Equilíbrio ambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas. No equilíbrio ambiental, vários elementos naturais, que fazem parte da cadeia alimentar ou não, estão em equilíbrio, mantendo assim, a continuidade das espécies e o ecossistema ajustado.

Um clássico caso do poder de um ecossistema em equilíbrio trata-se da história de como o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, ganhou nova vida após um programa de reintrodução de lobos em 1995[1]. Os lobos ficaram excluídos da região por 70 anos, o que gerou aumento descontrolável no número de veados. Outra consequência foi que, em pouquíssimo tempo, reduziu a maior parte da vegetação.

Com escassas espécies vegetais e animais, o parque lançou um projeto para introduzir novamente os lobos e os resultados logo foram percebidos. Os veados logo começaram a evitar certas áreas com o intuito de não serem presas fáceis, isso fez com que certas regiões começassem a se regenerar.

Esta recuperação atraiu animais como castores que, por sua vez, geraram habitats para outras espécies. Em pouco tempo, havia lontras, ratos, patos, peixes, anfíbios e aves. O que se viu foi um ciclo de impactos positivos, que culminou na mudança do curso dos rios.

“Mais piscinas naturais se formaram, cascatas surgiram, todas as mudanças sendo ótimas para o habitat de vida selvagem. As águas mudam e se adaptaram em resposta aos lobos, e a razão foi que a regeneração da floresta os estabilizou, deixando-os fixos em seus cursos”, afirma o jornalista e ambientalista britânico George Monbiot. Dessa forma, os lobos mudaram o ecossistema do Parque Nacional de Yellowstone e também sua geografia.

O fato surpreendeu diversos especialistas que temiam o programa de reintrodução, até mesmo o Serviço Nacional de Parques não era favorável à medida. Com o título “A incrível história de quando a ciência se curvou diante da soberania da natureza”, o site Social Fly divulgou o vídeo tendo o cuidado de antes inserir legendas em português.

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Vídeo explica como os lobos mudaram o curso dos rios no Parque Yellowstone – CicloVivo». ciclovivo.com.br. Consultado em 2 de julho de 2017