Dragunov SVU

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OTs-03 SVU

O SVU com um bipé anexado
Tipo Fuzil de atirador designado
Fuzil de batalha (OTs-03A)
Local de origem  Rússia
História operacional
Em serviço 1994–presente
Utilizadores Ver Operadores
Histórico de produção
Criador KBP Instrument Design Bureau
Data de criação 1990
Fabricante KBP Instrument Design Bureau
Período de
produção
1994–presente
Variantes OTs-03A (SVU-A)
Especificações
Peso 3,6 kg (descarregado e sem mira telescópica)
Comprimento 87 cm
Comprimento 
do cano
52 cm
Cartucho 7,62×54mmR
Velocidade de saída 830 m/s
Alcance efetivo 1.200 m
Sistema de suprimento Carregador destacável de 10, 20 ou 30 munições
Mira Alça e massa de mira, mira telescópica PSO-1, outras miras ópticas disponíveis

O OTs-03 SVU (em russo: Снайперская винтовка укороченная, Snájperskaja Vintóvka Ukoróčennaja, Fuzil de Precisão Encurtado) é um fuzil de atirador designado bullpup russo. O SVU foi desenvolvido para atender às necessidades das forças de segurança do Ministério do Interior da Rússia, como a OMON. O SVU foi visto pela primeira vez em uso na Primeira Guerra da Chechênia. Originalmente, o plano era apenas modernizar ligeiramente o antigo SVD, mas os projetistas acabaram percebendo que a configuração da arma teria que ser completamente alterada, levando à criação do SVU.

Um freio de boca especial foi adicionado que pode absorver até 40% da energia de recuo e uma coronha elástica com mola lamelar foi fixada de forma não rígida à caixa-da-culatra. A acústica do fuzil também foi melhorada com a adição de um silenciador. As outras principais melhorias feitas no SVU em relação ao SVD incluem a substituição da coronha, cabo, gatilho e montagem da mira; e encurtar o cano em 100 mm alcançou o equilíbrio perfeito para a arma.

Por volta de 1991, os russos desenvolveram uma ligeira variante do OTs-03, o OTs-03A (SVU-A). Enquanto o SVU é semiautomático, o SVU-A (o A significa automático) é um fuzil automático. Neste fuzil, o centro de gravidade foi movido para frente pela adição de um bipé estendido para a frente montado na caixa-da-culatra. O desenvolvimento de carregadores de 20 e 30 munições aumentou a capacidade do carregador para que pudesse ser usado com eficiência no modo totalmente automático; e uma mira ótica melhor foi incorporada ao SVU-A para substituir as unidades anteriores, que permaneceram quase intocadas desde o SVD.

Embora tenha miras de ferro (alça e massa de mira) dobráveis, a SVU é quase sempre usada com a mira PSO-1 com retículo iluminado, mas outras miras russas também podem ser montadas. O retículo PSO-1 é um tanto único no mundo das miras telescópicas de franco-atiradores, pois seus telêmetros estão no canto inferior esquerdo, chevrons para compensação de queda de bala são encontrados no meio e marcas de estádia para vento à esquerda e à direita do retículo central . O retículo também é iluminado por trítio radioativo em vez de uma pequena lâmpada alimentada por bateria. O SVU também vem com um bipé ajustável. Tem um quebra-chamas integrado e freio de boca. Uma baioneta pode ser instalada sob o guarda-mão.

Variantes[editar | editar código-fonte]

O OTs-03A (SVU-A) (em russo: Снайперская винтовка укороченная, автоматическая, Snayperskaya Vintovka Ukorochennaya—Avtomaticheskaya, Fuzil de Precisão Encurtado - Automático) é uma versão de fogo seletivo do SVU, capaz de fogo semiautomático e automático.

Operadores[editar | editar código-fonte]

  •  Rússia: Usado pelo Ministério do Interior da Rússia.[1]
  •  Iêmen: Alguns importados antes da queda do governo de Saleh.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. СВУ (ОЦ-03) // А. И. Благовестов. То, из чего стреляют в СНГ / ред. А. Е. Тарас. Минск, «Харвест», М., ООО «Издательство АСТ», 2000. стр.388-390

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dragunov SVU