Discussão:Viagem da família real portuguesa para o Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discordo da fusão porque no artigo A vinda da Família Real para o Brasil, você consegue colocar não a viagem que eles fizeram pra cá mas , as consequencias, oque mudou o Brasil, etc; já Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), trata-se dos acontecimento de portugal! Renato (discussão) 11h48min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Discordo completamente. A "vinda" é apenas a viagem. A "transferência" foi um evento que durou treze anos e marcou profundamente a história de dois países. Dantadd (α—ω) 20h01min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)
De fato, são coisas diferentes. Só acho que (a) o artigo definido "a" deveria ser removido do nome; e (b) o texto aqui deveria concentrar-se mais no assunto da viagem, deixando ao artigo "transferência..." (que não é sequer afluente deste) o restante. Gabbhhhein? 20h06min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Também discordo. Creio que um artigo pode abordar a viagem e a transferência. Dantadd (α—ω) 21h13min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Como escrevi o artigo acredito que ele trata apenas um "esboço" sobre a viajem e a chegada da corte, e sim, uma boa parte sobre conseqüências (impostos, pacto colonial, etc...). Concordo que de certa forma seria bom um artigo que abranja os dois, mas isso dá mais trabalho para fundi-los... Já o artigo nomeado "transferência da corte" realça até a esquadra portuguesa, coisa que não é salientada neste artigo... Uma sugestão minha: poderíamos trabalhar melhor os dois artigos com seus respectivos temas e continuar com dois artigos em vez de um "redirect" em um deles... ๑۩۞۩๑ Dσwg ๑۩۞۩๑ (discussão) 01h20min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Não Concordo pois acho que este artigo alem de esplicar melhor e detalhar mais profundamente o assunto ,sem contar que não quero saber da transferencia e sim da vinda do que mudou aqui,etc.

Obrigado DPCo comentário precedente não foi assinado por 189.29.176.43 (discussão • contrib.)

Percebe-se que o amigo "DPC" não entende nada do assunto que pretende tratar. As mudanças ocorridas no Brasil são fruto da transferência da corte e não da simples "vinda" da família real, que por si só foi um evento incidental. O que é realmente relevante é TODA a transferência, desde a viagem de chegada em 1808 até a partida em 1921. Dantadd (α—ω) 13h20min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Apesar dos dois artigos tratarem de temas semelhantes e intrinsecamente ligados, acho desnecessária a fusão. Como já citou o usuário Renato "no artigo Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), trata-se dos acontecimento principalmente (grifo meu) de Portugal". Além do mais, na minha opnião, em Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821) , têm-se os meandros dessa operação, as minúcias, os detalhes ( chega citar até as naus, fragatas etc) além dos antecedentes históricos e de um panorama da conjuntura da época.Quanto a A vinda da Família Real para o Brasil, na minha opnião, o enfoque é a própia viagem em sí, seus desdobramentos, implicações e consequencias para ambos os países envolvidos.Há sim, uma forte ligação dos temas e os contéudos são bastante semelhantes, não sei entretanto ( pois não sou historiador, apenas amante de História) se os aconteccimentos são os mesmos , ou seja, se a vinda e a transferência seriam exatamente a mesma coisa. Sibelius (discussão) 19h14min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Támbem discordo mesmo sendo assuntos aparentemente iguais, eles abordam tópicos diferentes.

Eu acho que não deve ser feita nenhuma fusão.