Edifício das Mil Colunas
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
Edifício das Mil Colunas era a designação popular para o elegante prédio de sobrado, em estilo neoclássico, situado na praça das Marinhas (atual praça Sérvulo Dourado), número 1, esquina com a rua do Rosário, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Ficava defronte, e era arquitetônicamente idêntico, ao do Trapiche Maxwell, propriedade de Jorge Rudge, e que atualmente é a sede do Tribunal Marítimo.
Foi endereço comercial muito conhecido, de diversos negociantes e corretores da praça da cidade, por estar próximo ao local da antiga Bolsa de Valores, das instalações da Alfândega do Rio de Janeiro e do antigo Mercado Municipal da Praça XV.
Em 1878, quando da renumeração dos imóveis da cidade, era de propriedade de Eduardo Pellew Wilson Júnior, o "conde Wilson".
Foi demolido na década de 1960, quando da construção da Avenida Perimetral, ocasião que se constituía em um popular albergue noturno.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- CAVALCANTI, J. Cruvello. Nova Numeração dos Prédios da Cidade do Rio de Janeiro (Coleção Memória do Rio 6-I). Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade, s.d.. p. 343.