Discussão:Sobral da Adiça

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este texto "NOTAS HISTÓRICAS - A CIDADE ROMANA DE FINES" foi transcrito por mim a partir do BOLETIM DA JUNTA DE FREGUESIA de SOBRAL DA ADIÇA : Manuel Figueira Tiago Nunes (cana-verde)


Algures junto à via romana que ligava a antiga Serpa a Sevilha, muito próxima da fronteira entre as províncias da Lusitânia e da Bética, quase coincidente com a actual linha da raia, situou-se uma importante cidade chamada Fines ou Ad Fines. Da sua existência não restam quaisquer dúvidas dados os registos escritos que a comprovam mas a sua localização exacta tem suscitado algumas discussões nem sempre conclusivas. Do itinerário romano cujo pavimento era calcetado não podemos hoje indicar o traçado correcto pois os cerca de dois mil anos que passaram dariam para apagar quase totalmente os vestígios mais persistentes mas sabemos que atravessava a nossa freguesia onde existiam várias explorações agrícolas importantes dada a riqueza das águas e dos terrenos como se pode comprovar através da observação de abundantes sinais de ocupação romana em vários locais como a Carrasca, Borrazeiros, Touril, Coroada, Álamo, etc. Sobre o traçado do lanço viário romano que se dirigia a Sevilha e o ponto onde se erguia a cidade de Fines, escrevia em 1963 o arqueólogo Mário Saa defendendo a tese que esta se situava onde agora está o Sobral da Adiça. "A estrada de Sevilha segue da cidade da Rosa a Vale de Vargo, conforme a estrada municipal presente. Passa nos montes de Maria da Guarda e da Laje e à ermida arruinada de Santo Estêvão, junto à qual se viam, há poucos anos, pedaços de calçada antiga. Transpondo o lugar de Vale de Vargo, ascende a estrada aos planaltos do Pocinho do Mota e Fernão Teles, por entre olivais densos, vai em direcção à Portela do Álamo, depois de se juntar à modalidade de Antonino que é a que vem de Pias e Belmeque.


Distâncias: de Serpa à cidade da Rosa, ao pé da Horta da Alcaria, 5km. Daqui a Vale de Vargo:12,5km. Daqui à Portela do Álamo: 10km. Desta ao Castelete, à entrada do Sobral: 4km. Somando 31,5km, distância equivalente à que se sabia separar Serpa de Ad Fines."

Eu desejava saber se existe uma aldeia chamada Outeiro do Pocinho, que pertence a freguesia de Sobral da Adiça e ao concelho de Moura, agradecia se alguém podesse informar-me. Pode enviar-me um e-mail a este enderesso eletronico: lere@hotmail.fr Eu moro em França mas nasci nessa terra chamada Outeiro do Pocinho mas nao me lembro dela porque sai de là com os meus pais quando tinha 2 anos mas gostava de um dia poder visita-la. Um grande obrigado Joaquim