Discussão:Tarsila do Amaral/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Observar o aviso do site oficial a respeito de imagens dessa artista: Tarsila do Amaral, direito de imagem. Scott MacLean 08:46, 15 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

Retirado trecho do artigo, por suspeitas de VDA, em: [http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:201.29.230.56 ] -- Lijealso msg 20:17, 6 Outubro 2005 (UTC)

Luiz Martins[editar código-fonte]

Retirei o sinal de hyperlink no nome de Luiz Martins, pq remetia a um homônimo. Não há verbete para esse escritor (seria ótimo q houvese..)

--Betty VH (discussão) 14h48min de 5 de agosto de 2012 (UTC)

"bordar" em francês?[editar código-fonte]

Não sendo falante nativo de português, o que é que significa isto? Bordar não é um tipo de trabalhar com agulha e fio?? 85.246.33.91 (discussão) 09h30min de 2 de setembro de 2017 (UTC)

Sim, ela aprendeu a ler, escrever, bordar.... As meninas aprendiam isso. E aprendeu francês. Não aprendeu a "bordar em francês". Betty VH (discussão) 03h23min de 8 de janeiro de 2022 (UTC)

Data de nascimento[editar código-fonte]

Esta data, 1886, não pode estar certa! Se fosse verdade, Tarsila teria quase 40 anos na Semana de 22! Mas não, ela tinha muito menos, era uma jovem contestadora!

Vejo que a referência é uma publicação estrangeira. Está errada. Vou procurar referências confiáveis. Betty VH (discussão) 03h20min de 8 de janeiro de 2022 (UTC)

@Betty VH A data está correta e referenciada. Chronus (discussão) 01h38min de 24 de janeiro de 2022 (UTC)
Eu sei que está "referenciada", mas não está correta! Isso acontece muito. UMA única referência errada é suficiente para melar um monte de publicações, que se apoiam umas nas outras, reproduzindo o erro. Me lembro de isso ter ocorrido, por exemplo, no Martelo Agalopado, aqui. Havia um erro sério. Verificava-se que todas as referências citadas tinham como referência... a Wikipedia. Demorou, mas consegui comprovar a veracidade das informações veras... Abraço aí. Betty VH (discussão) 06h57min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)

"Minha fonte" não existe Chronus. Estou me baseando no que se sabe sobre ela de concreto. A atuação na Semana de Arte Moderna, os estudos na França, o casamento com Oswald. Ela era jovem em 22. Foi estudar na França bem mocinha. Casou-se com Oswald e não era mais velha que ele. Oswald nasceu em 1890. Se Tarsila tivesse 4 anos a mais que ele, saberíamos. Betty VH (discussão) 21h19min de 30 de janeiro de 2022 (UTC)

