Droodles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o recurso de desenhos animados. Para o livro de Danilo Gentili que usa esse mesmo recurso, veja Droodles (livro de Danilo Gentili).
Quatro elefantes examinando uma laranja ou uma posição de ponto morto de um jogo de bilhar

Droodles foi um recurso de desenho animado sindicado criado por Roger Price e reunidos em seu livro Droodles, de 1953. A marca registrada do nome "Droodle" é uma palavra sem sentido sugerindo "doodle", "drawing" (desenho) e "riddle" (charada). Sua forma geral é mínima: uma caixa quadrada contendo alguns elementos de ilustrações abstratas com uma legenda (ou várias) dando uma explicação bem-humorada de assunto mostrado pela imagem. Por exemplo, um Droodle que descreve três formas concêntricas — circulo pequeno, circulo médio, quadrado grande — pode ter a legenda "Vista aérea de um cowboy em um banheiro móvel."[1]

Droodles são (or eram) puramente uma forma de entretenimento como qualquer outro desenho sem noção e apareceu aproximadamente nos mesmos lugares (jornais, coleções de bolso, muros de banheiros) durante o seu auge nas décadas de 1950 e 1960. O sucesso comercial da coleção de Droodles de Price levou-o a fundação da editora Price-Stern-Sloan, e também da criação de um game show com o temática de Droodles. Também teve um jogo baseado em droodles chamado de "Mysteriosos" no Braingames da HBO. Uma série de anúncios de jornais para as marcas de cigarros News e Max mostraram Droodles usando o cigarro como tema.[1]

Um dos Droodles originais de Price foi usado como a arte da capa para o álbum de 1982 de Frank Zappa chamado de Ship Arriving Too Late to Save a Drowning Witch (navio que chega tarde demais para salvar uma bruxa afogada, em tradução livre). Um outra legenda de Price para o desenho inclui "Mãe pirâmide alimentando o seu bebê".

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Droodles», especificamente desta versão.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Price, Roger. Droodles, Simon & Schuster, 1953.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Droodles