Elfego Baca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Elfego Baca (10 de Fevereiro de 1865–27 de agosto de 1945) foi um legendário delegado, advogado e político estadunidense do Velho Oeste.

Elfego Baca nasceu em Novo México. Sua família se mudou para Topeka, Kansas, quando ele era criança. Sua mãe morreu em 1880, o que fez com que Baca retornasse com seu pai para Belen, Novo México. Ali, o pai de Baca foi delegado federal.

Em 1 de dezembro de 1884, na cidade de Upper San Francisco Plaza (agora Reserve), Elfego Baca prendeu um cowboy que atirara nele. Recusando-se a soltá-lo e ameaçado pelos companheiros do prisioneiro, Baca se refugiou na casa de Geronimo Armijo. Cerca de 80 cowboys atacaram a casa, especulando-se que foram disparados mais de 4.000 tiros, o que fez da casa um queijo suíço. Inacreditavelmente, nenhuma bala atingiu Baca. Durante o ataque, Baca atirou e matou 4 dos atacantes e feriu mais oito. Após 36 horas, a batalha terminou quando os cowboys ficaram sem munição. O ataque ficou conhecido como o tiroteio de Frisco.

Em 1888 Baca se tornou Delegado Federal. Ele ficou no cargo por 2 (dois) anos. Em dezembro de 1894, ele montou uma firma de advocacia em Socorro. Ele exerceu a advocacia em San Antonio Street eEl Paso entre 1902 e 1904.

De 1913 a 1916, Baca foi o representante oficial estadunidense junto ao governo mexicano de Victoriano Huerta durante a revolução mexicana.

Quando o Novo México se tornou um Estado em 1912, Baca concorreu sem sucesso a uma cadeira no Congresso pelo partido republicano.

Aos 75 anos de idade, Baca falou num tribunal de Albuquerque, como advogado de 30 pessoas acusadas de assassinato. E apenas uma foi para a penintenciária.

Em Julho de 1936, Baca disse em uma entrevista a Janet Smit: “I never wanted to kill anybody, but if a man had it in his mind to kill me, I made it my business to get him first.”. Em tradução livre: Eu nunca quis matar ninguém, mas se um homem decide me matar, o negócio é pegá-lo primeiro".

Uma das lendas sobre Baca conta que, certa vez, ele teria roubado uma pistola de Pancho Villa, que, furioso, colocou um prêmio de $30,000 pela cabeça do estadunidense.

Série de TV de Walt Disney[editar | editar código-fonte]

Em 1958, os estúdios Walt Disney produziram uma mini-série com o título "The Nine Lives of Elfego Baca" (As nove vidas de Elfego Baca). O protagonista era Robert Loggia. Os episódios depois foram editados em um filme chamado "Elfego Baca: Six Gun Law", lançado em 1962.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Elfego Baca foi adaptado para os quadrinhos, sendo que no Brasil ele foi chamado com o subtítulo de "O gato de Socorro". A história do tiroteio de Frisco foi publicada pela primeira vez em 1970 na revista brasileira do Mickey #208, da Editora Abril [1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://coa.inducks.org/story.php?c=W+OS++997-03.