Espórades (Grécia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Espórades localizadas ao noroeste. Estão representadas como Sporades, em sua forma em inglês.

Espórades (do Norte) (em grego: Βόρειες Σποράδες; sendo que o termo "Espórades", ou Σποράδες, vem do adjetivo grego "sporas", no genitivo, "sporados", que significa "espalhado", "disseminado") é um arquipélago ao longo da costa oeste da Grécia, nordeste da ilha de Eubeia, no Mar Egeu. Consiste em vinte e quatro ilhas, entre as quais quatro são habitadas: Alónissos, Esquíato, Escópelo e Esquiro.

Administração[editar | editar código-fonte]

As Espórades formam, em sua maioria, uma das unidades regionais da Grécia, localizada na região da Tessália. Foi criada a partir da reforma administrativa instituída pelo Plano Calícrates de 2011, através da divisão da antiga prefeitura de Magnésia. É subdividida em 3 municípios[1] , sendo eles:

A ilha de Esquiro, assim como alguns ilhéus desabitados na área, pertencem administrativamente à unidade regional de Eubeia, na região da Grécia Central.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.