Edmondson, Baltimore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[carece de fontes?]


Edmondson Village
Edmondson
  Bairro de Baltimore  
Rowhouses na Edmondson Avenue
Rowhouses na Edmondson Avenue
Rowhouses na Edmondson Avenue
Localização
País Estados Unidos
Estado Maryland
Cidade Baltimore
Características geográficas
População total (2010) 7,900 hab.
Fuso horário Zona de Tempo Oriental (UTC-5)
Horário de verão EDT
ZIP code 21229
Código de área 410, 443, e 667

Edmondson Village é um bairro na área Sudoeste de Baltimore, englobando a maior parte do corredor da Edmondson Avenue. A área que forma Edmondson Village é feita de várias comunidades menores. Suas comunidades incluem Hunting Ridge, Uplands, Rognel Heights, Wildwood, West Mulberry, Allendale, Edgewood, e Lower Edmondson Village. Está localizado ao Norte da Frederick Avenue (parte da autoestrada Maryland Route 144) e ao Sul dos parques Gwynns Falls e Leakin, também estando perto das autoestradas I-95, 695 e I-70. As comunidades na região vão desde a média até a baixa renda.

História[editar | editar código-fonte]

Mudanças na composição racial de Edmondson Village ocorreram como resultado do processo de vendas de imóveis por blockbusting (nome dado ao processo de convencer proprietários brancos a venderem suas casas a preços baixos feito por corretores de imóveis ao espalhar o medo entre os proprietários de que minorias raciais estarão se mudando para o local) entre 1955 e 1965.[1] De acordo com o livro The Corner: A Year in the Life of an Inner-City Neighborhood, era comum nessa época comunidades dentro de Edmondson Village passarem de 100% brancas a 100% negras em menos de um ano.[2] De acordo com o censo norte-americano de 2010, os negros no bairro eram 97,1% da população e os brancos 0,9%.[3]

Educação[editar | editar código-fonte]

O bairro é onde fica a Edmondson High School. Outras escolas em Edmondson Village incluem Lyndhurst Elementary, Mary E. Rodman Elementary, e Rognel Heights Elementary/Middle.

Transporte público[editar | editar código-fonte]

A área é servida pela BaltimoreLink, serviço de ônibus fornecido pela Maryland Transit Administration;

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Bunk Moreland e Omar Little, personagens fictícios do programa de TV da HBO The Wire, cresceram na região de Edmondson Village. A irmã de Bubbles na trama vivia em Edmondson Village, e Bubbles morou em seu porão durante um período de tempo.

Referências

  1. W. Edward Orser (1994). Blockbusting in Baltimore: The Edmondson Village Story. [S.l.]: The University Press of Kentucky 
  2. *David Simon. The Corner: A Year in the Life of an Inner-City Neighborhood. [S.l.: s.n.] 
  3. [1] 2011 Neighborhood Health Profile Edmondson Village