Saltar para o conteúdo

Eletroscópio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Salamat (discussão | contribs)
Revertendo para a revisão anterior à revisão 24497384 de 2011-03-22 22:01:49 por 201.26.111.162 usando popups
Linha 3: Linha 3:
==Pêndulo eletrostático==
==Pêndulo eletrostático==
O '''Pêndulo eletrostático''' é formado por um suporte uma base isolada que não conduz [[corrente elétrica]] e por um [[fio]] de seda com uma [[esfera]] metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada [[carga positiva]] ou [[Carga negativa|negativa]] e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga. Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta esfera atrair-se para o corpo, este estará eletrizado negativamente; se ao contrário, a esfera repelir-se, o corpo estará eletrizado positivamente.
O '''Pêndulo eletrostático'''(Elita F.D.P. Véia) é formado por um suporte uma base isolada que não conduz [[corrente elétrica]] e por um [[fio]] de seda com uma [[esfera]] metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada [[carga positiva]] ou [[Carga negativa|negativa]] e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga. Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta esfera atrair-se para o corpo, este estará eletrizado negativamente; se ao contrário, a esfera repelir-se, o corpo estará eletrizado positivamente.


==Eletroscópio de folhas==
==Eletroscópio de folhas==

Revisão das 21h21min de 23 de março de 2011

O eletroscópio é um aparelho que se destina a indicar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Os eletroscópios mais comuns são o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.

Pêndulo eletrostático

O Pêndulo eletrostático(Elita F.D.P. Véia) é formado por um suporte uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga. Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta esfera atrair-se para o corpo, este estará eletrizado negativamente; se ao contrário, a esfera repelir-se, o corpo estará eletrizado positivamente.

Eletroscópio de folhas

O eletroscópio de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha igualmente isolante. Na parte de cima, uma esfera metálica. No interior, duas finíssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. Se o eletroscópio estiver neutro, suas folhas estarão abaixadas. A aproximação de um corpo carregado à esfera superior induz cargas no sistema, e as folhas se separam, por possuírem cargas de mesmo sinal. Se esse corpo carregado tocar a esfera superior, o eletroscópio também ficará eletricamente carregado.