Distrito de Évora (jornal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o distrito de Portugal, veja Distrito de Évora.

Distrito de Évora foi um jornal de Portugal com publicação bissemanária, fundado por Eça de Queirós.

História[editar | editar código-fonte]

O Distrito de Évora é fundado em dezembro de 1866, quando Eça de Queirós se transfere para Évora. Eça, aos vinte anos, é um escritor imaginativo, com um estilo desembaraçado e pessoal, tendo uma extensa e atualizada bagagem intelectual. O novo jornal é oposicionista e bissemanário.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

O Nº 1[editar | editar código-fonte]

Neste jornal, no nº1, do dia 6 de janeiro de 1867, Eça apresenta um conjunto de afirmações teóricas, que podem indiciar uma teorização da atividade jornalística:

"É o grande dever do jornalismo, fazer conhecer o estado das coisas públicas, ensinar ao povo os seus direitos e as garantias da sua segurança, estar atento às atitudes que toma a política estrangeira, protestar com justa violência contra os atos culposos, frouxos, nocivos, velar pelo poder interior da pátria, pela grandeza moral, intelectual e material em presença de outras nações, pelo progresso que fazem os espíritos, pela conservação da justiça, pelo respeito do direito, da família, do trabalho, pelo melhoramento das classes infelizes.

Organização[editar | editar código-fonte]

Define funções e potencialidades do jornal: estabelece os objetivos e deveres primordiais de um órgão de imprensa, apresenta as características desta atividade, traça as linhas mestras que deveriam pautar o comportamento do jornalista. Os deveres fundamentais para assegurar as principais funções da imprensa são informar, interpretar e também intervir para esclarecer e guiar os espíritos e os governos, desempenhando papel de capital importância na vida política, moral, religiosa, literária e industrial do país.

É um programa de ação jornalística caracterizado pela democraticidade, que cumpre nos sete meses de labor neste jornal.

Neste jornal Eça assume-se como uma espécie de homem-orquestra em relação a uma redação que exigiria um grande número de jornalistas.

Rubricas[editar | editar código-fonte]

Algumas das rubricas constantes do jornal são:

- A correspondência do Reino, política e literária;

- A análise da conjuntura económica do País que versa sobre a agricultura, o comércio e a indústria;

- A crónica de costumes;

- A correspondência internacional;

- A crítica de literatura e de arte;

- A resenha de "leituras modernas";

- A revista de imprensa;

- A produção de ficção própria, como por exemplo O Réu Tadeu e a tradução de A Viagem a Itália de Taine.

Eça chega a utilizar um pseudónimo para dar credibilidade à simulação de uma redação com um chefe tão discreto que o seu nome nem aparece na ficha técnica.

Este jornal faz oposição à governamental "Folha do Sul".

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]