Edgard Colle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Edgar Colle)
Edgard Colle
Edgard Colle
Edgar Colle, el 1925.
Nascimento 18 de maio de 1897
Gante
Morte 20 de abril de 1932 (34 anos)
Gante
Cidadania Bélgica
Ocupação jogador de xadrez

Edgard Colle (Gante, 18 de maio de 1897Gante, 20 de Abril de 1932) foi um enxadrista belga, pioneiro na utilização da abertura que leva o seu nome, o Sistema Colle. O Sistema Colle, 1. d4 d5, 2. Cf3 Cf6, 3. e3 seguido de Bd3, c3, e Cbd2, é uma forma reversa da Defesa Semi-eslava. O sistema teve seu auge durante a década de 1920 e 1930, tendo o próprio Colle a utilizado frequentemente até a sua morte, obtendo excelentes resultados na maioria dos torneios internacionais (primeiro lugar em Amsterdam em 1926, a frente de Tartakower e do futuro campeão mundial Max Euwe; primeiro lugar em Merano em 1926 e primeiro lugar em Scarborough em 1930 a frente de Maroczy e Rubinstein e terceiro em Paris em 1924 a frente de Euwe). Colle tem um número incrível de vitórias com esta abertura, incluindo algumas brilhantes como a partida Colle - O'Hanlon, em Nice-1930, conhecida como o melhor exemplo do sacrifício Presente de Grego

Por causa de sua estrutura sólida de peões, posições lógicas das peças, e uma estratégia coerente, esta abertura é iniciada a enxadristas iniciantes como uma maneira segura de alcançar um meio de jogo bom. Portanto, o Sistema Colle é frequentemente utilizado em níveis amadores e torneios estudantis mas pouco frequente em níveis profissionais. Isto é algumas vezes atribuído ao fato do sistema ser considerado passivo. De acordo com a teoria moderna das aberturas as Brancas podem conseguir uma posição sólida mas não forçar uma ruptura contra um oponente bem preparado.

Atualmente o sistema tem sido utilizado por alguns grandes mestres como Pia Cramling, Susan Polgar, e mais notavelmente por Artur Yusupov, que prefere jogá-lo com 3…b3 e um fianqueto na ala da dama (esta particular formação é conhecida como Colle-Zukertort).

A carreira de Colle foi interrompida pela doença. Depois de ter sobrevivido a três dífíceis operações para curar uma úlcera gástrica, morreu depois de uma quarta, aos 34 anos de idade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Colle - O'Halon em Nice - 1930, no chessgames, em inglês.

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.