Discussão:Software livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Distribuição opcional[editar código-fonte]

Estava reforçando muito que não precisa distribuir se não quiser, quando este problema até nem acontece em muitas licenças de software livre (só na GPL). Mudei então pra explicar logo o conceito de Copyleft e coloquei de forma curta e direta que não precisa distribuir. Não é bom sermos tão repetitivos em textos mais técnicos ;).Bardo 01:18, 1 Ago 2004 (UTC)

É verdade, concordo com as alterações. Krishna, 03 Ago 2004

copyleft[editar código-fonte]

O conceito de copyleft fica um pouco confuso quando se fala de GPL

Não notei algo confuso onde o termo copy left é citado no texto. --J.C. Pandini (discussão) 16h33min de 28 de julho de 2017 (UTC)

"free speech" & "discurso livre"[editar código-fonte]

Não seria melhor como "liberdade de expressão" ? o termo "free speech" pra mim significa mais liberdade de expressão, do que discurso livre. O que acham ?

--Enderson 01:20, 29 Outubro 2005 (UTC)

Isto já foi corrigido. Não há mais a expressão "discurso livre" no texto. --J.C. Pandini (discussão) 16h14min de 28 de julho de 2017 (UTC)

Software Livre | Bom para quem?[editar código-fonte]

Como profissional de TI sei dos benefícios e da exelente proposta do software livre, mas o valor desta ainda não se fez valer para a massa , pois ainda vemos uma esmagadora maioria de usuário usando softwares proprietários. Não sei se vocês vão concordar comigo, mas acho intangível para usuários comuns o uso "facilitado" desse tipo de software. Ok, nem todos são complexo de se instalar, mas já ví muitos programas livres dificílimos de se instalar, quase impossível. Como minha avó, meu tio , meu pai (que são profissionais da área) são beneficiado diretamente por tais proposta ?

Abraço a todos, vamos debater!

JamW - Reynaldo de Souza Barros Junior

A questão não é a dificuldade de instalar, você pode usar umas distribuições como Debian, Ubuntu, Fedora ou SuSe, quem são distribuições que a meu ver estão mais do que prontas para usuários domésticos, e fáceis e tudo mais. O ponto está no acesso, hoje se quermos possibilitar o acesso a informática e informação a classes mais baixas, com computadores de R$ 1400, como podemos aceitar que software proprietários sejam cobrados nos preços que são cobrados ? Além do mais, quando se compra um software, ele não é seu, e sim você paga, caro por sinal, somente pelo direito de usá-lo. A liberdade do software está no fato de poder usá-lo, distribuí-lo, e compreedê-lo. Com software proprietário você paga, e ainda assim não tem este direito. Facilidade é uma coisa que está fora da discussão da liberdade.

Daí de pergunto, quantos destes usuários da "massa" como você fala, tem cópias legais dos software proprietários que eles usam? Do que vale usar um software fácil sendo pirata ?

--Enderson 00:42, 14 Novembro 2005 (UTC)

Desculpe mas, não concordo com esse argumento.

  1. Indiretamente, as pessoas comuns já se beneficiam do Software Livre. Qual serviço de email que não utiliza o qmail, qual implementação de TCP/IP que não se baseia no FreeBSD, e assim por diante. A exploração comercial do Software veio bem depois de suas distribuições livres.
  2. Alguns anos atrás, os Softwares comerciais eram mais difícies de se utilizar que os Softwares Livres reclamados, mas nem por isso eles não possuiam valor. Nem por isso, eles tinham menos valor.

--Rlopes 14:37, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Parece verdade que alguns fornecedores de software estejam mudando a "postura", mesmo que, tão pouco a ideologia. Entro nessa discussão sobre software livre e acessibilidade com uma simples pergunta para se possível uma simples resposta: Onde estão os softwares livres que vão revolucionar nossas vidas?...e o S.O. livre?... será que roda num 256/40G?...rs isso porque tenho. Parace muita fumaça e pouco fogo. Incendeia aí!. Abraço a todos. Chicosombracao (discussão) 20h44min de 26 de Junho de 2008 (UTC)

Link errado[editar código-fonte]

O link da página Open_source em inglês para a mesma página em português está apontando para cá...Azraell Zanella 23:51, 18 Janeiro 2006 (UTC)

Chequei e isto já foi corrigido. A página em inglês está apontando para a página em português Código Aberto. --J.C. Pandini (discussão) 16h16min de 28 de julho de 2017 (UTC)

---link de software--- tem o link do software Kino que redireciona para o pagina da banda Kino...

Não existe mais a palavra Kino no texto. --J.C. Pandini (discussão) 16h16min de 28 de julho de 2017 (UTC)

Todo Open Source é Software Livre?[editar código-fonte]

Na parte: "Ideologia: as diferenças entre Software Livre e Código Aberto"

No parágrafo: As definições "oficiais" de software livre e de código aberto são ligeiramente diferentes, com a definição de software livre sendo geralmente considerada mais rigorosa, mas as licenças de código aberto que não são consideradas licenças de software livre são geralmente obscuras, então na prática todo software de código aberto é também software livre.

Eu discordo dessa afirmação, um software livre pode ser Open Source e não ser livre. Mas um Software Livre é na prática Open Source. Porque o Software Livre é mais específico do que o Open Source. O mais genérico engloba o mais específico e não o contrário.

