Discussão:Teocracia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Israel nunca foi e não é um Estado teocrático - é um Estado secular de natureza constitucional. Vou apagar esse trecho que afirma Israel ser um Estado teocrático. Jonas Mur 19:56 (UTC); 10 de janeiro de 2007

No artigo:
"Um exemplo presente de Estado teocrático é o Irã, onde vigora o regime dos aiatolás, que são, simultaneamente, sacerdotes e governantes e sustentam, como objetivo central, a destruição do mundo ocidental por meio de atos terroristas estimulados pelo fanatismo religioso."
Me parece preconceituoso, generalista e imparcial. Marquei o trecho, colocando-o em itálico entre aspas, e o artigo como imparcial.
X spager 18h48min de 7 de Setembro de 2007 (UTC)

Ícaro foi um personagem da mitologia grega ele criou asas de cera para poder escapar de uma ilha caiu no mar porque chegou muito perto do sol a as asas derreteram


Justificativas das edições que podem sucitar discução 29/07/09[editar código-fonte]

1º parágrafo
Maior abrangência e retirada de juízo de valor "se consideram representantes de Deus na Terra".
3ºparágrafo
Onde se lia "monarquia e república", lê-se "estados laicos" => Há monarquias e repúblicas teocáticas, vide monarquia dos Emirados Árabes e república do Irã. De modo que "república" e "monarquia" não deve ser apresentado como antônimos de "teocracia", como estava no texto anterior.
O texto anterior nomeava a teocracia como característica típica do Islã e a não-teocracia como característica do Ocidente. Relativizei esta informação lembrando que esta é uma condição contemporânea, que já foi diferente em outras épocas.

Pesquisa inédita? WP:NPI[editar código-fonte]

O artigo como um todo aponta uma visão peculiar sobre o termo teocracia, que me parece inclusive bem distante da percepção comum (como ao afirmar categoricamente que as monarquias medievais não eram teocracia, quando me parece que o consenso entende que o termo abrange, sim, tais modelos de governo [1] [2]).
Não há nenhuma fonte, nem primária menos ainda secundária. Acho que este verbete deveria ter uma artigo mais vasto e wikipedificado, dada a sua importância histórica, geopolítica, cultural...
Optei por deixar o grosso como está, mais tarde vou dar uma folheada no Google Scholar para revisar o tema e aí trago fontes e alterações, possivelmente traduzindo seções dos artigos da anglopedia e da espanipedia que estão mais completos e imparciais, e inserindo fontes.
Van dijck (discussão) 14h41min de 29 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Definição de teocracia[editar código-fonte]

O artigo, logo na introdução, define "teocracia" como "o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de alguma religião".

No entanto, grande parte das definições que tenho lido (incluindo neste fonte referida no artigo) é que teocracia é o regime em que poder é exercido pelos dirigentes religiosos - é que não é a mesma coisa (podemos ter perfeitamente um país em que o poder não é exercido pelos religiosos, mas em que as leis seguem as normas religiosas, como as monarquias da Arábia).--MiguelMadeira (discussão) 14h57min de 15 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Definição aqui vai contra a do Dicionário Aurélio[editar código-fonte]

A Definição de Teocracia transcrita no dicionário Aurélio é: Forma de Governo em que a autoridade emanada dos Deuses ou de um Deus, é exercida pelos seus representantes na Terra. Isso significa dizer que apenas no Israel antigo existiu uma verdadeira Teocracia, visto que hoje o Cristianismo possui vários representantes de religiões diferentes e um artigo enciclopédico não tem a função de indentiicar a religião verdadeira ou sequer se há realmente uma verdadeira. Teocracia não está relacionada a legislações humanas e sim divinas.