Saltar para o conteúdo

Epirogênese: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.83.143.180 ( modificação suspeita : -50), para a edição 34887248 de Addbot
Linha 6: Linha 6:
As principais análises da epirogênese são feitas à beira do mar, porque, além de o [[nível do mar]] poder ficar fixo por muito tempo, seus movimentos de subida e descida já são bem conhecidos.
As principais análises da epirogênese são feitas à beira do mar, porque, além de o [[nível do mar]] poder ficar fixo por muito tempo, seus movimentos de subida e descida já são bem conhecidos.


Os movimentos do nível do mar são chamados de [[eustático]]s, podendo ser de dois tipos: de transgressão, quando o nível do mar se eleva sobre os litorais fixos, invadindo os continentes e de regressão, quando o nível das águas baixa sobre uma [[plataforma continental|plataforma litorânea]] fixa. Em ambos os casos não houve epirogênese porque foi o nível do mar que se alterou. As causas da variação do nível do mar são conhecidas como: [[tectonismo]] marinho e modificações [[paleoclima|paleoclimáticas]]. Como pôde ser visto é grande a dificuldade de pesquisa dos movimentos epirogenéticos.
Os movimentos do nível do mar são chamados de [[eustático]]s, podendo ser de dois tipos: de transgressão, quando o nível do mar se eleva sobre os litorais fixos, invadindo os continentes e de regressão, quando o nível das águas baixa sobre uma [[plataforma continental|plataforma litorânea]] fixa. Em ambos os casos não houve epirogênese porque foi o nível do mar que se alterou. As causas da variação do nível do mar são conhecidas como: [[tectonismo]] marinho e modificações [[paleoclima|paleoclimáticas]]. Como pôde ser visto é grande a dificuldade de pesquisa dos movimentos epirogenéticos. trabalho de geografia =D


[[Categoria:Tectónica]]
[[Categoria:Tectónica]]

Revisão das 23h23min de 7 de junho de 2013

Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento da crosta terrestre, no sentido ascendente ou descendente. Além disso, atinge vastas áreas continentais de forma lenta, ocasionando regressões e transgressões marinhas. Ela também pode ser definida como "Movimento Positivo" (vertical para cima) e "Movimento Negativo" (vertical para baixo), das placas tectônicas. É um movimento muito lento, e que não tem ligação com fortes ações tectônicas, como terremotos (a não ser formação de dorsais marítimas).

A epirogênese atinge áreas continentais formando arqueamentos, intumescências ou abaciamentos de grandes conjuntos geológicos. Os arqueamentos podem ser maiores num ponto e menores em outros, assim como podem haver levantamentos em um lugar e rebaixamentos em outros. A lentidão desses movimentos dificulta seu reconhecimento, carecendo-se também de um ponto de referência fixo que possibilite a mensuração de extensão do fenômeno.

As principais análises da epirogênese são feitas à beira do mar, porque, além de o nível do mar poder ficar fixo por muito tempo, seus movimentos de subida e descida já são bem conhecidos.

Os movimentos do nível do mar são chamados de eustáticos, podendo ser de dois tipos: de transgressão, quando o nível do mar se eleva sobre os litorais fixos, invadindo os continentes e de regressão, quando o nível das águas baixa sobre uma plataforma litorânea fixa. Em ambos os casos não houve epirogênese porque foi o nível do mar que se alterou. As causas da variação do nível do mar são conhecidas como: tectonismo marinho e modificações paleoclimáticas. Como pôde ser visto é grande a dificuldade de pesquisa dos movimentos epirogenéticos. trabalho de geografia =D