Ermida do Senhor Bom Jesus (Fajã Grande)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ermida Senhor Bom Jesus, exterior.
Ermida Senhor Bom Jesus, inteior.
Ermida Senhor Bom Jesus, lápide datada.

A Ermida do Senhor Bom Jesus é uma ermida portuguesa localizada na Fajã Grande, à vila e Concelho da Calheta, na ilha de São Jorge, no arquipélago dos Açores.

Esta ermida foi construída entre os anos de 1889 e de 1895, sendo que a responsabilidade da construção deste templo se deve à iniciativa de José de Azevedo Machado.

O exterior desta ermida ficou concluído em 1892, sendo esta a data existente na fachada, no entanto o interior da ermida só ficou concluído em 1895.

Sobre a porta de entrada e a atestar o acontecimento existe uma lápide em pedra datada justamente de 1892. Esta ermida apresenta um bom trabalho em cantaria de basalto que foi pintado a cor cinza onde se destaca o trabalho efectuado junto das portas e janelas.

Por cima da referida porta de entrada apresenta uma Cruz também feita em pedra pintada de cor branca.

É dotada de uma torre sineira encimada por uma cúpula em pirâmide e rematada por uma esfera. Esta torre apresenta-se dotada de sinos.

O interior com a imagem do Senhor Bom Jesus no altar-mor apresenta-se simples, em tons de branco e cinza com a madeira na sua cor natural a dar realce ao ambiente. O madeiramento do tecto foi elaborado de forma a dar ao edifício um agradável aspecto ao manter a cor original da madeira.

À inauguração deste templo foi feita uma festa que durou dois dias e ocorreu de 19 a 20 de Setembro de 1896.

Trata-se de uma construção de média dimensão dotada de torre sineira e edificada bastante próximo do mar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Guia do Património Cultural de São Jorge, Açores, Dep. Legal nº 197839/03

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre património edificado nos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.