Efeito teto (estatística)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O "efeito teto" é um tipo de efeito de atenuação de escala.[1] O outro efeito de atenuação de escala é o "efeito chão". O efeito teto é observado quando uma variável independente não tem mais efeito sobre uma variável dependente, ou o nível acima do qual a variância em uma variável independente não é mais mensurável.[2] A aplicação específica para este termo varia ligeiramente na diferenciação entre duas áreas de uso: farmacológica ou estatística. Um exemplo de uso na primeira área (um efeito teto no tratamento) é o alívio da dor por alguns tipos de drogas analgésicas, que não têm mais efeito sobre a dor acima de um determinado nível de dosagem. Um exemplo de efeito teto na coleta de dados é uma pesquisa que agrupe todos os entrevistados em categorias de renda, não distinguindo as rendas dos entrevistados acima do nível mais alto medido no instrumento de pesquisa. O nível máximo de renda que pode ser relatado na pesquisa cria um "teto" que resulta em imprecisão de medição, pois a faixa da variável dependente não inclui os valores verdadeiros acima desse ponto.

Coleta de dados[editar | editar código-fonte]

Um efeito teto na coleta de dados (quando a variância em uma variável dependente não é medida ou estimada acima de determinado nível) é um problema prático comumente encontrado em muitas disciplinas científicas. Tal efeito é muitas vezes o resultado de restrições nos instrumentos de coleta.

Análise estatística[editar | editar código-fonte]

Os efeitos de teto na medição comprometem a verdade científica e a compreensão de dados empíricos por meio de várias aberrações estatísticas.

Primeiro, os tetos prejudicam a capacidade dos investigadores de determinar a tendência central dos dados. Quando um efeito de teto se refere a dados coletados sobre uma variável dependente, a falha em reconhecer esse efeito de teto pode "levar à conclusão equivocada de que a variável independente não tem efeito".

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «Scale Attenuation Effect - SAGE Research Methods». methods.sagepub.com (em inglês). Consultado em 22 de outubro de 2020 
  2. «Ceiling Effect». Thousand Oaks, CA: SAGE Publications. Encyclopedia of Research Design. 2010. ISBN 9781412961271. doi:10.4135/9781412961288.n44