Saltar para o conteúdo

Sistema Estatístico Nacional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
METI BATATA
Linha 1: Linha 1:
O '''Sistema Estatístico Nacional''' de [[Portugal]] é, desde 1989, composto pelo [[Conselho Superior de Estatística ]] e pelo [[Instituto Nacional de Estatística]] (INE).
O '''Sistema Estatístico Nacional''' de [[Portugal]] é, desde 1989, composto pelo [[Conselho Superior de Estatística ]] e pelo [[Instituto Nacional de Estatística]] (INE).BATATA


Após a entrada de Portugal para a então [[CEE]], a modernização do Sistema Estatístico Nacional tornou-se imperiosa. O Sistema Estatístico Nacional em geral, e o INE em particular, foram objecto de uma profunda reestruturação que teve como finalidade criar condições para a produção e fornecimento atempados de [[informação]] fiável e adequada às necessidades dos utilizadores públicos e privados.
Após a entrada de Portugal para a então [[CEE]], a modernização do Sistema Estatístico Nacional tornou-se imperiosa. O Sistema Estatístico Nacional em geral, e o INE em particular, foram objecto de uma profunda reestruturação que teve como finalidade criar condições para a produção e fornecimento atempados de [[informação]] fiável e adequada às necessidades dos utilizadores públicos e privados.

Revisão das 08h53min de 16 de junho de 2016

O Sistema Estatístico Nacional de Portugal é, desde 1989, composto pelo Conselho Superior de Estatística e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).BATATA

Após a entrada de Portugal para a então CEE, a modernização do Sistema Estatístico Nacional tornou-se imperiosa. O Sistema Estatístico Nacional em geral, e o INE em particular, foram objecto de uma profunda reestruturação que teve como finalidade criar condições para a produção e fornecimento atempados de informação fiável e adequada às necessidades dos utilizadores públicos e privados.

A nova filosofia de gestão incentivou a produção de informação estatística na perspectiva do utilizador, respondendo às necessidades crescentes dos agentes económicos e levando o INE a desempenhar um papel de primeira importância no desenvolvimento económico e social do país. A adopção desta filosofia introduziu grandes alterações na concepção e funcionamento do Sistema.

O CSE passou a integrar e dar voz, não apenas a organismos da administração pública, mas a alargada representação do sector privado, da sociedade civil, do saber universitário. No âmbito das suas amplas competências de orientação e coordenação, foi-lhe também atribuída iniciativa própria para promover a descentralização funcional, propondo delegações de competências do INE noutras entidades públicas.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas

1986: O Sistema Estatístico Nacional (SEN) foi modernizado com a adesão de Portugal à CEE, passando a corresponder às obrigações das políticas europeias como membro da comunidade europeia.

1989: SEN = Conselho Superior de Estatística (CSE) + Instituto Nacional de Estatística (INE)

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL (SEN) é composto, desde 2008 por:

SEN= CSE + INE + BdP + Serviços Regionais Estatística das Regiões Autónomas + entidades delegadas (base na delegação de competências do INE) + Sectores da Administração Pública (Min. Finanças, Economia, Justiça, etc)

Conselho Superior de Estatística (CSE) é o órgão do Estado que orienta e coordena o SEN. INE que tem como funções a produção e divulgação de estatísticas oficiais, a gestão, manutenção e actualização dos conceitos e nomenclaturas utilizadas oficialmente no SEN, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da actividade estatística nacional. BdP tem como função essencial a recolha e elaboração das estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos, designadamente no âmbito da sua colaboração com o Banco Central Europeu (compromissos assumidos no domínio estatístico).