Entretenimento educativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Edutainment)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Entretenimento educativo ou edutenimento[1][2][3][4] (em inglês: edutainment) é uma forma de entretenimento projetada tanto para educar como divertir. O entretenimento educativo tipicamente tenta instruir ou socializar sua audiência passando-se lições através de formas familiares de entretenimento: programas de televisão, computador e videogames, filmes, música, websites, software multimédia, etc.

Entretenimento educativo é a combinação da educação a partir do entretenimento, usando-se normalmente o ambiente lúdico para estimular a aprendizagem. O lúdico pode ser utilizado de diversas maneiras e nem sempre é uma diversão.

Pode-se encontrar atualmente uma grande variedade de produtos multimédia de caráter educativo, em CD-ROM, em DVD ou mesmo disponíveis online, para importação direta através da Internet: de enciclopédias e dicionários a roteiros de museus, passando por coleções de arte ou de fotografia. Existem igualmente muitos programas de tutoria sobre as mais variadas áreas: música, desenho, matemática, línguas estrangeiras.

Referências

  1. «O Que É Edutenimento? Hã? E D U T E N I M E N T O». Gaia Brasil. 22 agosto de 2011. Consultado em 17 de junho de 2018. 
  2. «Com o conceito de "edutenimento", KidZania é mais nova opção de lazer para crianças em São Paulo». Grandes nomes da propaganda. 7 de janeiro de 2015 
  3. Doreto, Rodrigues, Fabio Luiz (7 de fevereiro de 2018). «Avaliação qualitativa da engenharia de sistemas imersivos para edutenimento.» 
  4. «Palestra aborda os museus como espaço de 'edutenimento'». FAPEAM. 26 de junho de 2014. Consultado em 17 de junho de 2018.