Discussão:Tutemés III

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lista de tarefas por fazer em Tutemés III:

Wikipédia:Lista de tarefas por fazer/Tutemés III


Noutras wikis há certas discrepâncias em relação aos nomes (hieroglifos). LijeØAlso msg 21:22, 17 Outubro 2006 (UTC)

Pois eu de hieróglifos não percebo nada nem sobre as transliterações. Eu estou a notar é que o artigo tem partes que se repetem e a introdução tem que ser reorganizada, pois há por exemplo outras datas propostas como se vê no artigo da Wikipédia em francês. --JLCA 21:33, 17 Outubro 2006 (UTC)

eu também não percebo muito disto (quase nada). Em relação às datas dos faraós, segundo o que tenho visto, não há assim muito consenso entre os estudiosos ? LijeØAlso msg 21:35, 17 Outubro 2006 (UTC)

Há muitas incertezas sobre as datas, sobretudo as que dizem respeito a antes de 664 a.C. (neste ano houve um eclipse que foi registado nos papiros egípcios e em fontes gregas e persas, de modo que a partir daqui há mais certezas). Os egípcios também não contavam os anos como nós: quando subia um novo rei começava-se a contar os anos a partir dali. No caso do Tutmés ele reinou em teoria 53 anos, mas 22 foram na verdade anos da Hatchepsut (ela não contou os seus anos, inseriu-se no reinado do sobrinho). Cada estudioso propõe uma data baseada nos seus estudos e por isso é possível encontrar diferenças até de 50 ou mais anos de autor para autor. Uma página que mostra as várias propostas é por exemplo esta [1]--JLCA 21:50, 17 Outubro 2006 (UTC)

Alguém que entende alemão pode me dizer o que é isto? -- Fernando | (0) 23:43, 17 Outubro 2006 (UTC)

Não entendo alemão, mas parece-me ser uma planta do túmulo de Tutmés (grabkammer - câmara funerária; vorkammer - antecâmara?). Ver:[1]--JLCA 09:45, 18 Outubro 2006 (UTC)

Meus caros,

Existe uma interessante imagem aqui, de uma estátua de granito de Tutmés III.

O que acham de colocá-la no artigo?

Abraços! JSSX 11:49, 19 Outubro 2006 (UTC)

Está no Commons: commons:Image:Soapbubbles-SteveEF.jpg. -- Fernando | (0) 16:49, 19 Outubro 2006 (UTC)

Citação: foi o sexto faraó do Egito na XVIII Dinastia, e é tido por muitos como o maior dos faraós do Egito.

Por quê? Esse trecho não necessida de uma referência? - Fernando | (0) 17:05, 19 Outubro 2006 (UTC)

É considerado como tal devido às suas campanhas militares. O historiador Henry Breasted chamou-o mesmo Napoleão do Egipto.--JLCA 17:13, 19 Outubro 2006 (UTC)

Obrigado. Outra coisa, segundo o artigo en:1470s BC, Tutmés III foi o primeiro a se auto-proclamar faraó. Se proceder seria interessante colocar na introdução. -- Fernando | (0) 17:31, 19 Outubro 2006 (UTC)

Pois essa página possui um erro em 1478 quando diz que Hatchepsut casou com Tutmés III (foi com Tutmés II). Sobre essa informação não sei confirmar a sua veracidade. Durante a maior parte da história do Egipto eles não usaram a palavra "faraó" para designar o rei; foi de facto a partir da XVIII dinastia e por influência de povos estrangeiros que eles passaram a usar essa designação. --JLCA 17:39, 19 Outubro 2006 (UTC)

Tradução espanhola[editar código-fonte]

Da Wikipédia espanhola:

Thutmose III era el hijo del rey Thutmose II y de una concubina real de nombre Isis. Esta mujer ni siquiera ostentaba el título de esposa secundaria, por lo que las posibilidades del príncipe de llegar a rey habrían sido nulas de no haber muerto su padre sin descendencia masculina con la gran esposa real Hatshepsut.

Não entendi o trecho: por lo que las posibilidades del príncipe de llegar a rey habrían sido nulas de no haber muerto su padre sin descendencia masculina con la gran esposa real Hatshepsut.

Fernando | (0) 17:31, 19 Outubro 2006 (UTC)

O Tutmés II (pai do Tutmés III) não teve filhos homens com Hatchepsut (que era sua meia-irmã e por isso tia do Tutmés III). Geralmente o sucessor era o filho da "Grande esposa real" (Esposa principal), que neste caso foi a Hatchepsut; como esta não teve filhos homens, julgo que se pretende dizer que o Tutmés tinha poucas hipóteses de suceder ao pai (pois a sua mãe, Ísis, era uma concubina do harém). --JLCA 17:42, 19 Outubro 2006 (UTC)

Esse artigo ficou meio confuso na parte "Família". Quando se diz Tutmés III era filho do faraó Tutmés II e de uma concubina chamada Ísis (ou Iset), mulher que sequer ostentava status de ser sua esposa secundária. cai-se numa parte desnecessária, pois as concubinas não ostentavam o título de esposa secundária.

Essa frase também não é correcta Seu pai na verdade era casado com sua meia-irmã Hatchepsut, também filha de Tutmés I, porque só podia legitimar o seu cargo de faraó se casasse com uma mulher da família real., na medida em que não era necessariamente obrigatório ele casar com uma mulher real: era mais importante ser filho da "Grande Esposa Real". --JLCA 13:03, 23 Outubro 2006 (UTC)

É, tens razão. -- Fernando | (0) 20:26, 23 Outubro 2006 (UTC)

Estou a tentar aparar o texto, pois algumas passagens estavam repetitivas. Foi escrito que Tutmés conquistou o reino de Mitanni, no entanto, consultando as minhas fontes não encontrei nada a respeito. Ele fez uma campanha para lá, levando os barcos que cruzaram o Eufrates, mas o reino permaneceu independente. Há também uma passagem em que diz que a Hatchepsut deu dinheiro aos sacerdotes para se tornar rainha... não sei, será que isso não é meio "forte"? --JLCA 17:17, 25 Outubro 2006 (UTC)

  • essa de que ela comprou titulos de nobreza é mesmo ridiculo, pois a mesma tinha sangue e linhagem reais/nobres; quanto a conquista do reino de mitanni é falso, pois aquela area nunca foi definitivamente conquistada pelo egito e tanto que os hititas posteriormente foram a unica força no mundo capaz de deter o expansionismo egipcio na asia em kadesh..enquanto isso ao sul do imperio egipcio os sul-nubios só apanhavam igual aos do darfur e sul do sudão hoje frente aos "arabes"(primos afrasiaticos dos antigos europoides/cromagnoides/caucasoids do norte de africa)..

Sucessão de Tutmés III[editar código-fonte]

Ao fim da seção 2.1. Campanhas Militares do artigo, se afirma que Amen-hotep (ou Amenhotep II) era filho primogênito de Tutmés III. Isso entra em contradição com o artigo sobre Amenhotep II na versão em inglês da Wikipédia, que afirma que o primogênito de Tutmés III foi um príncipe chamado Amenemhat, que morreu durante o reinado de seu pai. Isso colocaria Amen-hotep como segundo na linha de sucessão.