Discussão:Teoria da recapitulação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de novembro de 2021 de Ricardo L1ma no tópico Texto não está imparcial

Texto não está imparcial[editar código-fonte]

Sugiro, e assim farei, a troca pela versão do verbete Recapitulation Theory. O verbete Teoria da recapitulação como se encontra, está permeado de deturpações, quote mining, argumento do espantalho, ad hominem e apelo à ignorância. Vejamos...

  • Argumento do espantalho - substitui tudo por uma versão distorcida que não representa o que defende a teoria.

Ao longo da história a ciência foi, e ainda é, inúmeras vezes utilizada para justificar comportamentos humanos, o darwinismo social é um exemplo dessa aplicação. Em algumas situações esse tipo de interpretação levou a tomada de atitudes preconceituosas e hediondas por parte da população e de alguns governantes. Haeckel utilizava sua teoria como uma forma de confrontar a superioridade da nobresa e a sua crença na imortalidade da alma. O fato de todos passarmos por um estágio de peixe deveria nivelar os homens em uma mesma categoria, e a alma não teria lugar na condição embrionária.  ??????

Tenta distorcer dados para associar a proposição com com atitudes preconceituosas e hediondas.

  • Ad hominem - tenta invalidar a proposição com uma crítica ao ato do autor com os desenhos e não ao conteúdo.

Os biólogos e os morfologistas já demonstraram que não existe uma correspondência elemento a elemento entre a filogenia e a ontogenia, de forma que a recapitulação atualmente não é vista como uma lei. Outro ponto que vale ressaltar é que os desenhos de Ernst Haeckel foram forjados. Embora não seja correta uma forma de recapitulação, muitos biólogos continuam a explorá-la e a considerá-la em seus estudos.

Os desenhos não foram forjados e, mesmo que fossem, isso não invalidaria a teoria.

  • Apelo à ignorância - tenta provar que algo é falso ou verdadeiro a partir de uma ignorância anterior sobre o assunto.

Em seu livro “Darwin e os grandes enigmas da vida” Stephen Jay Gould dedica um capítulo para a analisar a utilização da teoria da recapitulação como argumento racista e comenta : “Os negros são inferiores, diz-nos Brinton, porque retêm traços juvenis. Os negros são inferiores, defende Bolk, porque se desenvolveram para além dos traços que os brancos conservam. Duvido que alguém conseguisse elaborar dois argumentos mais contraditórios para apoiar uma mesma opinião.” ??????

Esta era uma discussão técnica e a teoria não foi usada aqui para corroborar racismo.


Enfim, eu poderia listar cerca de 70 problemas envolvendo imparcialidade nesse texto e ainda nem mencionei a carência de fontes. Considerando que reciclar o texto seria perder tempo, pois o verbete Recapitulation Theory está de acordo com a realidade dos fatos e apresenta o conteúdo com imparcialidade, vou traduzi-lo. Ricardo L1ma 12h01min de 27 de novembro de 2021 (UTC)Responder