Ducado de Valência de Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Duque de Valência de Campos)

O título de Duque de Valência de Campos, foi um título nobiliárquico criado por João I de Castela em 1387, em favor do infante D. João de Portugal, filho de D. Pedro I e de Inês de Castro. Por sua morte, em 1397, o título não foi renovado, embora a filha primogénita havida do seu segundo casamento (com Constança de Castela, senhora de Alba de Tormes, filha bastarda de Henrique II de Castela), D. Maria de Portugal, tenha sido feita Condessa de Valência (depois chamada Valência de Don Juan, em honra do seu primeiro titular).

Em 1465, o ducado foi restablecido por Henrique IV de Castela, em favor Juan de Acuña y Portugal, terceiro Conde de Valência de Don Juan, bisneto do Infante D. João. Como Juan de Acuña seguiu a facção de Joana, a Beltraneja, na Guerra de Sucessão de Castela, o título extinguiu-se após a sua morte, em 1475.

Em busca de Restaurar sua Soberania diante de legitimos documentos Genealogicos o Ducado de Valencia de Campos volta a ter um Legitimo Herdeiro em 2023 Dom Ezequiel Martins Garcia Junior chefe de Arma da Casa Real de Borgonha y Lancaste no Brasil Ezequiel II° de Borgonha y Lancaste Novamente e agraciado pelo Direito a Ascensão do Titulo Duque de Valência de Campos esse Inclivel ato veio por intermédio do Sua Alteza Real Principe do Brasil Dom Adriano Henrique Duque de Bourbon e Bragança Principe Carioca chefe de Arma da Real Casa Dinastica de Bourbon y Bragança. Que no dia 20 de Dezembro de 2023 lhe consede esse nobre ato.