Discussão:Tomate

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 24 de janeiro de 2013 de Van Dijck no tópico Fruta e Legume

Se o tomate veio do novo mundo, como é que o texto fala que só foi consumido pelos europeus a partir do século XIII? Os europeus só chegaram ao novo mundo no século XV...

Com inteira razão o autor da observação. Ocorreu aí um pequeno erro de digitção capaz de gerar um enorme erro de história. Trata-se do "Século XVIII"(dezoito) .--RubensL 00:25, 25 Jan 2005 (UTC)

Eu já mudei o artigo, baseado na wiki inglesa, donde me pareceu que o artigo tinha sido traduzido e onde referia o século XIX. Paulo Juntas 00:31, 25 Jan 2005 (UTC)

Fica bem assim, a data é genérica e controversa - Guy Anequin Edditions Famot- Genève- 1977 diz que na Espanha do século XVII haviam lavouras de tomates.--RubensL 20:49, 26 Jan 2005 (UTC)

Tomate é uma fruta[editar código-fonte]

Obs: eu falo brasileiro, não português.

Logo na introdução do artigo tomate, é dito que embora chamado de fruta, o tomate é uma verdura. O autor se confundiu. Acontece que o tomate é conhecido popularmente como um legume. Mas, na verdade, ele é uma FRUTA! Isso mesmo: tomate é uma fruta que é conhecida como um legume. Por isso mesmo, é um dos vegetais que causa mais dificuldade em sua classificação. Estas páginas informam sobre o tema:

http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=676
http://www.knorr.com.br/Dicas/Dicas.aspx?idSubGrupo=23
http://www.soscozinha.com.br/dicas/dicas_descricao.asp?Codigo=4

Uma página em especial: http://www.unerj.br/projetos_pedagogia/ead/novo/20032/pedagogia/informatica/historias/rel.html -- aflm 21:49, 2 Novembro 2005 (UTC)

Está dito no texto que o tomate é uma monocotiledônea, isto é incorreto, o tomate é uma dicotiledônea.

Alem disso o nome científico do tomate está Incorreto o nome Correto é Lycopersicon esculentum

--- Acho que não é bem assim. Fruto e fruta são coisas diferentes, apenas parcialmente relacioandas. Fruto é um termo biológico e fruta é um termo popular e nem sempre eles se sobrepõem. Uma fruta pode ser um fruto, mas pode ser também um pseudofruto. Quando você vai comer um morango, não precisa ser pedante dizer que vai comer um pseudofruto. Basta dizer fruta, porque essa é uma palavra que não se atém à classificação biológica, e sim à percepção popular do conceito de fruta. Também acontece de um fruto não ser uma fruta. Por exemplo, a roseira dá frutos, mas você já viu alguém chamá-lo de fruta? O mesmo vale pra tomate. Ele é um fruto, mas nunca seria colocado numa salada de frutas. Yuu (discussão) 06h24min de 19 de setembro de 2010 (UTC)Responder

  • Perfeita explicação, apenas gostaria de acrescentar à fala do Yuu que, assim como o tomate, a beringela, o jiló, o quiabo, a abóbora e abobrinha também são frutos. E que assim como o morango, o abacaxi, a jaca, a amora, o caju, a maçã e a pera não são frutos. Mas todos estes últimos são frutas e nenhum dos dois primeiros é fruta. Como bem explicou o Yuu o que ocorre é uma confusão entre os termos frutA que é uma palavra para se referir a um tipo de alimento e a palavra frutO que é uma palavra de uso científico para se referir a estruturas específicas da angiosperma. FRUTA e FRUTO formam o que se chama em língua portuguesa de parônimos, palavras parecidas com significados distintos: fruta é uma palavra para ser usada no cotexto da feira livre e da culinária, fruto é uma palavra para ser usada nos laboratórios de botânica e nos livros didáticos de biologia. Irei editar o trecho visto que a ressalva quanto a tomate ser ou não legume não é procedente. Van Dijck (discussão) 01h41min de 24 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

Fruta e Legume[editar código-fonte]

Como a própria definição da wikipedia afirma (juntamente com os dicionários de português), LEGUME é sinônimo de HORTALIÇA. Portanto, não diz respeito à parte da planta, mas sim de onde ela é proveniente. Sendo assim, sabendo que tomates podem ser cultivados em hortas, entendo que o tomate é, simultaneamente, fruto e legume. Correto?