Andre Almeida o comentário precedente não foi assinado por 201.72.100.168 (discussão • contrib.) 11h10min de 16 de Abril de 2008 (UTC)

De acordo com a definição da OSI, todo Código Aberto é Livre. O problema é que muita não se refere à definição da OSI quando diz "código aberto". Eu concordo que nem todo software que permite algum tipo de acesso ao código fonte é livre, mas o texto se refere à definição da OSI (portanto está certo). Sugiro que isso seja mais bem explicado no texto para evitar esse tipo de má interpretação. --Prof. Bruno (discussão) 17h45min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)
To vendo que o povo aqui tá mais perdido do que cego em tiroteio. Software livre é diferente de open source que é diferente de domínio publico. Software livre tem que ter as 5 liberdades, open source só o código tem que ter liberdade de acesso e nenhuma outra liberdade é assegurada (posso restringir o uso por exemplo), domínio publico eu posso recopilar e liberar o software sobre outro tipo de licença por exemplo copyrigth. Marcus (discussão) 20h04min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)
Marcus, é muito fácil chegar e falar que os outros estão perdidos. Talvez você queira apontar o que é que existe nas quatro (são 4 e não 5 como você mencionou) liberdades de software livre que não existe na definição de código aberto da OSI (estamos falando da definição da OSI e não da sua definição). --Prof. Bruno (discussão) 15h54min de 4 de Agosto de 2008 (UTC)
Sim, o Bruno está correto. Para todos os efeitos práticos free software e open source são a mesma coisa. O costume em português é usar a expressão software livre como tradução para os dois termos em inglês. A página explica bem a questão. --Fabio Kon (discussão) 13h15min de 18 de Janeiro de 2012 (UTC)

Algumas restrições[editar código-fonte]

Atualmente lê-se uma definição incorreta:

 Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation
 é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado,
 modificado e redistribuído com algumas restrições.

Acontece que essa descrição é inconsistente com a da FSF. Software livre não precisa ter absolutamente nenhuma restrição. Pra ser mais claro, um exemplo: qualquer software em domínio público (que não tem restrições por direito autoral) é software livre, segundo a FSF.

A questão da restrição existe apenas no caso de licença com copyleft. o comentário precedente não foi assinado por 200.141.20.206 (discussão • contrib.) 11h10min de 16 de Abril de 2008 (UTC)

Reestruturação da página[editar código-fonte]

Oi gente, eu (--Fabio.kon (discussão) 13h20min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)) e um grupo de 15 alunos de doutorado da USP/UTFPR resolvemos dar uma boa melhorada nessa página incluindo mais informações e atualizando-a. Para tanto, achamos que a estrutura geral atual está um pouco ruim e que precisamos refatorá-la antes de incluir o novo material.

Como a página ficaria grande demais, resolvemos também, criar algumas sub-páginas. Por exemplo, ao invés de incluir aqui o histórico do software livre, vamos criar uma página só para isso e linkar a partir daqui.

A nossa ideia de organização é a seguinte:

  • O que é software livre [andreschwerz, Alkawamo, liberato09]
    • definição da FSF [andreschwerz, Alkawamo, liberato09]
    • definição da OSI [andreschwerz, Alkawamo, liberato09]
  • Histórico do Software Livre (aqui apenas um pequeno resumo com link para uma página específica) [Fpereirajr, Alessandro.kraemer, Wpreviero]
  • Principais projetos de SL
    • Linux [frankhelbert, luizarthur, Rodrigo Campiolo] -> página Linux (núcleo) -> reestruturação
    • Apache HTTPd [lgvalent, rogerio.rag, markos.silvano]
    • Eclipse [lgvalent, rogerio.rag, markos.silvano]
    • Mozilla Firefox [lgvalent, rogerio.rag, markos.silvano]
  • Tipos de licença de software livre (aqui apenas um pequeno resumo com link para uma página específica que já existe e será melhorada)[ipolato, igorsteinmacher, Igorwiese]
  • Modelos de negócio com SL (aqui apenas um pequeno resumo com link para uma página específica)[andreschwerz, Alkawamo, liberato09]
  • Principais entidades ligadas ao SL [lgvalent, rogerio.rag, markos.silvano]
  • Impacto do SL na Indústria de TI (talvez aqui apenas um pequeno resumo com link para uma página específica) [andreschwerz, Alkawamo, liberato09]
  • Software livre nos governos (aqui apenas um pequeno resumo com link para uma página específica que já existe e será melhorada) [Fpereirajr, Alessandro.kraemer, Wpreviero]
  • Principais eventos de SL [ipolato, igorsteinmacher, Igorwiese]
    • Eventos da comunidade e indústria
    • Eventos acadêmicos e científicos
  • Pesquisa científica e tecnológica em software livre
  • Cursos e material didático
  • Desenvolvimento de Software Livre (aqui apenas um pequeno resumo com link para uma página específica) [ipolato, igorsteinmacher, Igorwiese]
  • Indivíduos [andreschwerz, Alkawamo, liberato09]

Precisa também melhorar as referências, links externos e as duas caixas da base da página.

A ajuda de vocês será muito bem vinda! Qualquer coisa, é só me perguntar. !Silent (discussão) 15h39min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)

Finalização da Reestruturação[editar código-fonte]

A reestruturação da página foi praticamente completada em 10/fevereiro. Falta apenas alguns ajustes finais que estamos fazendo.

Infelizmente, o trabalho foi enormemente dificultado pelo editor da página que apagava todas as nossas contribuições sem motivo aparente e sem incluir nenhuma justificativa sobre por que ele estava jogando nosso trabalho no lixo... Mas, apesar dele, acho que vamos conseguir.

não consigo de ver os videos[editar código-fonte]

Não estou a pesar nada Querem francês (discussão) 14h57min de 14 de janeiro de 2015 (UTC)

não estou conseguir abrir os videos[editar código-fonte]

Não estou apesar nada Querem francês (discussão) 14h58min de 14 de janeiro de 2015 (UTC)