Edward Robert Hughes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edward Robert Hughes
Edward Robert Hughes
Nascimento 5 de novembro de 1851
Londres
Morte 23 de abril de 1914 (62 anos)
St Albans
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater
Ocupação pintor
Midsummer Eve, c. 1908

Edward Robert Hughes (5 de novembro de 185123 de abril de 1914) foi um pintor inglês que trabalhou principalmente com aquarelas, mas também produziu um número significante de pinturas a óleo. Ele foi influenciado por seu tio e artista eminente, Arthur Hughes que era associado com a Irmandade Pré-Rafaelita, e costumava colaborar com um dos fundadores da Irmandade, William Holman Hunt.

Trabalho[editar | editar código-fonte]

Tendo escolhido seu trabalho, Edward Robert Hughes estudou na Heatherley's em Londres para se preparar para uma possível oportunidade de estudar na Academia Real Inglesa.[1]:11 Hughes começou a estudar na Academia Real Inglesa em 1868. Enquanto o Pré-Rafaelismo teve um papel importante no trabalho de Hughes, o Esteticismo também é presente nas suas pinturas.

E.R.Hughes é muito conhecido pelas suas pinturas Midsummer Eve e Night With Her Train of Stars ainda assim, ele construiu uma carreira pintando retratos para as pessoas de classe alta.[1]:17

Além de ser um artista talentoso, E.R.Hughes também era assistente de um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita William Holman Hunt. Posteriormente Hunt seria acometido por um glaucoma e Hughes fez uma contribuição substancial para algumas das pinturas de Hunt's.[1]:30 Duas das pinturas en que Hughes e Hunt trabalharam juntos são The Light of the World, que está exposta na Catedral de São Paulo, e The Lady of Shalott, que está exposta no Wadsworth Atheneum.

Por conta própria ele experimentou técnicas ambiciosas e era um perfeccionista; ele fez muitos estudos para várias de suas pinturas, algumas que se tornaram boas o bastante para serem expostas.

Lady of Shalott, 1889-1892, pintura de Holman Hunt com o apoio de Hughes.

Hughes teve vários cargos importantes na comunidade artística ao longo de sua vida, como tornar-se membro do Sindicato dos Trabalhadores da Arte em 1888, assumindo o posto de membro do comitê entre 1895 e 1897.[1]:21 Ele foi eleito Membro Associado da Academia Real da Aquarela, Royal Watercolour Society (ARWS) 18 de fevereiro de 1891, Tendo escolhido como obra para admissão ao posto de membro pleno uma pintura mística (Oh, What's That in the Hollow?) inspirada por um poema de Christina Rossetti chamado Amor Mundi.[1]:23 Sua pintura A Witch foi dada pela Sociedade Real da Aquarela para o Rei Eduardo VII e Rainha Alexandra para marcar a coroação em 1902.[2] Esta obra é baseada na sua ilustração denominada The Demon transporting Isabella to Ortodosia no livro The Italian Novelists de W.G. Waters, publicado em 1901[3]. Posteriormente Hughes foi vice-presidente da RWS, saindo em 1903.[1]:29 Em sua carreira E.R.Hughes exibiu seus trabalhos em várias galerias de Londres: Dudley Gallery, Grosvenor Gallery, New Gallery, The Royal Academy, e no final de sua carreira, ele exibiu suas pinturas na Sociedade Real de Pintores de Aquarela (RWS).[1]:1

Seus trabalhos podem ser vistos em coleções públicas como em: Cartwright Hall, Bradford, Cambridge & County Folk Museum, Maidstone Museum & Art Gallery, Bruce Castle Museum, Kensington Central Library, Birmingham Museum and Art Gallery, o Ashmolean Museum, Oxford, the Harris Museum & Art Gallery, Preston, e o National Trust for Scotland.

O Birmingham Museums Trust organizou uma exibição retrospectiva, Enchanted Dreams: The Pre-Raphaelite Art of E.R. Hughes, entre 17 de outubro de 2015 e 21 de fevereiro de 2016 na Birmingham Museum and Art Gallery.[4]

Seu recorde em leilões é de US$866,500 pela pintura Dream Idyll (A Valkyrie), alcançado em Sotheby (New York) no dia 22 de outubro de 2009.[5]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

E.R. Hughes (conhecido pela família como "Ted") nasceu em Clerkenwell, Londres, em 1851, sendo filho de Edward Hughes, Sr. e Harriet Foord. Ele tinha um irmão, William Arthur Hughes, que era dois anos mais novo que ele e trabalhava construindo quadros, e depois em 1891 tornou-se fotógrafo. Durante a década de 1860 ele viveu por um tempo com a família de seu tio Arthur Hughes, cujo filho Arthur Foord Hughes, também era artista.[1]:10 Em 1874 Hughes ficou noivo de Mary MacDonald, filha do escritor George MacDonald. Mary faleceu quatro anos depois. Em 1883 Hughes casou-se com Emily Eliza Davies.[1]:17 Em 1913 eles se mudaram para St Albans, Hertfordshire, onde mais tarde, ele viria a sofrer de apendicite. Ele faleceu em casa após uma cirurgia em 23 de abril de 1914. O casamento não gerou filhos.

Lista de obras[editar | editar código-fonte]

Pinturas selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências