulhadas, carentes de revisão: 1, 2, 3, e 4. Verifiquei que as quatro edições seguidas foram completamente desnecessárias, pois basicamente trocavam ao longo do texto, o nome "Sandy" pelo pronome "ela", e vice e versa. Editei o artigo restaurando a cópia antes das edições. O usuário Rodriguesnetoh desfez a edição "Restaurando o que?". Desfiz a edição, explicando que ela era desnecessária. Ele desfez novamente: "Qual é o seu problema?". Para não criar uma WP:GE desnecessária e completamente improdutiva, decidi parar. Fui então trabalhar na introdução do artigo, que tinha vários erros de concordância verbal, e precisava de alguns ajustes. Editei a introdução aqui: Ajustes na introdução. Para minha surpresa, o usuário Rodriguesnetoh desfez minha edição, argumentando que o texto dele estava melhor, com todos os erros! O dono da bola. Nesse momento tive a confirmação de que o usuário Rodriguesnetoh se sente o dono do artigo, e que a opinião dele deve sempre prevalecer. Infelizmente fui obrigado a pedir a proteção do artigo. --LeoFaria (discussão) 20h52min de 29 de maio de 2017 (UTC)


@LeoFaria: Eu não me sinto exatamente dono do artigo, mas sei que contribuí para que ele fosse destacado. E por que você pode desfazer minha edição e eu não posso discordar? Já que você é TÃO pacífico, por que não me mandou uma mensagem e tentou um diálogo? Foi o que eu fiz, mas você ignorou. Pra começar, no início do texto é melhor que invés de "dupla de música teen" (???) fique apenas "dupla", e onde é citado que ela é considerada "a mais sexy de todos os tempos pela revista VIP" não foi somente no ano de 2013, trata-se de um ranking geral ("Sandy lidera o ranking geral das mulheres mais sexy da revista Vip, que leva em conta as 17 edições da eleição, criada em 1998."). Você leu errado e postou um texto errado (que antes estava certo). Além disso você escreveu "estréia" (sim, com agudo na letra e) isso foi abolido com o acordo ortográfico há uns 8 anos. Já que você gosta de corrigir erros, devia ter notado esse.

--Rodriguesnetoh (discussão) 23h11min de 29 de maio de 2017 (UTC)

Em primeiro lugar, você precisa aprender a editar os artigos na Wikipédia. Vou ajudar você com uma dica muito importante: antes de gravar uma edição, utilize o botão "mostrar previsão". Faça todas as modificações na página, repetindo a previsão até que você ache que a edição está terminada. Grave a edição somente depois de ter feito todas as modificações. Dessa forma você não gravará desnecessariamente quatro edições seguidas, como fez em Sandy, e nas cinco edições seguidas aqui na página de discussão. Em segundo lugar, deixei um recado na edição do artigo, mas você não está interessado no diálogo, pois desfez as edições, deixando recados agressivos. Se você quisesse o diálogo, deixaria o recado na minha página sem desfazer minha edição. Somente depois do diálogo, faria uma nova edição. Porém, sua página de discussão mostra que você tem um histórico de avisos e WP:GE por causa de Sandy, inclusive já foi bloqueado por isso. Em terceiro lugar, o gênero "música pop" é completamente genérico, serve para quase tudo, pois pop é a abreviatura de "popular". A dupla Sandy & Junior na verdade fazia música "teen pop", ou simplesmente "teen", música voltada para o público infanto-juvenil. A classificação "teen" é muito mais precisa do que "pop". Por último, sinto muito lhe dizer, mas o erro de interpretação do texto da revista VIP é somente seu, porque a referência diz que "até o ano de 2013, ela liderava o ranking das mais sexy da revista". Veja bem, é um ranking, até o ano de 2013. Todo ano existe uma votação dos leitores da revista, e até o ano de 2013 ela estava na liderança. Ou seja, no ano de 2013 a Sandy era a líder do ranking, conforme a referência original, não a nova que você trocou agora . Esse ranking continuou nos anos 2014, 2015, 2016, não ficou estático, entende? Ela era a líder naquele ano. Pois é, eu também erro, mas não tenho o menor problema em admitir meus erros. Desde a minha alfabetização, carrego na memória muitos acordos ortográficos. Sou do tempo da estréia, podem corrigir, sem problema nenhum. Sinto muito, mas a teimosia dificulta muito o diálogo. Depois dessas longas explicações, sinto-me à vontade para devolver-lhe a pergunta: Qual é o seu problema??? --LeoFaria (discussão) 00h13min de 30 de maio de 2017 (UTC)