Domínio de Wakayama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Domínio de Wakayama

和 歌 山 藩

  Domínio Japonês  
Castelo Wakayama
Castelo Wakayama
Castelo Wakayama
Localização
Domínio de Wakayama está localizado em: Japão
Domínio de Wakayama
Coordenadas 34° 13' N 135° 10' E
Província Kii
História
Data de Criação 1600
Data de Extinção 1871

O Domínio de Wakayama ( 和歌山藩 Wakayama-han?) também conhecido como Domínio de Kishū ( 纪州藩 Kishu-han?) ou Domínio de Kii ( 纪伊藩 Kii-han?), foi um Han na Província de Kii onde atualmente se situam a Província de Wakayama e o sul da de Mie, com uma renda de 555.000 koku .

O domínio era administrado a partir de Castelo Wakayama na atual cidade de Wakayama[1]. Os Daimyōs do Han pertenciam ao Ramo Kii do Clã Tokugawa , um dos Gosanke ou três ramos do Clã Tokugawa. O domínio foi fundado por Tokugawa Yorinobu , o décimo filho do shogun Tokugawa Ieyasu , quando se mudou do Domínio de Shizuoka na Província de Suruga para a Província de Kii. Controlava os Domínios de Tanabe e Shingū. O Domínio de Wakayama era conhecido durante o Período Edo pela sua produção de tangerina de Kishū, molho de soja , laca , e carvalhos para produção de carvão. Já na Restauração Meiji em 1868 os produtos principais eram couro e algodão.

Com a abolição do sistema han, em Julho de 1871, Wakayama-han , Tanabe-han e Shingū-han , tornaram-se respectivamente as Províncias de Kishū, Tanabe, e Shingū e em novembro deste mesmo ano, as três Províncias foram abolidas com a criação das atuais Províncias de Mie e Wakayama [2].

Lista dos Daimyō[editar | editar código-fonte]

  1. Yukinaga
  2. Nagaakira
  1. Yorinobu - (fundador)
  2. Mitsusada
  3. Tsunanori
  4. Yorimoto
  5. Yoshimune - (mais tarde se tornou shogun)
  6. Munenao
  7. Munemasa
  8. Shigenori
  9. Harusada
  10. Harutomi
  11. Nariyuki
  12. Narikatsu
  13. Iemochi - (mais tarde tornou-se shogun)
  14. Mochitsugu

Referências

  1. "Kishū Kumano: The Country of Darkness where the Losers have Settled" New Voices Volume 5: A Journal for Emerging Scholars of Japanese Studies p.5 Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine.
  2. Louis-Frédéric Nussbaum "Provinces and Prefectures" em "Japan Encyclopedia" Harvard University Press, 2002 pp.779-780 ISBN 9780674017535
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.