Ermida de Nossa Senhora do Pranto (Mação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ermida de Nossa Senhora do Pranto
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Imóvel de Interesse Municipal (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

Ermida de Nossa Senhora do Pranto é um templo cristão situado em Vale de Grou, na freguesia de Envendos, no Município de Mação.[1]

Foi mandado edificar, em 1697, por Pero Eanes, prior da Ordem de Cristo, tal como se pode verificar pela lápide inscrita na fachada da Capela.

A capela, de nave única, apresenta uma fachada com uma pequena sineira, sendo o portal moldurado em arco. Na fachada lateral direita, sobressaem um portal e uma janela de verga recta.

No interior do templo, merece uma maior atenção o pequeno altar de madeira pintada e dourada, com a imagem de Nossa Senhora do Pranto, ladeada por dois nichos de volta perfeita sem molduras.

A Igreja de Nossa senhora do Pranto está fora, a pouca distância, do casal do Vale do Grou, tendo a porta principal para o poente. Pertence à freguesia porque todos devotamente concorrem com as suas esmolas para a sua conservação. A imagem da Senhora do Pranto está esculpida numa pedra inteiriça com a imagem de seu querido filho nos braços, a arte atrai singularmente os corações de todos por vários dias do ano costumam visitar e em romaria à sua Igreja costuma-se celebrar a missa pelos seus devotos.

A Senhora do Pranto[editar | editar código-fonte]

A propósito da Senhora do Pranto, escreveu D. Maria Amélia Horta Pereira, um interessante artigo no Jornal de Mação do qual extraímos as seguintes passagens:

Nossa Senhora do Pranto foi roubada de sua capela de Vale do Grou no verão de 1972. (por diligencia desta senhora apareceu uns meses depois num antiquário de Lisboa e depois de reparada e pintada voltou à sua capelinha, no meio de grande festa e regozijo do povo).
Era um importante santuário mariano, regional, desde há muitos séculos. A ermida é de jeito seiscentista. Ostenta na fachada sob uma cruz de calcário talhada em granito da região, uma inscrição, uma lápide da mesma rocha, com o nome de Pedro Eanes e a data de 1694. o pórtico também é do mesmo granito, com o arco abatido e a cruz de malta esculpida nas aduelas, talvez do inicio do século XII. A imagem parece ser dos fins do século XVI, talvez por volta de 1570.
A Senhora é esculpida de uma só peça, com a imagem do filho nos braços, da mesma pedra esculpida, com tal primor e arte, que atrai a si singularmente os corações de todos os que em vários dias no ano a costumam visitar e ir em romaria a sua igreja, principalmente nos dias 25 de Março e 8 de Setembro, em que se costuma celebrar a missa pelos seus devotos. O povo tinha-lhe grande devoção, fazia-lhes muitas promessas e na capelinha nunca faltavam lamparinas acesas.
Segundo o povo, a primitiva capela esta edificada e acerca de um quilómetro da actual.
Chamava-se o local, Porto de Mação. A igreja e povoação foi destruída por um cataclismo mas a imagem ficou intacta. Uns cavaleiros do Porto foram lá para a levar, mas o Morgado do Vale dos Francos opôs-se, e comprometeu-se a edificar uma nova capela, a actual.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Maria Amélia Horta Pereira, Monumentos Históricos do Concelho de Mação, 1970, [1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.