Elfego Baca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Elfego Baca
Nascimento 10 de fevereiro de 1865
Socorro
Morte 27 de agosto de 1945 (80 anos)
Albuquerque
Sepultamento Boot Hill
Cidadania Estados Unidos
Ocupação pistoleiro, advogado

Elfego Baca (Socorro, 10 de fevereiro de 1865 – Albuquerque, 27 de agosto de 1945) foi um legendário delegado, advogado e político estadunidense do Velho Oeste.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Elfego Baca nasceu em Novo México. Sua família se mudou para Topeka, Kansas, quando ele era criança. Sua mãe morreu em 1880, o que fez com que Baca retornasse com seu pai para Belen, Novo México. Ali, o pai de Baca foi delegado federal.

Em 1 de dezembro de 1884, na cidade de Upper San Francisco Plaza (agora Reserve), Elfego Baca prendeu um cowboy que atirara nele. Recusando-se a soltá-lo e ameaçado pelos companheiros do prisioneiro, Baca se refugiou na casa de Geronimo Armijo. Cerca de 80 cowboys atacaram a casa, especulando-se que foram disparados mais de 4.000 tiros, o que fez da casa um queijo suíço. Inacreditavelmente, nenhuma bala atingiu Baca. Durante o ataque, Baca atirou e matou 4 dos atacantes e feriu mais oito. Após 36 horas, a batalha terminou quando os cowboys ficaram sem munição. O ataque ficou conhecido como o tiroteio de Frisco.

Em 1888 Baca se tornou Delegado Federal. Ele ficou no cargo por 2 (dois) anos. Em dezembro de 1894, ele montou uma firma de advocacia em Socorro. Ele exerceu a advocacia em San Antonio Street eEl Paso entre 1902 e 1904.

De 1913 a 1916, Baca foi o representante oficial estadunidense junto ao governo mexicano de Victoriano Huerta durante a revolução mexicana.

Quando o Novo México se tornou um Estado em 1912, Baca concorreu sem sucesso a uma cadeira no Congresso pelo partido republicano.

Aos 75 anos de idade, Baca falou num tribunal de Albuquerque, como advogado de 30 pessoas acusadas de assassinato. E apenas uma foi para a penintenciária.

Em Julho de 1936, Baca disse em uma entrevista a Janet Smit: “I never wanted to kill anybody, but if a man had it in his mind to kill me, I made it my business to get him first.”. Em tradução livre: Eu nunca quis matar ninguém, mas se um homem decide me matar, o negócio é pegá-lo primeiro".

Uma das lendas sobre Baca conta que, certa vez, ele teria roubado uma pistola de Pancho Villa, que, furioso, colocou um prêmio de $30,000 pela cabeça do estadunidense.

Série de TV de Walt Disney[editar | editar código-fonte]

Em 1958, os estúdios Walt Disney produziram uma mini-série com o título "The Nine Lives of Elfego Baca" (As nove vidas de Elfego Baca). O protagonista era Robert Loggia. Os episódios depois foram editados em um filme chamado "Elfego Baca: Six Gun Law", lançado em 1962.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Elfego Baca foi adaptado para os quadrinhos Disney.[1]

Referências