Embaixadores do Rei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Embaixadores do Rei é uma organização missionária das Igrejas Batistas que trabalha com adolescentes e jovens da faixa de 9 a os 17 anos de idade. Tem como objetivo desenvolver atividades livres sociais, espirituais, esportivas, recreativas e educativas.

No Brasil, a organização existe desde 1948, quando foi criada a primeira "embaixada", na Primeira Igreja Batista da Tijuca, no Rio de Janeiro, pelo missionário batista estadunidense William Alvin Hatton. Hoje a organização é coordenada pelo Departamento Nacional de Embaixadores do Rei (DENAER), já foi filiada à União de Homens Batistas do Brasil, uma entidade (Junta) da Convenção Batista Brasileira.

História[editar | editar código-fonte]

A organização teve origem em um movimento que iniciou em 1883, quando um grupo de garotos entre 12 e 14 anos, na cidade de Owesboro, Kentucky, nos EUA se reuniam para falar sobre missões e orar pelos missionários. Pensando em missões, o grupo resolveu custear as despesas de uma estudante na escola dirigida pela missionária Lottie Moon, em Tengchow, na China.

Estes garotos, porém, não tinham uma liderança organizada. Foi então que em 1907 a União Feminina Missionária da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos montou um comitê de Trabalho Missionário para meninos. Fannie Exile Scudder Heck, presidente da UFMB da Convenção Batista do Sul dos EUA foi a primeira líder deste Comitê formado em prol desta organização que se formara. Elizabeth Briggs, outra componente do comitê, participou de uma conferência para os jovens onde ouviu por eles uma canção chamada “The King’s Business” (hoje no Hinário dos E.R. conhecido como Mensagem Real), que fala sobre embaixadores cristãos. Por isso ela sugeriu para a organização o nome “Embaixadores” onde a Senhora Heck acrescentou o “do Rei”.

Na 20ª Reunião anual da União Feminina da Convenção Batista do Sul dos EUA em Maio de 1908, os membros desta União votaram para patrocinar um organização missionária para atender esse meninos cujo nome era Royal Ambassadors (Embaixadores Reais, em livre tradução). A primeira embaixada foi organizada na Primeira Igreja Batista em Goldsboro, Carolina do Norte.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O trabalho dos Embaixadores do Rei foi iniciado no Brasil graças aos esforços do pastor e missionário estadunidense William Alvin Hatton.

Em Agosto daquele mesmo ano (1948) aconteceram as primeiras reunião dos E.R., com meninos da Igreja Batista da Tijuca e da Igreja Batista de Itacuruçá, além de meninos do internato do Colégio Batista (hoje Colégio Batista Shepard). O marco inicial é o dia 07 de agosto de 1948, quando foi realizada a primeira reunião da Embaixada William Buck Bagby na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista do Andaraí, no Rio de Janeiro.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Os Embaixadores do Rei, assim como os Batistas Brasileiros da Convenção Batista Brasileira tem a bíblia protestante como única regra de fé e prática. Para auxiliar no ensino bíblico, conhecimentos da história da denominação e de aspectos significativos da organização, os Embaixadores do Rei utilizam a Revista O Embaixador que circula desde 1951, e um sistema de publicações seriadas, conhecido como Sistema de Postos. Em 2016, foi aprovado em um Fórum Nacional de Liderança ER a mudança na estrutura dos postos que esta em transição[1].

Os novo postos, em ordem são:

  • Embaixador Escudeiro
  • Embaixador Arauto
  • Embaixador Sênior
  • Embaixador Emérito

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «DENAER realiza o Fórum Nacional de Conselheiros de ER no Rio». EMBAIXADORES DO REI. Consultado em 28 de dezembro de 2019