Eros Riccio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eros Riccio 2006.jpg
Informações pessoais
Nome completo Eros Riccio
Nacionalidade  Itália
Títulos Grande Mestre de xadrez por correspondência


Eros Riccio (01 de dezembro de 1977, Lucca, Itália) é um jogador de xadrez italiano.

Ele é um Grande Mestre de xadrez por correspondência, campeão de Xadrez avançado, vice-campeão europeu e medalha de bronze olímpica com a seleção italiana ICCF e campeão mundial FICGS. Ele também é o autor de um livro pessoal de aberturas de xadrez chamado Sikanda.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Riccio, como primeiro jogador da nacional italiana por correspondência, tem participado em vários torneios, principalmente na final do sétimo Campeonato Europeu com a Itália de prata e da XVII Olimpíada com a Itália de bronze.

Ele ganhou um campeonato italiano de xadrez por e-mail e três campeonatos de xadrez por correspondência.

Como autor do livro "SiKanda", participou sobretudo nos torneios de Xadrez avançado (criado por GM Garry Kasparov). Após a vitória na oitava PAL/CSS Freestyle Tournament [1], patrocinado pelo Grupo PAL em Abu Dhabi, Riccio ganhou muitos torneios nesta especialidade em que participou (Computer Bild Spiele Schach Turnier, Welcome Freestyle Tournament, Christmas Freestyle Tournament, IC Freestyle Masters e Infinity Freestyle Tournament) e é considerado o número um do mundo de xadrez para esta especialidade. Na verdade, a Infinity Chess desenvolveu uma especial classificação Elo para centauros (homem + computador) [2], que vê o primeiro lugar Eros Riccio (Sephiroth) com 2755 pontos Elo.

Com FICGS venceu a primeira e a terceira edição do Chess Freestyle Cup e 14 campeonatos mundiais consecutivos [3].

Em 2009, Riccio bateu o cluster de Rybka "Rechenschieber" [4], um monstro feito de 55 impressionantes computadores de alta velocidade, que funcionam como um computador poderoso, e também venceu a equipe "Highendman" [5], que tinha sido o único, antes dele, a derrotar o cluster de Rybka.

No momento (2021/2) tem 2640 pontos Elo ICCF e é o primeiro no ranking italiano e 5 no ranking mundial [6].

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Eros Riccio

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]