Discussão:Santa Bárbara d'Oeste/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

página protegida devido a insistência em colocar imagens carregadas no commons, sem toda a informação requerida. Lijealso 04:07, 30 Abril 2007 (UTC)

Atualizei os dados referentes ao PIB e ao PIB per capita de acordo com esta página do IBGE. Hector.C.Jorge 20h56min de 20 de Novembro de 2007 (UTC)

Um pequeno erro de historiografia.[editar código-fonte]

Olá. Parabenizo aos colaboradores da página de Santa Bárbara pelo esforço em mantê-la completa e com importantes informações, mas encontrei um pequeno erro histórico. No item "Atividades Industriais", é afirmado que "Aqui foram construídos os primeiros arados, sob influência dos sulistas americanos recém-chegados". Os primeiros relatos que eu conheço sobre o uso do arado datam de 1847 e o descrevem em uso na Fazenda Ibicaba, em Cordeirópolis (à época, em Limeira, cidade vizinha a Santa Bárbara D`Oeste. Seguindo esses relatos, o arado foi introduzido no país 18 anos antes da vinda dos primeiros imigrantes estado-unidenses e foi trazido, ao que tudo indica, pelos imigrantes suiço-alemães que chegaram para trabalhar na Ibicaba a partir de 1846.

É preciso tomar muito cuidado ao se afirmar que um evento foi o primeiro ou o único, pois precisamos de uma amostragem ampla para termos certeza desses dados.

DEsculpem a intromissão.

Abraços.

Mateus Rosada


  • Já corrigi o erro, obrigado por avisar. Fiz também outras mudanças na página acrescentando algumas informações e deixando-a mais organizada, espero que todos gostem. Heitor 17h09min de 5 de Agosto de 2007 (UTC)

Estação Cultural[editar código-fonte]

Bom tarde Parabéns a iniciativa de colocar muitas informações sobre a nossa querida cidade de Santa Bárbara d'Oeste, mas aponto uma substituição do texto na área da Cultura, sobre a Estação Cultural. Trabalho na Fundação Romi e anexo texto que fala sobre a Estação, que já esta em seu segundo ano de atividades culturais, atualizado pelo Historiador Antonio Carlos Angolini e a Historiadora Sandra Edilene de Souza e revisado pelo Superintendente da Fundação Romi. O texto atual esta com algumas informações desatualizadas, favor substituir o texto pelo texto abaixo.

Estação Cultural de Santa Bárbara

A antiga estação ferroviária paulista foi inaugurada em 14 de julho de 1917 e serviu à cidade até 1995. Com a desativação do ramal ferroviário, a estação entrou em um processo de degradação. No ano de 2007 a estação foi revitalizada e transformada em um centro cultural, com recursos da Fundação Romi e patrocínio das Indústrias Romi S A, através da Lei Rouanet, terminando com o aspecto decadente da área. A Estação Cultural conta com auditório com capacidade para 200 pessoas, palco, camarim e mezanino, que são utilizados para apresentações teatrais, musicais, oficinas de artes etc, conta também com um memorial sobre a ferrovia. Além da revitalização dos antigos edifícios, foi construído também um prédio anexo onde se encontra instalado um Café Lanchonete, mezanino para eventos, oficinas e exposições temáticas. Mais informações: www.estacaocultural.org.br

Obrigado Thiago Sabaini Fundação Romi (19)3499-1553 tsabaini@fundacaoromi.org.br

Aniversário[editar código-fonte]

Em: "Em Santa Bárbara d'Oeste, há apenas um feriado municipal, oito feriados nacionais e três pontos facultativos. O único feriado municipal é o dia da padroeira Santa Bárbara e do aniversário da cidade, em 4 de dezembro...." A última frase é aniversário do município, principalmente porque é "feriado municipal"...!!!

Na pagina esta apenas a mata atlantica como bioma da cidade, esta errado, segundo o IBGE o cerrado tambem compoem o municipio (eu como barbarense posso dizer que pelo menos 80% da area total)

Fonte: http://www.ibge.com.br/cidadesat/painel/painel.php?lang=&codmun=354580&search=sao-paulo%7Csanta-barbara-d%60oeste%7Cinfograficos:-dados-gerais-do-municipio