Ducado de Saxe-Gota-Altemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Herzogtum Sachsen-Gotha-Altenburg
Ducado de Saxe-Gota-Altemburgo

Ducado do
Sacro Império Romano-Germânico


1672 – 1825
Localização de Saxe-Gota-Altemburgo
Localização de Saxe-Gota-Altemburgo
Território de Saxe-Gota-Altemburgo com sua separação em Saxe-Coburgo-Gota e Saxe-Altemburgo em 1826
Continente Europa
País Alemanha
Capital Altemburgo
Governo ducado
História
 • 1672 Fundação
 • 1825 Dissolução

O Ducado de Saxe-Gota-Altemburgo (em alemão: Herzogtum Sachsen-Gotha-Altenburg) foi um histórico estado localizado na Turíngia de hoje, na Alemanha. Ele foi criado de maneira nominal em 1672, quando Frederico Guilherme III, o último Duque de Saxe-Altemburgo, morreu, e Ernesto I, Duque de Saxe-Gota (casado com a prima de Frederico Guilherme, Isabel Sofia) herdou todas as suas possessões.

Era comum que os ducados ernestinos se unissem e se separassem; o ducado combinado de Ernesto foi dividido novamente depois de sua morte, em 1675, e o Ducado de Saxe-Gota-Altemburgo oficialmente veio a existir com o término dessa divisão e com a acessão de seu filho mais velho, Frederico, em 1680, à subdivisão centralizada em volta de Gota e Altemburgo.

Quando a Casa de Saxe-Gota-Altemburgo extinguiu-se em 1825, Saxe-Gota foi dado a Saxe-Coburgo-Saalfeld e Saxe-Altemburgo passou para o duque de Saxe-Hildburghausen, que em troca passou seu próprio domínio ao Ducado de Saxe-Meiningen.

Depois da abolição das monarquias germânicas, no final da Primeira Guerra Mundial, tanto Saxe-Gota como Saxe-Altemburgo tornaram-se parte do estado recentemente criado da Turíngia, em 1920.

Duques de Saxe-Gota-Altemburgo[editar | editar código-fonte]

Dividiu-se entre Saxe-Coburgo-Saalfeld e Saxe-Hildburghausen.