Escola Santo Tomás de Aquino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Escola Santo Tomás de Aquino é uma escola tradicional de Belo Horizonte, Minas Gerais, que teve as suas atividades iniciadas em 7 de março de 1954, oferecendo os cursos "pré-primário", primário e de "admissão", todos de freqüência mista. Tinha o propósito de ter um ginásio feminino, o que nunca se realizou.

A secretaria da escola instalou-se provisoriamente numa sala na Praça da Liberdade, n. 317, cedida pelo arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral, que abençoou as instalações no dia 7 de março de 1954, na rua Guajajaras, 149, num quarteirão que se situava entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, num imóvel que locou à família Sousa Lima.

Depois, a sede foi mudada para uma casa próxima, na rua Timbiras, 1778, imóvel adquirido a Moacir von Sperling em 1958, e onde permaneceu até 1977, quando mudou-se para a av. Cândido Holanda, 165, no bairro São Bento, onde permanece até hoje.

A escola foi fundada por Maria Terezinha de Campos Machado, na época professora da Faculdade de Filosofia Santa Maria e secretária da antiga Escola Mineira de Direito (que daria mais tarde origem à PUC-MG) e que permanece na direção da Escola Santo Tomás de Aquino, e por Maria Sylvia de Castro Alvim, então professora do Colégio Sion e da Escola de Serviço Social. Ambas, na juventude, haviam atuado na JUC - Juventude Universitária Católica.

A escola, que começou pequena, nunca foi grande demais, o que sempre lhe permitiu ter um certo ar familiar e aconchegante. Formou e marcou várias gerações de alunos nos seus mais de 50 anos de existência em Belo Horizonte, e muitos dos seus ex-alunos matricularam os seus filhos para serem educados com as mesmas educadoras que tiveram essa atenção com eles próprios.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Escola Santo Tomás de Aquino - Memorial 50 anos - Crônicas. Belo Horizonte. Editora Palco. 2004. ISBN 85-85793-04-2 CDD: 373.9)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]