Discussão:Caipira

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 1 de setembro de 2016 de Flavio.mprado no tópico Caapora - definições ambíguas

Classificação[editar código-fonte]

A classificação dos tipos caipira (caipira caboclo, descendente de índios catequizados; caipira negro, descendente de escravos; caipira branco, descendente dos bandeirantes) parece derivar dão mito das três raças, mito que sempre volta e se escreve nos discursos de folcloristas e pesquisadores diletantes. A origem paulistana do termo tambem parece ter uma origem hegemónica.

Achei interessante esse livro da autora…Maria Alice Setubal

Título: A Vivências Caipiras - Pluralidade Cultural e Diferentes Temporalidades na Terra Paulista.


Que eu saiba caipira é também o morador do sul de minas, seguindo as trilhas de tropeiros que iam de sp pra aquelas bandas....e aqui no vale do paraíba temos típicos caipiras: descendentes de índios, negros, portugueses, espanhóis e franceses e, bem posteriormente, italianos…os caipiras são aqueles que ficaram na paupéria em sp quando todos foram atrás do ouro em MG! O dialeto caipira é uma fato? Quem me responde? Vejo que aqui as professoras corrigem os alunos dizendo que estão falando errado?!?!caú, são luiz do paraitinga, fazendasaoluiz1827@bol.com.br


-- de forma alguma .. é uma palavra tupi..... duas aliás.... cai… pira…

em minas se diz capiau.... a questão é cultural… foi na area paulista bem distante de minas… sorocaba piracicaba.... que surgiu… os paulistas.. da região de mogi a franca..

--Nathanael 07:27, 14 Março 2006 (UTC)Nathanael A expressão " Caipira " se refere somente à quem é do interior do estado de São Paulo ? que eu saiba ela pode designar habitantes do interior de qualquer estado do país.


--Vinas 08 Maio 2006: A palavra caipira designa originalmente os habitantes do interior de estado de São Paulo. Apenas mais tarde, as pessoas começaram a se referir às pessoas de interior de outros estados como caipiras. Eu creio que essa associação surgiu depois que a palavra ganhou um teor pejorativo, passando a também designar pessoas simples, humildes, ignorantes ou mal-adaptadas à uma certa situação.

Por exemplo, o habitante do interior do nordeste, o vaqueiro, é um sertanejo, e não um caipira. O caipira mesmo, é o do interior do estado de São Paulo.

O estado de São Paulo se divide entre os caipiras (os paulistas do interior), os paulistanos (da capital) e os caiçaras (os paulistas do litoral).

Espero ter ajudado! :)

Não se esqueçam que antes a província de São Paulo ia desde São Paulo até Tocantins e o Rio Grande do Sul. Podemos entender que "caipiras são apenas os do interior de São Paulo" por esta definição geográfica antiga, o que ampliaria muito a abrangência das pessoas a receber esta designação. (Defensor (discussão) 19h17min de 15 de Setembro de 2008 (UTC))

dialeto caipira[editar código-fonte]

Outro estudioso contemporaneo de Cornélio Pires foi Amadeu Amaral, que escreveu o Dialeto Caipira, publicado originalmente na revista do Brasil. Foi o primeiro estudo científico do modo de falar do caipira. Vinícius SA - Capivari

ideologia caipira[editar código-fonte]

A classificação dos tipos caipira (caipira caboclo, descendente de índios catequizados; caipira negro, descendente de escravos; caipira branco, descendente dos bandeirantes) parece derivar dão mito das três raças, mito que sempre volta e se escreve nos discursos de folcloristas, pesquisadores diletantes e no senso comun. A origem paulistana do termo também parece ter uma origem hegemónica.

Imagem de Almeida Júnir[editar código-fonte]

Acho que a segunda imagem está melhor do que a primeira, que é a atual do artigo. Por mim, deveria haver uma troca.

Mateus xD 16h51min de 30 de Novembro de 2007 (UTC)

São duas pinturas diferentes. A segunda imagem é um estudo em dimensões menores para a primeira imagem. 201.52.141.117 (discussão) 18h01min de 29 de Dezembro de 2007 (UTC)

Trecho parcial removido[editar código-fonte]

  • Retirei o seguinte trecho, por estar escrito de maneira parcial e não apresentar fontes:

Era inicialmente o homem branco miscigenado com o aborígene, O Derrubador Brasileiro sendo então o sertanista desbandeirizado pela história. e que também fixou-se nos grotões do interior, ficando conhecido como kaa-pora ou caapora, morador do mato.

Após o declínio das bandeiras, os bandeirantes embarcavam em canoas, no rio Tietê, na cidade de Porto Feliz naquela região, conhecidas como monções fluviais apartir do ano de 1718.

Não me parece que "derrubador brasileiro" seja linguagem para ser usada numa enciclopédia, a menos que atribuída a uma citação. Também não tem cabimento repetir aqui a origem da palavra "caipira", que já é citada no início do artigo, bem como não compreendi a remoção do link para Brasil Colônia, feita pelo editor que inseriu o trecho acima, Caipiracaipira D​ C​ E​ F​ B. Agradeço se o assunto puder ser discutido, já que uma guerra de edições tem durado já há algum tempo. RafaAzevedo msg 00h14min de 3 de abril de 2009 (UTC)Responder

Proteção[editar código-fonte]

Está protegida por uma semana, se um consenso sobre o tema for atingido basta solicitar a desproteção em minha discussão ou em Pedidos a administradores. GRS73 msg 02h00min de 3 de abril de 2009 (UTC)Responder


Derrubador brasileiro hahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhahhahhahahahahahhahahahahahahhahahah é só pegar Almeida Junior hahhahhhhhhhhhhhhhhhhhhhahhahahahahhahaha o comentário precedente não foi assinado por Caipiracaipira (discussão • contrib.)

Quero saber quem bloqueou a página.....espero que seja alguém do povo Valeparaibano !!! Aqui quem escreve é somente povo que foi estilizado e apagado da história brasileira por 90 anos ou 300 anos ou mais e chamado de maltrapilho!!! quero saber quem vai ser o administrador a mudar a página......uma coisa percebi sei que tem pessoas do nordeste que se interessam pela cultura como carioca....ótimo isso espero estar fazendo a minha participação em outras regiões ....assim escrevo a verdade sobre o que realmente é a verdade hahahhaahhhahahahhaha caipiracaipira aborígene dono da terra

estou tentando atualizar ligações externas[editar código-fonte]

mas está bloqueado, o site atual é uniblogcombr/culturacaipira/251651/o-caipira-como-ele-e.html Usuário:Paulogetulio favor desbloquear.

Não acessei o site, mas se é um blog como aparenta ser pelo nome, não é permitido nem como referência nem como ligação externa. RafaAzevedo msg 01h16min de 10 de julho de 2009 (UTC)Responder

cultura caipira[editar código-fonte]

te amo vc é formado pela cultura caipira xau bj

Caapora - definições ambíguas[editar código-fonte]

A definição de caa'pora na seção sobre a etimologia tem uma descrição que não é a da seção sinonímia (embora parecidas, são diferentes). Também a palavra caa'pora tem grafia diferente na outra seção, tendo sido escrita com a letra k (kaa'pora). Se realmente existir diferença, acredito que o texto não a deixa clara. Se não, acredito que seja melhor unificar tanto a grafia quanto a significação, e colocar ambas as referências para os exemplos em questão. Flavio.mprado (discussão) 10h25min de 1 de setembro de 2016 (UTC)Responder