Discussão:Viseu

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 4 março de 85.139.153.57 no tópico D. Afonso Henriques

Penso que a secção "clima", apesar de muito interessante a informação mensal, não faz sentido a tabela de apenas um ano (aliás já ultrapassado) quando o que importa não é qual o estado do tempo nos meses de 2006 mas o clima da cidade, para o que é necessário apresentar uma tabela dos dados climáticos, ou seja as médias de 30 anos. jbcspm--Jbcspm (discussão) 00h29min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Já tratei disso, meti as médias oficias do Instituto de Meteorologia para o período 1931-1960, são as únicas que disponho e é melhor que nada.--Karsh (discussão) 02h58min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Caro Ricardo Acerca da dita "petição" até ver ela não existe materialmente. Petição é um acto de pedir, e até ao momento tem sido uma ideia que correu e corre nos salões de Viseu mas não chegou à Câmara nem à Viseu Novo nenhum pedido subscrito pela associação comercial para que se contemplasse a cobertura de ruas.

Acrescento, como filho e neto de membro da associação comercial, que ouvi essa ideia e outras, mas nunca foi colocado aos sócios a questão de estes subscreverem esta proposta ou sequer foi feita qualquer reunião para a analisar. No entanto, tal é indiferente, pois o texto que estava no verbete é "correm rumores" e em minha opinião não pode aparecer este tipo de informação numa página que vai servir provavelmente de fonte para trabalhos escolares! Ou seja, ou se diz que foi feita uma petição e ela foi aceite ou recusada, e estamos a falar de factos que eventualmente interessem para a história ou não se diz nada e espera-se que seja um facto. Até discutimos estes assuntos noutras páginas e foruns, mas como estamos apenas no âmbito dos "rumores" esta palavra não deve ter lugar no vocabulário do verbete. Não vou voltar a retirar a frase, mas julgo que a pouco e pouco será concenssual retirar esta informação, pelo menos na forma em que se apresentou.

Isto seria o mesmo que comentar a actualidade na página do Presidente da repúlbica.

"Correm rumores que vai vetar tal Lei" Não o que tem de ser é, promolgou tal Lei, ou vetou tal Lei do Governo!

Em relação aos parques de estacionamento só posso dizer que o Centro de Viseu continuará sempre a ser o centro e por isso não há que pensar que vai mudar muito com os centros comerciais. Em todo o caso não estou a par de quais são esses parques que se vão fazer. Quer lembrar-me?

Quando disse que era fisicamente impossível, não quero dizer que não é possível fazer uma estrutura na R. Direita, no entanto, dada a variedade de cérceas o fisicamente possível será esteticamente impossível, finalmente tal vai de encontro aos direitos adquiridos dos moradores que têm direito a abrir as suas janelas para o espaço livre e não apenas para dentro de uma galeria de vidro! não ser que a solução seja a encotnrada em S. João da Madeira, mas nesse caso a obra será inútil!

Não acho que seja a solução, embora de início até tenha sentido algum entusiasmo. Jbcspm - Bernardo Madeira

Enquanto não tiverem fontes a segunda cidade mais populosa do centro é Aveiro.

R: então e as fontes do wikipédia são quais? o INE? um estudo estatistico de 2001? já lá vão quase 10 anos!!! Para informar já depois deste censos que diz que Viseu tem 47000 habitantes Viseu absorveu mai 6 freguesias as que já tinha aquando desse estudo estatistico, pois estas novas freguesias estão incluidas dentro da cidade não distando mais que 9 km do centro e com uma urbanização constante e uniforme. Desta forma até novos censos as fontes são aquilo que todos os viseenses sabem e aquilo que a Camara de Viseu pode informar a todos os interessados tal como me informou a mim- sergiolf.


R: Os links transformaram a página mais atractiva visualmente mas menos concisa. Há alguma informação que precisa de ser trabalhada ao nível do conteúdo e organizada.Vou ajudar neste aspecto. Ricardo Cosme 16h00m de 25 de Setembro de 2007.

A secção "Forum Viseu" não tem qualquer razão para existir, se não vamos precisar de uma para o "Palácio de Gelo", outra para os restantes centros comerciais. Bom trabalho, -- Nuno Tavares 16h01min de 10 de Agosto de 2007 (UTC)
R:Tem uma certa razão nisso, eu so meti Forum Viseu porque esta rubrica estava incluida ou na cultura ou no património e eu não concordava e coloquei-a separada.

De qualquer maneira acho que deve ser feita uma referência tanto ao Palácio como ao Forum dado que foram duas lufadas de ar fresco não como superficies comerciais, mas como novos espaços urbanisticos bem delineados na cidade de Viseu. O Forum Viseu transformou uma zona degradada em zona nobre e parece que dos mais de 100 centros comerciais que já vi em Portugal e em Espanha é o que parece que sempre lá esteve(quero dizer que se integrou na paisagem perfeitamente).Urbanisticamente é um mimo! O Palácio do Gelo pelo seu caracter multifuncional e pelo seu porte pode-se considerar o primeiro monumento viseense do século XXI(bons materiais, grandes áreas pedonais e verdes e habitação para consolidar a zona em que se insere).Ricardo Cosme

Viseu Shopping: Correm rumores que o Centro Comercial Continente de Viseu será ampliado para ter mais lojas. e as fontes???