Eduardo R Waghabi (ewaghabi@gmail.com)

Não! Tomate é um fruto, se você plantar rosa na horta (e plantam!!) ela não passa a ser legume é flor. Horta pode ter (e muitas) alguns tipos de frutas, abacaxi p. ex., e nem por isso abacaxi é legume, correto? A maioria da plantação de tomates é em larga escala, veja foto no artigo! o comentário precedente não foi assinado por 189.47.19.93 (discussão • contrib.) 00h24min de 25 de Janeiro de 2008

  • Eu sei que o comentário é antigo, mas é engraçado que o abacaxi tenha sido usado como exemplo porque o abacaxi também NÃO é um fruto, fruto é cada um dos gominhos do abacaxi e o abacaxi como um todo é chamado pelos biólogos de infrutescência. A lista de coisas que são frutAs mas não são frutOs é imensa (abacaxi, jaca, amora, framboesa, morango, caju, fruta-de-conde, graviola, fruta-pão...) assim como a lista de coisas que são frutOs mas não são frutAs (miolo da maçã, miolo da pera, berijela, pepino, abobrinha, jiló, quiabo...). Acho engraçado como só pegam no pé do morango e do tomate (e as vezes do caju) Van Dijck (discussão) 01h56min de 24 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

Erro de português[editar código-fonte]

Lendo este artigo, agora há pouco, notei um errinho "clássico". Em um trecho que sobre a origem do mesmo, encontrei isto: "A maioria dos biólogos ATRITBUI[...]", quando o correto é "A maioria dos biólogos ATRIBUEM[...]". Sendo um artigo enciclopédico, erros desse tipo devem ser corrigidos o quanto antes. Tenham uma boa semana. o comentário precedente não foi assinado por AjHoch (discussão • contrib.)

Quando o sujeito é uma das expressões "a maioria de", "parte de", "grande número de" etc., seguida de um substantivo no plural, o verbo poderá ficar no singular (preferencialmente, em concordância com o núcleo) ou no plural. Aprenda a Língua Portuguesa, antes de fazer comentários como este. Ruy Pugliesi discussão 23h44min de 11 de Maio de 2008 (UTC)
Aliás, usar crase antes de palavras no masculino é de morte, para dizer o mínimo. O correto é: "agora há pouco". Ruy Pugliesi discussão 23h46min de 11 de Maio de 2008 (UTC)

Gostei...hehehe! --Reynaldo Avaré Msg 00h54min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Bem notado! Como eu estava com sono eu não estava pensando muito bem. Me desculpem pelos meus erros, mas vou prestar mais atenção nas próximas vezes... P.S.: Estou morto de cansaço agora, se eu errei mais alguma coisa, corrijam sem dó e nem piedade! Apenas comentem pra me avisar...o comentário precedente não foi assinado por AjHoch (discussão • contrib.) 18h09min de 13 de Maio de 2008

AjHoch, não esqueça de assinar discussão, o que não pode assinar é artigo... Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 02h15min de 14 de Maio de 2008 (UTC)


TAXONOMIA------------------------------------

Originalmente, de acordo com Linnaeus, o tomateiro integrava o gênero Solanum. Em 1754, Miller separou os tomates das batatas, criando um novo gênero denominado Lycopersicum, para diferenciar de Solanum. Taxionomicamente, o tomateiro possui a seguinte classificação: [...] Gênero: Lycopersicum Subgêneros: Eulycopersicum e Ericopersicum O tomate cultivado comercialmente é a espécie Lycopersicum esculentum Mill. A terminação "-on", em detrimento de "-um" é mais comum e adequada no Latim Arcaico, portanto, considero mais adequada a nomenclatura Lycopersicum, Eulycopersicum e Ericopersicum. Aliás Lycopersicum esculentum Mill. é do subgênero Eulycopersicum. Espécies de Ericopersicum, de acordo com ALVARENGA (2004): "Lycopersicum hirsutum Humb. & Bonpl.

Lycopersicum peruvianum. (L.) Mill.
Lycopersicum chilensis Dun.
Lycopersicum penellii (Corr.) D'Arcy.
Lycopersicum cheesmanii
Lycopersicum chmielewskii Rick, Kes., Fob. & Holle.
Lycopersicum parviflorum Rick, Kes., Fob. & Holle."

Espécies de Eulycopersicum: "Lycopersicum pimpinellifolium

Lycopersicum esculentum Mill." (ALVARENGA, 2004).