Discussão:Teísmo agnóstico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sugiro a fusão deste artigo com o Ateísmo agnóstico. Os textos são muito semelhantes. Alenônimo 03:13, 28 Setembro 2006 (UTC)

Fusão? Semelhança?[editar código-fonte]

Há realmente uma semelhança entre os artigos e seus respectivos vocábulos, no entanto, não se deixem confundir, a diferença prática entre eles é imensurável.

  • Também discordo da fusão. Mesmo que sejam muito semelhantes, são posições filosóficas distintas. --Stéfano msg 12:42, 26 Maio 2007 (UTC)

Agnóstico significa, essencialmente, sem conhecimento. Podemos, então, deduzir que, surgindo o conhecimento, desaparece o agnosticismo. Seria cabível, então, admitir que o agnóstico não deseja obter o conhecimento para não desaparecer? Creio que não, pois também fui um ferrenho agnóstico e sempre procurei o conhecimento, obviamente através do único meio disponível: a racionalidade. Todavia, a minha busca pelo conhecimento foi rigorosamente individual, sem filiação a quaisquer instituições de quaisquer naturezas, sem preconceitos e sem ataques aos crentes ou descrentes. Apenas observava o comércio que se instala ao redor de muitas instituições que se apresentam como detentoras e fontes do conhecimento. Nessa trajetória, fui encontrado pelo conhecimento e morreu o agnóstico, nascendo um Cristão rigorosamente independente. Esse conhecimento está disponível, gratuitamente, a quem interessar possa, resumido no título "O Caminho Para o Tudo", postado no site do "Recanto das Letras" no formato de e-book. Essa é a minha contribuição. § comentário não assinado de 189.29.163.144 (discussão • contrib)