Discussão:Substantivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Definição Inconsistente e Inaplicável[editar código-fonte]

O conceito de nome proposto está inconsistente e não é aplicável. Atualmente, desenvolvedores de software, linguistas na academia, assim como professores e alunos precisam de categorias aplicáveis de unidades linguísticas, úteis para o entendimento de fenômenos linguísticos tanto enquanto receptores e emissores de mensagens quanto enquanto analisadores das mesmas. Eis a definição atual:

Definição Original Problemas
O substantivo ou nome é uma classe de palavras variável Não se trata de uma classe de palavras, mas sim de classe de termos. Nomes próprios não são variáveis em português. Nem todo nome é substantivo. Falta concordância entre "palavras" e “variável”.
com que se designam ou se nomeiam os seres em geral Mal explicado.
ou são as palavras variáveis com que se designam os seres (pessoas, animais e coisas). Não são sempre variáveis.
O substantivo é a palavra que serve, de modo primário, de núcleo de sujeito, do objeto direto, do objeto indireto e do agente da passiva. Errado em caso de elipse.
Qualquer palavra de outra classe que desempenhe uma dessas funções equivalerá, forçosamente, a um substantivo[1]. Errado em caso de elipse.
Em português, o substantivo pode ser flexionado em gênero, número e grau.[2][3] Errado. Não existe "flexão" de gênero em substantivo. Trata-se de derivação.
Em outros idiomas pode haver outras flexões, como a de caso gramatical. Sim.

Sugiro que substituamos a definição acima pela seguinte:

Os nomes que damos às coisas materiais (pessoas, animais e objetos) e abstratas (peso, velocidade, ética) são tipicamente usados no português quando nos referimos a essas coisas. Por exemplo, os nomes o Brasil e os Estados Unidos são usados quando nos referirmos a esses dois países como nas frases abaixo:

# O Brasil foi declarado independente no dia 7 de setembro.
# Os Estados Unidos foram declarados independentes no dia 4 de julho.

Um nome pode ser próprio a um ser, o qual ficou conhecido assim, ou comum a todos os seres que pertencem à mesma categoria. Veja os exemplos abaixo onde o nome o país é usado para nos referirmos tanto ao Brasil quanto aos Estados Unidos.

# O Brasil foi declarado independente no dia 7 de setembro.
# O país foi declarado independente no dia 7 de setembro.

# Os Estados Unidos foram declarados independentes no dia 4 de julho.
# O país foi declarado independente no dia 4 de julho.

Gênero Os falantes de português categorizam os seres humanos em homens e mulheres (gênero) independentemente de essa categoria ser relevante para a atividade em questão. Isso se deve ao fato de haver nomes comuns distintos para homens e mulheres (ex. o aluno e a aluna) e não haver um nome comum que se aplique tanto a homens quanto a mulheres. Recentemente, nomes comuns terminados em e como o presidente e a presidente se contrapõem a nomes comuns terminados em o e a como o presidento e a presidenta em notas oficiais de dirigentes partidários, comunicados de políticos, e mensagens de apoio e oposição a políticos por cidadãos. Nota-se também o surgimento do sufixo e na criação de nomens comuns que se apliquem a tanto homens quanto mulheres como no nome comum amigues que se opõe a amigos e amigas, o qual é usado por muitos no Twitter e no Youtube.
 
Número Os nomes comuns de coisas materiais se dividem em nomes de substância como (ouro, água, ar) e nomes de seres (a mina, a fonte, a passagem). As substâncias são quantificáveis somente em volume, massa e peso, já os seres são bem delimitados e, por isso, contáveis. Devido a esse motivo, somente os nomes comuns de seres variam quanto ao número de seres representados. Daí, falamos sobre uma mina de ouro ou duas minas de ouro, mas não falamos sobre um ouro ou dois ouros uma vez que ouro não é contável.
 
Outros Em português, um nome pode ser alterado segundo outros critérios como o apreço do falante pelo ser representado (a mulher, a mulherzinha, o mulheraço), o humor do falante (coisa nenhuma, coisíssima nenhuma), entre outros [2][3]. Em outros idiomas pode haver outras alterações, como as alterações dos nomes segundo o papel que as coisas exercem no evento ou estado representado (caso nominal).

Peço autorização para substituir a introdução. Daniel Couto Vale (discussão) 15h02min de 3 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]

Está faltando coisa aí[editar código-fonte]

--O ec (discussão) 13h32min de 24 de setembro de 2011 (UTC)[responder]