R: Quer que lhe mande o projecto por mail?? Até lhe digo mais para saciar a sua curiosidade:

- O parque de estacionamento novo vai ser transformado em USF resultando a troca desse terreno uma promessa de aprovação por parte da CMVISEU de um aumento do centro comercial continente.

-o que está previsto pela SONAE é fazer para já mais um andar com 3/4 cinemas, uma loja âncora a juntar à Worten e Sportzone, um Maxmat, uma Zippy e 20 a 30 lojas mais 10 a 15 restaurantes.

- o parque de estacionamento antigo vai ser coberto passando no total para 2000 lugares(1000 cobertos)

- as obras estão previstas começar em finais de 2008 , inicio de 2009

Mais perguntas rmcosme@sapo.pt

Tudo o que está nesta página é real. Eu volto a explicar pq:

- ao contrário de outras cidades, VISEU tem centenas de projectos à espera de ser executados, pq sempre foi uma cidade de gente importante e influente e acima de tudo que quer levar esta cidade mais alto

Completamente subjectivo. E acho engraçado tanta convicção pelo Fórum de Viseu... não foi o Fórum que foi tão feito à pressa que na primeira semana após a inaguração desabou um dos tectos? :D Isso também podia lá constar, como curiosade.... mas Fórum NÃO merece secção própria. Faça-se uma secção onde se fale da evolução dos espaços de Viseu, de preferência sem tamanha subjectividade... -- Nuno Tavares 22h12min de 8 de Outubro de 2007 (UTC)

R: E eu respondo-lhe :_

Preferia aquele terreno sem nada e com arrumadores que já começava a tornar-se perigoso ou prefere uma zona nobre com uma pavimentação de luxo e com materiais de qualidade. Preferia que fosse lá feita uma urbanização só para encher e que degradasse mais o ambiente daquela zona. Pergunte aos comerciantes daquela zona o que acham!!!

Para sua informação até sou bastante contra os centros comerciais que sejam mamarachos e você se pensar um bocadinho sabe que tenho razão. Para lhe aumentar um bocado a cultura, os centros comerciais FORUM pertencem à empresa holandesa ING REAL ESTATE. Isto vem à questão porque os shoppings que mais sucesso tiveram e que melhoraram a qualidade urbanistica das cidades foram os da escola holandesa, que junta no mesmo espaço locais de lazer, serviços, comércio e habitação. Não funcionando como um caixote não aberto ao exterior. Quando passar lá olhe com olhos de ver e verifique que os passeios estão alinhados com a rua existente, que deu uma qualidade e quantidade urbanistica à zona não sendo mais um edificio. So alguem sem visão é que pensa que aquela zona está pior.

Para acabar gostava de saber qual a sua formação em urbanismo dado que parece ser nenhuma... Eu já fiz vários arranjos urbanisticos(dado que sou engenheiro com formação em urbanismo) que lhe posso dizer que já me disseram que tenho qualidade.... Quanto a subjectividade, só a vejo na história do tecto e explico-lhe pq: - Caiu mais algum???N m parece!!! - Modifica a qualidade da obra que foi por um arquitecto catalão que como devia saber é onde se faz o melhor urbanismo...Não!!!

Obrigado por ter lido e espero que tenha aprendido algo. Ricardo Cosme 10 de Setembro de 2007

A única coisa que eu aprendi é que o Sr. Ricardo Cosme gosta de explicitar opiniões pessoais. Cuidado, isto não é um blog, nem um jornal regional. Tudo o que lhe parece melhor, mais bonito, ou mais urbanístico, é completamente subjectivo e dispensável numa enciclopédia. Factos, isso é que interessa. Eu cá dei-lhe um facto, você apenas me deu opiniões. E o que é mais engraçado, é que você conseguiu deduzir que eu não tenho formação urbanística em apenas 1 parágrafo! Fantástico! -- Nuno Tavares 22h43min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)
Correcção, o único facto que você deu foi sobre a ING REAL ESTATE, o resto são opiniões :-> -- Nuno Tavares 22h45min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

R: Errado, sr.Nuno. Eu não dou opiniões, só factos. Veja a parte da escola holandesa e estude e pesquise a situação. Não faça comentários só por fazer. Não fui eu que comecei com a conversa de blog, foi você com a história dos tectos que é manifesta conversa de quem não sabe e foge das verdadeiras explicações. Já agora coloco-lhe uma pergunta: -Foi por um tecto ter caido que o Forum perdeu qualidade ou que diminui a qualidade da zona???N m parece mas cada um pensa o que quer.

Caso não saiba , a consolidação urbana é um dos problemas que têm as nossas cidades, que estão muito espalhadas gastando-se muito dinheiro em infraestruturas. Sendo um Forum um caso nitido de perfeita consolidação urbana. Espero que seja informação suficiente. Mas volto a dizer que se não chegar o meu mail é rmcosme@sapo.pt.

