El Oro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
El Oro
El oro escudo.gif Bandera Província El Oro.svg
Brasão Bandeira
Fundação 23 de abril de 1884
Região geográfica Costa
Capital Machala
População 525.763 habitantes
Censo 2001
Área 5.817,4 km²
Densidade 90,38 hab/km²
Cantões 14
Paróquias Urbanas 32
Paróquias Rurais 55
Gentílico Orense
Mapa
El Oro in Ecuador (+Galapagos).svg

El Oro é uma província localizada no sudoeste do Equador, na região geográfica de Costa. Limita ao norte com as províncias de Guayas e Azuay, a noroeste com o Golfo de Guayaquil, ao sul e a leste com a província de Loja, e a oeste com Tumbes, departamento do (Peru). Sua capital é a cidade de Machala, quarta maior cidade do país, considerada a "capital mundial da banana".


Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Os rios desta província nascem na cordilheira dos Andes e deságuam no Golfo de Guayaquil. O mais importante de todos é o rio Jubones, que atravessa a província de leste a oeste e deságua perto das cidades de El Guabo e Machala.

Nesta província também se pode destacar o rio Arenillas, o rio Zarumilla, que forma a fronteira com o Peru e o rio Puyango, que separa El Oro da província de Loja.


Economia[editar | editar código-fonte]

Esta província está dividida em duas áreas: no noroeste, se encontra as planícies, onde se cultiva banana, a principal fonte econômica da província; aqui se encontra Machala, a capital, e outras cidades importantes como Santa Rosa, Arenillas e Huaquillas.

O sudeste, ao contrário, é cortado pela Cordilheira Ocidental dos Andes, e a temperatura vai descendo de acordo com a altitude. As cidades principais desta área são Piñas, famosa por suas orquídeas, Portovelo, célebre por suas minas de ouro, que dão nome a província, e Zaruma, conhecida por sua arquitetura colonial.


Cantões[editar | editar código-fonte]

El Oro se divide em 14 cantões (capitais entre parênteses):

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Equador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.