Encontro (astronáutica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
O módulo Lunar da missão Apollo 11, em processo de aproximação com o módulo de controle, para resgatar os astronautas e trazê-los de volta a Terra.

Encontro ou Aproximação — em astronáutica, se refere a operação de efetuar manobras de forma que duas espaçonaves se aproximem e possam manter contato visual. Isso pode ser feito por ação de ambas ou de apenas uma delas.

Essa manobra de aproximação, normalmente é executada entre duas espaçonaves em órbita do mesmo corpo celeste. Ela já foi realizada inúmeras vezes entre espaçonaves em órbita da Terra, e algumas vezes entre espaçonaves em órbita da Lua (Projeto Apollo).

Uma manobra de encontro ou aproximação no espaço, requer que ambas as espaçonaves estejam se movendo em velocidades muito próximas. A medida que a distância entre elas diminui, a velocidade das duas tende a ser exatamente a mesma. Esse tipo de manobra, pode ou não, ser seguida de uma manobra de acoplamento.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.