Ricardo Cosme 18 de Outubro de 2007

Calma, Ricardo. Talvez não me tenha explicado bem. O que aqui se pede é que fundamente as suas alegações com fontes minimamentes credíveis como aliás é norma nesta Wikipédia. Dizer por dizer não basta. Compreenda isso. Agora, quando tenta fundamentar os seus argumentos com «Pergunte aos comerciantes daquela zona o que acham!!!», desculpe, mas isto é completamente opinativo. Se perguntar a alguém o que acha do chocolate para dieta, as opiniões são certamente diversas, mas o que conta mesmo são as análises científicas. E páre de me tentar descredibilizar, já que urbanismo não é decididamente a minha área (nem sequer do meu interesse), e não sou eu que terei que estudar alguma coisa, mas sim quem adicionar conteúdos ao artigo! Tal como o Sr. Ricardo não reconhece nenhuma autoridade da minha parte neste assunto, o mesmo posso dizer de si. É por isso que as fontes são importantes! O resto, como lhe disse, é conversa :) Cumpimentos, -- Nuno Tavares 11h19min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

VDA na secção Geografia[editar código-fonte]

Como indiquei em 22 de setembro de 2007 na página Wikipedia:Escolha do artigo em destaque/Viseu, existe um VDA na secção Geografia. Esperei uma semana possibilitando uma reedição. Não aconteceu. Tirei hoje. --Gunnex msg contrib 21h11min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

OS MELHORES ARTIGOS[editar código-fonte]

Esta página está fantástica! Não querendo ser egoísta ou invejoso, penso que está muito superior à página da Cidade de Braga. Por isso, sugiro que esta página seja eleita como um Melhor Artigo.

Confusão Distrito/Cidade[editar código-fonte]

O artigo sobre a cidade contém indevidamente conteúdos relativos ao distrito, não da cidade. Exemplos disso são o vinho de Lafões, e alguns dos títulos jornalísticos apresentados. Não percebo a intenção, sabendo que há uma página própia para o distrito de Viseu. Ainda devo acrescentar que também há itens do município que não deviam cá estar e haver ainda outra página para tal.

Filhos ilustres[editar código-fonte]

Nesta página, antigamente tinha-se a linha "viseenses ilustres". Houve uma alteração que fez com que agora apareça "Filhos ilustres" O termo filhos é coloquial, não próprio para uma enciclopédia, porém, o erro está em aparecerem duas ligações, sendo que uma que diz, Naturais do distrito de Viseu.

Ora esta é uma categoria, não deve aparecer no corpo do próprio artigo, e os naturais do distrito de Viseu não são, necessáriamente, de Viseu, pelo que um verbete sobre Viseu não deve referir ou catalogar os de fora do concelho e da cidade, a não ser que se tenham notabilizado na própria cidade, embora nascidos fora, e aí se compreende que o termo filho está amais.

Por outro, aparece o link para a categoria: Viseenses notórios Ora deveria, isso sim, constar, Viseenses notáveis. Notório é um adjectivo de todo aquele que : conhecido de todos; público; evidente; claro; manifesto E notável é o que 1. digno de nota, de atenção ou reparo 2. ilustre; insigne; extraordinário; distinto 3. com características especiais 4. apreciável; considerável 5. que não passa despercebido nome de 2 géneros pessoa que se distingue pelos seus méritos ou pela posição social; pessoa importante

notáveis In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-30]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/not%C3%A1veis>.

Portanto, essa categoria deveria ser mudada para Notáveis e não Notórios.

Isto porque um dos adjectivosdizer que é conhecido, e não pessoa que se distingue pelo mérito ou feitos.

Visigótica??[editar código-fonte]

Como seria possível a cidade ter elevada ao status de bispado pelos visigodos se já de muito antes era bispado *suevo* e fez parte dos concílios de Braga (1o em 561)?? (é dizer, depedente de Braga-Suevos e ñ de Toledo-Visigodos). Estes eram Íria (hoje Compostela), Lugo, Britônia (hoje Mondonhedo), Astorga, Magnetum (hoje Porto), Braga (+Dumhe), Coimbra, Lamego, Idanha (-a-Velha) e Viseu. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Gallaecia-suev.png91.117.8.27 (discussão) 22h59min de 20 de novembro de 2015 (UTC)Responder

O mito de Viriato[editar código-fonte]

Não existem quaisquer provas da passagem de Viriato por Viseu. A chamada Cava de Viriato, na realidade, foi construída na época medieval, pelo rei Ramiro de Leão. 85.139.153.57 (discussão) 19h55min de 4 de março de 2024 (UTC)Responder

D. Afonso Henriques[editar código-fonte]

Mais outra patranha que as gentes de Viseu tentam impingir na história. O primeiro rei de Portugal nasceu e cresceu em Guimarães, isto já foi mais que documentado. 85.139.153.57 (discussão) 19h59min de 4 de março de 2024 (UTC)Responder