Dong Haichuan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2013)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Dong Haichuan ou Tung Hai Chuan (董海川) (13 de Outubro de 1797 em Hebei, China - 25 de Outubro de 1882 em Beijing, China) foi um mestre muito famoso em sua época por desenvolver o Bagua Zhang.

Dong Haichuan começou a demonstrar e ensinar o Bagua Zhang na metade de 1860 em Beijing, onde estabeleceu rapidamente sua reputação como um sistema de combate muito efetivo. Historicamente é a mais recente das três principais artes marciais chinesas internas tradicionais, as outras duas são o Taiji e o Xing Yi.

Bagua Zhang quer dizer palma dos oito trigramas, a estrutura do sistema está baseada literalmente na filosofia taoista. Dong é reputado ter aprendido o sistema de um velho taoísta nas montanhas, mas sua origem exata permanece um mistério.

Dong trabalhou como guarda-costas e depois como cobrador de impostos para o Príncipe Su no Tribunal Imperial. Usando o Bagua Zhang ele era invencível em brigas, desde este período até a sua morte em 1882.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SMITH, Robert W. "Chinese Boxing", ISBN 1-55643-085-X
  • LIANG, Shou-Yu; Yang, Jwing-Ming; Wu, Wen-Ching "Baguazhang : Emei Baguazhang Theory and Applications", pp 36-38, ISBN 0-940871-30-0
  • SMITH, Robert W.; Pittman, Allen "Pa-Kua - Eight Trigram Boxing" pp 19-22, ISBN 0-8048-1618-2


Ligações externas[editar | editar código-fonte]