Na entrevista a Leo Gilson Ribeiro, de 23 de fevereiro de 1972 (aliás, interessantíssima), publicada pela revista Veja em 23 de fevereiro de 1972 (Edição 181), Tarsila estava com 75 anos. É só fazer as contas.
Outra:
https://www.sabedoriaecia.com.br/artes/tarsila-do-amaral-veja-15-curiosidades-muito-interessantes-sobre-a-pintora/
("Tarsila do Amaral nasceu na cidade paulista de Capivari, região de Piracicaba, em 01 de setembro de 1896, e morreu em São Paulo em 17 de janeiro de 1973.") Betty VH (discussão) 07h21min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)
@Betty VH Sua fonte é o site "sabedoriaecia"?! É sério isso? Chronus (discussão) 18h46min de 29 de janeiro de 2022 (UTC)
Chronus, fiquei esperando encontrar a informação correta numa fonte incontestável.
(achando muito estranho que a data que consta atualmente, vinda de uma PUBLICAÇÃO ESTRANGEIRA, tenha sido aceita sem qualquer questionamento -- enquanto que argumentos lógicos, com base na cronologia factual e reconhecida dos eventos, e uma entrevista em revista nacional, sejam considerados desprezíveis)
A data que consta atualmente está CLARAMENTE equivocada: é incompatível com tudo o que se sabe sobre a vida de Tarsila, mas talvez as pessoas que fizeram o artigo não saibam/soubessem nada sobre ela, exceto o que todo brasileiro sabe: que pintou o Abaporu.
Pois, afinal, não tem lógica a afirmação de que Tarsila tenha/tivesse nascido em 1886: se fosse assim, seria uma senhora de 36 anos em 1922, em vez de ser uma jovenzinha revolucionária, como sabemos que foi.
Oswald nasceu em 1890, então, se essa data de 1886 fosse real, Tarsila seria mais velha do que ele quatro anos! Isso teria sido comentado em publicações da época. Era raro mulheres casadas com homens mais novos, no começo do século XX (se bem que conheço uns casais assim... mas, quando acontecia, isso era mencionado). O fato de nenhuma publicação da época dizer que "Tarsila era mais velha do que ele" pode parecer irrelevante para quem não nasceu com antenas, mas para pesquisadores antenados isso significa que ela NÃO era mais velha do que ele. Às vezes o que não está escrito em lugar nenhum tem um significado. Mas é preciso ter antenas para perceber isso: o significado da ausência de uma informação.
Só que provavelmente quem colaborou com este artigo na Wikipedia nunca leu uma "publicação da época". Se baseou só em informações recentes. Muitas delas fake.
Acontece muito isso, na Wikipedia. Alguém põe aqui uma informação errada, centenas de sites reproduzem o erro. Aí alguém marca "carece de fontes", e a pessoa que pôs a info errada vai procurar uma fonte. E ACHA! (claro....)... Só que essas "fontes" beberam da própria Wikipedia!! É um círculo vicioso, um ouroboros.
Aí, quando alguém que CONHECE o assunto contesta, respondem que a info errada está "em todos os sites"... (Claro que está!! Copiaram daqui!), em vez de parar e pensar na lógica da argumentação. Mas, até hoje, toda vez que "pararam para pensar na lógica da contestação" constataram a propriedade da divergência. Propriedade no sentido de divergência "apropriada", e apropriada no sentido de "adequada". Isso já me aconteceu em correções feitas na pt-wiki e na en-wiki.
Enfim: estou trazendo agora a data que consta na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de autoria de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, publicada em 2001, edição conjunta da editora Global com a Fundação Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Letras.
Suponho que sirva, né???
Segunda edição, revista, ampliada, atualizada e ilustrada sob a coordenação de Graça Coutinho e Rita Moutinho.
Felizmente, Tarsila não foi apenas pintora, ou não teria aparecido nessa enciclopédia.
Lá, no volume I, página 217, aparece a data de 1 de setembro de 1897 para o nascimento de "Amaral, Tarsila de". Além de outras informações. Como fontes para as informações desse verbete, estão "Coutinho Brasil, I, 58; Melo, Paul, 46 e Meneses, Dic, 40". Em que "Melo, Paul" indica Dicionário de autores paulistas, de MELO, Luis Correa de", 1954; "Coutinho Brasil" significa Brasil e brasileiros de hoje, de COUTINHO, Afrânio, 1961; e "Meneses, Dic" indica Dicionário Literário Brasileiro, de MENESES, Raimundo de, 1978.
O verbete está logo antes de "Amaral, Têmis Alves Ribeiro do" e logo depois de "Amaral, Rubens do".
Será que é suficiente???
Fotografei a página e o verbete. Eu enviaria as fotos, se tivesse como, mas não creio que seja o caso de incluir essas imagens no Commons. Betty VH (discussão) 03h41min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)
@Betty VH O que significa isso? Você acha que está algum tipo de blog pessoal onde pode ficar divagando sobre o que quer que seja? Isso é uma enciclopédia, portanto um espaço sério e que deve ser tratado como tal. Não há nenhuma "vontade irracional de estar certo a qualquer custo". Eu apenas exiji que você citasse fontes confiáveis, assim como exije nossa política de verificabilidade. A regra é clara e objetiva. Uma rápida pesquisa no Google resolveria isso e sem nenhuma necessidade de todo esse textão e sem "foto de página de enciclopédia impressa dos anos 1960", rs. Chronus (discussão) 05h16min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)
A enciclopédia em questão, muito abrangente, é de 2001. Não existe nenhuma outra mais recente.
Uma "rápida pesquisa no Google" NÃO resolve isso!! Todas as referências no Google dão a data de 1886, com base... na Wikipedia, claro... ;)
Mas, evidentemente, se a pessoa nasceu em 1897, enciclopédias de 1960, 1942, 1955, teriam a data correta. Só as publicações recentes estão erradas. Por culpa do "artigo" da Wikipedia. Betty VH (discussão) 05h43min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)
@Betty VH Ah sim, até a Enciclopédia Britânica está errada 'por causa da Wikipédia'. Ora, faça-me o favor. Chronus (discussão) 05h49min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

Acervos jornalísticos[editar código-fonte]

Comentário Pesquisando em notícias de 18 de janeiro de 1973 em acervos encontrei comprovação para outra data: 1890, conforme Folha de S. Paulo, que diz que "nasceu em Capivari em 1890" e teria 82 anos. Mesma coisa no Estado de S. Paulo. (Estou tentando procurar em mais acervos, mas muitos deles simplesmente não citam data de nascimento). Skyshifter disc. 06h01min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

O jornal O Globo já confirma a data de 1886. Na edição de 19 de Fevereiro de 1997, Segundo Caderno, página 10 [1] afirma que ela nasceu em 1886. Na edição de 18 de Janeiro de 1973, Geral, página 15 [2], sobre o enterro de Tarsila: é dito: "Os amigos sabiam que a 'Musa dos 22' estava com 86 anos, mas ela nunca revelava a idade". Se ela tinha 86 anos em 1973, isso confirma um ano de nascimento de 1886 ou 1887. Eu acho que o mais correto aqui é explicar que Tarsila não revelava a idade e existe essa controvérsia quanto a sua data de nascimento. Skyshifter disc. 06h15min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)
Em 1997 o Estado S. Paulo publicou a matéria "Anita Malfatti gostava de reduzir idade", que diz: "Anita Malfatti, como também fez Tarsila do Amaral, que era de 1886, 'engoliu' sete anos do seu registro de nascimento". Somando isso com a fonte do O Globo acima, acho difícil contestar o ano de nascimento de 1886. Ainda assim, continuarei procurando para ver se encontro mais informações relevantes. Skyshifter disc. 06h24min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)
Também podemos apenas ler o artigo e ir pela lógica. O artigo afirma com fontes que "Ao chegar da Europa, em 1906, casou-se com o médico André Teixeira Pinto." Se ela tivesse nascido em 1896 ela teria se casado aos 10 anos, o que é um pouco absurdo. Skyshifter disc. 06h38min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

Em qual Encyclopædia Britannica você encontrou Tarsila, Chronus? Tenho DUAS aqui, completas... e o nome dela não consta de nenhuma. Betty VH (discussão) 09h10min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

@Betty VH Você não sabe acessar links? É só clicar. Chronus (discussão) 09h47min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

Ok, meninos. Acessei a certidão de nascimento. Não é 1886 nem 1897. É 1894. Só não sei se é possível pôr no Commons. Betty VH (discussão) 00h02min de 21 de fevereiro de 2022 (UTC)

.... Esquece! Essa certidão foi feita pela própria Tarsila em 1936. Pode estar errada. Betty VH (discussão) 04h51min de 21 de fevereiro de 2022 (UTC)

Alguém pode colocar os outros maridos dela? Ela e Oswald se divorciaram depois que ele a traiu com Pagù, mas ela já tinha sido casada com o primo, André Teixeira Pinto. Depois de Oswald e de Osório, com quem ela só namorou, ela passou mais de vinte anos com o Luís Martins. TheUnknownPenguin (discussão) 12h31min de 20 de setembro de 2022 (UTC)

erro data de pintura[editar código-fonte]

"Representativa desse período é a pintura Segunda Classe (1931)"

a pintura foi feita em 1933, tá até escrito em "obras", mas tem gente que não lê e pode colocar alguma informação errada em algum trabalho, etc Random Anne (discussão) 23h15min de 28 de março de 2023 (UTC)